Projects and updates to the High School State Technique of Hortolândia (ETEC Hortolândia)

Los proyectos y las actualizaciones de la Escuela Técnica en Hortolândia (ETEC Hortolandia)

Palavras-chaves: Memória do ensino técnico profissionalizante. História da ETEC Hortolândia. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

Keywords: Memory of vocational technical education. History of ETEC Hortolândia. State Center for Technological Education Paula Souza (CEETEPS).

Palabras clave: Memoria de la enseñanza técnica profesional. Historia de Hortolândia ETEC. Centro Estatal Paula Souza de Educación Tecnológica (CEETEPS).

Resumo: Tendo como ponto de partida outros trabalhos que reconstruíram e resgataram a história da Escola Técnica Estadual de Hortolândia (ETEC Hortolândia), objetiva-se com o presente texto atualizar a trajetória desta unidade escolar a partir de seus projetos, desenvolvimentos e realizações.

Abstract: Taking as a starting point that other studies have reconstructed and rescued the history of the State Technical School of Hortolândia (ETEC Hortolândia), the objective is to update this text the history of this school unit from its projects, developments and achievements.

Resumen: Tomando como punto de partida de otros estudios que han reconstruido la historia de la rescató y la Escuela Técnica en Hortolândia (ETEC Hortolândia), tiene como objetivo poner al día este texto con la historia de esta unidad escolar de sus proyectos, avances y logros.

Sumário.

1. Objetivos. 2. As realizações e desenvolvimentos da ETEC Hortolândia. 2.1. Desenvolvimento de projetos didático-operacionais e pedagógicos. 3. Considerações finais. 4. Referências sobre a história da ETEC Hortolândia.

Rogério Duarte Fernandes dos Passos

Advogado, pedagogo e professor. Mestre em Direito Internacional pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e doutorando pelo programa de pós-graduação em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) nas Escolas Técnicas Estaduais de Hortolândia e Conselheiro Antônio Prado (ETECAP), em Campinas-SP.

1. Objetivos.

Desde a redação da história da Escola Técnica Estadual de Hortolândia (ETEC Hortolândia), no segundo semestre do ano de 2007, outras ocorrências e desenvolvimentos passaram a integrar a sua história, bem como a do Município de Hortolândia.

Crê-se nesse resgate uma oportunidade para a reflexão das práticas dos professores, especialmente face ao presente momento, sublinhado por novas linguagens, tecnologias, saberes, além da pela propagada necessidade de educação continuada de professores e alunos, bem como pelo surgimento de modificações estruturais, representadas pela edificação de um modelo de ensino oferecido à distância.

Dessa forma, a par de outros trabalhos que fizemos no intuito de reconstruir e resgatar a história dessa unidade escolar do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), o presente texto constitui uma atualização de sua história e de suas realizações, sendo confeccionado especialmente o II Encontro de Memórias e História da Educação Profissional: cultura, saberes e práticas, que se deu entre 16 e 17 de setembro de 2010 na Escola Técnica Estadual Parque da Juventude, em São Paulo, Capital.

2. As realizações e desenvolvimentos da ETEC Hortolândia.

2.1. Desenvolvimento de projetos didático-operacionais e pedagógicos.

Desenvolvidos pelos professores, com o apoio da coordenação de cada área de curso e, sobretudo, dos alunos, surgiram na ETEC Hortolândia nos últimos três anos novos projetos didático-pedagógicos, constituindo-se em estratégias de realização de ações em favor da escola e da comunidade.

Lembre-se que os projetos também desejam melhor preparar e estimular os estudantes para a ação prática e para o próprio enfrentamento do mercado de trabalho.

No projeto "Feira do Conhecimento", objetivando alcançar a totalidade dos alunos da escola, intenta-se organizar palestras, seminários e mini-cursos ministrados por profissionais convidados de cada área do conhecimento representada nos cursos técnicos. Igualmente, criações e projetos dos alunos aplicando o conhecimento assimilado em sala de aula são desejáveis e bem-vindos.

Da mesma forma estão sendo desenvolvidos projetos que trabalham pelo aumento da divulgação e do próprio do conhecimento sobre a ETEC Hortolândia pelas empresas da região metropolitana de Campinas-SP, bem como para promover o esclarecimento e conscientização sobre o Sistema de Avaliação Institucional (SAI) promovido nas escolas pelo CEETEPS e as responsabilidades nele envolvidas.

