Com o aumento do acesso aos sistemas de saúde (público e particulares), aumentou também o número de pacientes nos consultórios. Mais do que acesso à saúde, eles passaram a ter uma história clínica, especialmente os portadores de problemas crônicos como alergias, problemas de pressão, etc. Se por um lado este acesso ampliou a possibilidade de ter uma vida saudável, por outro gerou um grave problema para os médicos: lidar com uma história clínica pregressa a qual eles desconhecem.

Ao longo da vida, um paciente consulta mais de uma especialidade médica e, apesar da investigação inicial do profissional, nem sempre esse paciente se lembrará detalhadamente dos tratamentos anteriores, seja dos medicamentos utilizados, seja dos aspectos do problema tratado. Essa incerteza pode colocar em risco o diagnóstico do profissional com quem ele está agora, colocando sua saúde em risco e comprometendo a idoneidade do médico devido a um erro de informação. Para evitar este tipo de erro e possibilitar ao profissional de saúde tomar decisões sólidas e alinhadas com o histórico clínico de seus pacientes, existe o prontuário eletrônico.

Por que usar um sistema como esse

Trata-se de um sistema através do qual o médico registra doenças detectadas, tratamentos realizados, intercorrências, internações, cirurgias e status do tratamento (se está em andamento, se foi resolvido, etc.). A criação de cada prontuário desses é um processo que segue ao longo da vida do paciente e é alimentado a cada nova consulta, por cada profissional consultado.

Prontuário EletrônicoO prontuário eletrônico tem como principal vantagem, conforme já mencionado, a possibilidade de ser consultado por outros profissionais da saúde. Tendo acesso aos dados anteriores, eles poderão indicar tratamentos que não afetem os resultados obtidos anteriormente. Ainda, não dependerão da memória do paciente para ter conhecimento de medicações que lhe causem alergias ou que tenham interação indesejada com outras. O fato de os dados serem inseridos via digitação facilita a compreensão das informações, já que a informação digitada é mais legível do que a manuscrita, sobretudo para o paciente e o farmacêutico.

O sistema permite a impressão rápida de guias e receituários, sem que seja necessário fazer novas (caso ocorra a perda de um destes documentos), agilizando o trabalho dos colaboradores. Ainda, os sistemas de prontuário eletrônico permitem também a marcação e confirmação de consultas, sendo uma forma prática de controle das mesmas.

Os sistemas de prontuário eletrônico eliminam a necessidade de armários para arquivar as fichas dos pacientes em papel, liberando espaço no consultório e otimizando seu uso (melhora na circulação ou criação de novos ambientes); eles impedem, também, a perda e o extravio de fichas. O processo de busca dos prontuários de cada paciente é facilitado por um sistema de localização intuitivo e simples, economizando tempo dos colaboradores.

Prontuário EletrônicoAcesso remoto, interação e confidencialidade

 Outra vantagem é a possibilidade de acesso ao prontuário de qualquer parte do mundo. Caso o profissional esteja em viagem e ocorra uma emergência com um de seus pacientes, ele poderá acessar seus dados à distância e orientar outros profissionais sobre o histórico daquele paciente de maneira completa e precisa.

Os pacientes também podem ter acesso ao sistema via internet, sendo possível o cancelamento de consultas, atualização de cadastro, preenchimento de informações prévias à consulta, etc. Como este tipo de sistema pode ser acessado por várias pessoas (entre médicos, colaboradores e pacientes), existe a opção de permissões de acesso por nível, o que evita visualizações e alterações indevidas.

Em resumo: o sistema de prontuário eletrônico veio para facilitar a troca e o armazenamento de informações clínicas dos pacientes, agilizando o atendimento (agendado ou de emergência) e tornando os procedimentos de tratamento mais seguros e confiáveis.