INTRODUÇÃO

O presente trabalho é referente a cadeira de Planeamento Físico. Tem como objectivo apresentar uma proposta de criação de boas vias de acesso para o bairro de Acordo de Luzaka, na cidade de Quelimane, província da Zambézia em Moçambique. O trabalho apresenta as características da condição actual do bairro e propostas para as vias de acesso.

Numa primeira fase falaremos da situação actual no qual o bairro encontra-se, economicamente, demograficamente, a situação hidrográfica assim como ambiental. Enquanto o plano geral de urbanizacao Qualifica todo o solo urbano,  isto é, balanço entre as diferentes funções urbanas, o plano parcial de urbanizacao Qualifica parcialmente o solo urbano, isto é, balanço entre várias funções urbanas.E por fim falaremos da proposta.

O distrito de Quelimane é a cidade principal da Província da Zambézia, que por sua vez apresenta áreas urbanizadas, podendo assim se diferenciar de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem a população, densidade populacional, a morfologia da própria cidade e o modo de vida urbano.

Como já supracitado a princípio, a área em observação é o bairro Acordos de Luzaka.

De modo geral, o que tem-se verificado actualmente neste bairro com frequência é a migração de novos moradores que possuem um fluxo financeiro médio e ou elevado, de modo a culminar em residências modernas com uma composição complexa, isto é, contendo viaturas motorizadas e não motorizadas.

Considerando nesta vertente, o bairro apresenta dificuldades de vias de acesso definidas, de modo a facilitar o trafego desses veículos motorizados e não motorizados, o que culmina na opção dos moradores aderirem a parques de estacionamento longe da sua residência e gastam mais do que deviam aderindo ao táxi de volta a casa ou mesmo vão caminhando.

E ainda, um dos factores que contribui para má viabilidade é a existência de árvores nas vias.

OBJECTIVOS   

Objectivo Geral

  • Propor melhores vias de acesso. 

Objectivos Específicos

  • Conhecer o bairro Acordos de Luzaka;
  • Identificar os problemas que assolam este bairro em termos de vias de acesso;
  • Analisar as possibilidades de resolução destes problemas.

METODOLOGIA

 O mundo académico é um mundo que exige buscas incansáveis, para a recolha da veracidade dos factos. Portanto, para a realização do presente trabalho, recorreu-se a buscas em referências bibliográficas com o auxílio da internet, e a técnica de recolha de dados, usando a entrevista, assim como a observação.