MARCEONILA MORAES CARDOSO LYRA[1]

Profa. Dra. Jedida Melo
[2]

Introdução

A informação da produtividade dos profissionais das Unidades Básicasde saúde dos municípios brasileiros tem sofrido mudanças nos últimos anos. Para sanar problemas como perda da produção diária, aumento da demanda e falta de organização no trabalho da equipe, o Ministério da Saúde elaborou um Sistema de Informação online para desburocratizar o serviço e capitar de forma mais fidedigna o trabalho realizado na Atenção Básica.

Desenvolvimento

O Prontuário Eletrônico do Cidadão foi introduzido em alguns municípios em 2015 de forma experimental. Hoje muitos municípios utilizam o prontuário eletrônico como fonte de informação da produção diária, alguns com 100% das Unidades Básicas de Saúde com o PEC instalado. 

Através do prontuário eletrônico os profissionais têm acesso rápido as informações clínicas dos usuários como:  tratamentos realizados pela equipe, informações coletadas pelos agentes comunitários de saúdedurante as visitas domiciliares, odontograma digital dentro do registro de atendimento, organização da agenda e da demanda de cada profissional, rapidez no envio das informações da Atenção Básica para o Ministério da Saúde; além de fornecer relatórios para melhor acompanhamento dos gestores, sobre o andamento dos trabalhos realizados pelas equipes.

Muitas dificuldades foram encontradas pelos gestores para a instalação e funcionamento pleno do PEC. A falta da informatização das Unidades, dificuldade no uso da ferramenta pelos profissionais, rede de internet com baixa potência, instalação elétrica deficitária, violação do sigilo das informações dos pacientes, entre outros.

Conclusão

Para sanar os problemas encontrados e garantir a utilização do novo sistema de informação nas Unidades básicas, os municípios através das secretarias de saúde precisam capacitar e atualizar  todos os profissionais envolvidos, médicos, dentistas, enfermeiros auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde: instalar rede trifásica em todas as unidades básicas, oferecer internet de no mínimo 5 megas, oferecer computadores e impressoras para os profissionais,  acompanhar a produção diária através dos relatórios gerenciais para melhor coordenar o trabalho das equipes.

Referência Bibliográfica

PORTAL DO DEPARTAMENTO DAATENÇÃO BÁSICA– O que é Prontuário Eletrônico do Cidadão – acesso em 14 de setembro de 2018

[1] DOUTORANDA EM SAÚDE PÚBLICA – FICS

[2] DOUTORA EM EDUCAÇÃO – FICS