2.1. Expansão das instalações físicas e aumento do número de vagas.

Quase que no fluxo do processo de expansão imobiliária e desenvolvimento do Município de Hortolândia, se deu o aumento das instalações físicas e do número de vagas na ETEC Hortolândia.

Em 18 de outubro de 2005, na gestão do desembargador Luiz Elias Tâmbara, então presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, é instalado na Rua dos Estudantes, bairro Bosque, o foro distrital e a primeira vara ? além do registro da nomeação para a cidade do magistrado Maurício Brisque Neiva ?, cuidando agora de feitos outrora julgados pelo fórum da comarca da vizinha cidade de Sumaré. Em 07 de novembro de 2006, na gestão do desembargador Celso Luiz Limongi, se dá a instalação de uma segunda vara.

Na região central da cidade, a partir de obras finalizadas no ano de 2008, registrou-se a ampliação, duplicação de pistas e instalação de ciclovia na Avenida Olívio Franceschini, integrada ao corredor metropolitano de ônibus.

Nesse mesmo compasso, na ETEC Hortolândia se dá a instalação de serviços de portaria, limpeza e vigilância terceirizadas no ano de 2007, seguindo-se a criação de duas novas turmas ? 80 vagas ? para o ensino médio no 1º semestre do ano de 2008, e, nesse mesmo ano, de uma especialização técnica na área de informática.

Igualmente, cria-se ? ao lado dos já existentes cargos de coordenador de área, que abrangem os diferentes cursos ?, o de coordenador de área responsável pelo núcleo de gestão pedagógica e acadêmica, dando-se também o surgimento das primeiras turmas do período da tarde do técnico de Administração de Empresas e da turma noturna de Nutrição e Dietética, que concluíram os seus terceiros e últimos semestres de formação no 1º semestre de 2009.

Em 25 de maio de 2009 ocorre a assinatura de contrato que inicia a construção de um segundo prédio na ETEC Hortolândia ? localizado atrás do campo de futebol da unidade ?, contendo laboratórios de informática e um auditório. Entregues as obras no 2º semestre de 2010, a biblioteca ? então localizada no andar superior do prédio, junto às salas de aula ?, se desloca para as dependências da antiga sala de vídeo, que deixa de existir, dando-se a contratação de bibliotecária e pessoal administrativo.

No ano de 2010, há o início das aulas de cursos técnicos de "Administração Empresarial" e "Secretariado e Assessoria" na modalidade semipresencial, dentro do programa "Telecurso Tec". Ademais, renovando experiência do ano de 2003 ? quando com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) foram instaladas salas de aula de cursos profissionalizantes do "Programa Profissão" na Escola Estadual Professor Ângelo Campo Dall?Orto, no distrito de Nova Veneza, na cidade de Sumaré ?, sob coordenação do professor Luís Eduardo Lara Phenis, nessa unidade de ensino se dá a criação de uma extensão da ETEC Hortolândia, onde é oferecido, no período noturno, o técnico de Administração de Empresas, que se soma aos cursos já oferecidos em Hortolândia, a saber, Secretariado, Nutrição e Dietética, Informática, Ensino Médio, e, igualmente, o de Administração.

Paralelamente aos já existentes projetos técnico-científicos existentes no Ensino Médio, os cursos técnicos iniciam no 1º semestre de 2010 a apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC) ? estruturado na verificação de aprendizagem e realizado preferencialmente em grupo ?, e que poderá substituir o estágio profissional obrigatório. Assim, a partir da criação de um regulamento específico para o TCC da ETEC Hortolândia ? a par do regulamento geral do CEETEPS na matéria ?, surgem os componentes curriculares de "Planejamento de Trabalho de Conclusão de Curso" e "Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso", lecionadas, respectivamente, no segundo e terceiro semestres.

Tendo atualmente a direção da professora Aparecida Bergamin Girardi e contando com cerca de 1180 alunos matriculados dentre os seus diferentes cursos, o ensino médio da ETEC Hortolândia alcança o primeiro lugar entre as escolas públicas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na cidade de Hortolândia nos anos de 2005, 2006, 2007 e 2008. Nos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009 ela alcança o primeiro lugar no Município de Hortolândia entre todas as escolas públicas e privadas.

Por fim, registra-se em Hortolândia a conclusão das obras ? em área doada pelo Município no bairro Chácara Recreio Alvorada, próxima à Estrada Municipal Teodor Cundiev ? do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (o antigo Centro Federal de Educação Tecnológica, CEFET), que abrigará uma Escola Técnica Federal, com previsão de atender, em uma primeira etapa, cerca de 1220 alunos.

3. Considerações finais.

Depois da confecção de trabalhos reconstruindo e resgatando a história da ETEC Hortolândia, podemos concluir que sua identidade e seu papel dentro do CEETEPS e do próprio Município de Hortolândia estão consolidados, visto que a procura pela unidade escolar se mostra substanciosa nos exames de ingresso.

A sua consolidação, observe-se, se coloca em contexto de construção e busca por desenvolvimento do próprio município, cuja história de emancipação política é deveras recente.

Os resultados da empregabilidade dos egressos dos cursos técnicos, bem como os resultados obtidos no ENEM credenciam e estimulam a ETEC Hortolândia a continuar se orientando em um trabalho de êxito, sem esquecermo-nos que permanecem necessárias políticas de recomposição salarial e estrutural de professores e servidores.

Da mesma forma que há a perspectiva de criação de uma ETEC na cidade de Sumaré ? que em princípio funcionaria prédio da E. E Santo Antonio I, no Jardim Denadai, próximo a fábrica da Honda, trazendo para a cidade os cursos técnicos de Química e Informática ?, aguarda-se a chegada do Centro Federal de Educação Tecnológica, que poderá oferecer novas oportunidades para a população local e regional, se tornando mais um capítulo da história da educação técnico-profissionalizante na cidade, iniciada com a Lei Municipal nº 123/1993, que criou a pioneira Escola Técnica Municipal de Segundo Grau, que evoluiu para a Escola Técnica Municipal de Segundo Grau José Roberto Magalhães Teixeira, e que posteriormente se incorporou como campus da Escola Técnica Estadual Polivalente de Americana (ETEPA), se consolidando como unidade autônoma do CEETEPS através do Decreto nº 47.317, de 13 de novembro de 2002, dando origem, finalmente, à ETEC Hortolândia.

Não olvidemos que o exercício da reconstrução da história do ambiente escolar se torna uma significativa oportunidade para a reflexão, compreensão e avaliação do papel da própria escola ? e, sobretudo, da escola profissionalizante ? neste limiar de Século XXI, especialmente sobre quais profissionais são formados e, também, sobre o papel que estes devem exercer na sociedade. Neste exato momento (setembro de 2010), registra-se uma mobilização de estudantes secundaristas na Argentina clamando pela melhor conservação das escolas e universidades, bem como por maiores investimentos globais na educação, que nos adverte acerca da necessidade de pensar nossas práticas e papéis na formação do indivíduo de forma permanente.

Da mesma forma, as novas linguagens, tecnologias, saberes, a educação continuada de professores e alunos ? e a edificação de um modelo de ensino oferecido à distância ?, constitui-se em demandas que muitas vezes não são refletidas o suficiente em relação aos seus objetivos, possibilidades e conseqüências, no que não se deve negligenciar o papel fundamental da instituição escolar na integração e socialização das pessoas. O reconhecimento do surgimento de um novo paradigma tecnológico e da informação, portanto, não pode se colocar como suficiente na crença de uma modificação substancial nos indivíduos ? mais autônomos e para melhor ?, capazes de realizar as tarefas do "saber-fazer", no que a escola ? especialmente a técnico-profissionalizante ?, tem um papel de magnitude.

4. Referências sobre a história da ETEC Hortolândia.

PASSOS (2007). Rogério Duarte Fernandes dos. A história da Escola Técnica Estadual de Hortolândia (ETEC Hortolândia): uma relevante página na vida do município e de sua educação. Passível de acesso na rede mundial de computadores (Internet) nos endereços eletrônicos <http://www.etechortolandia.com.br/textos/histetechort.pdf> e <http://www.netlegis.com.br/index.jsp?arquivo=detalhesNoticia.jsp&cod=32156>. Acesso em 11-09-2010.

_____ (2008). Breve histórico da Escola Técnica Estadual de Hortolândia (ETEC Hortolândia). In: Netlegis. Aracaju, ed. de 20 de novembro, passível de acesso na rede mundial de computadores (Internet) no endereço eletrônico <http://www.netlegis.com.br/indexRJ.jsp?arquivo=/detalhesNoticia.jsp&cod=46682>. Acesso em 11-09-2010.

_____ (2006). O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS): Breve História e Perspectivas. In: Dialogia. São Paulo: UNINOVE, vol. 5, p. 67-71, igualmente disponível na rede mundial de computadores (Internet) no endereço eletrônico <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/dialogia/article/viewFile/888/760>. Acesso em 11-09-2010.