Como fazer um relatório de estágio pode ser um tanto quanto desafiador para os estudantes, em especial, durante os trabalhos de conclusão de curso. A seguir, separamos os principais elementos que os relatórios devem conter com o objetivo de padronizar as entregas para o âmbito da ciência. 

  • Capa e folha de rosto: Crie uma capa profissional com o título do relatório, seu nome, nome da instituição, curso, data e outras informações relevantes. Além do mais, é possível adicionar uma folha de rosto com essas mesmas informações.

  • Sumário: Os estudantes podem criar um sumário que liste os tópicos e as páginas em que podem ser encontrados no relatório. Isso facilita a navegação pelo documento.

  • Introdução: Ao apresentar o contexto do estágio, incluindo o nome da empresa/organização, o período de estágio e o objetivo do relatório, os alunos podem descrever brevemente o que o leitor pode esperar encontrar no relatório.

  • Descrição da organização: Os pesquisadores podem fornecer informações detalhadas sobre a empresa/organização onde você realizou o estágio. Que também podem incluir informações sobre a história, missão, visão, estrutura organizacional e setores de atuação.

  • Objetivos do estágio: Liste os objetivos específicos que você pretendia alcançar durante o estágio. Além de também explicar como esses objetivos se relacionam com a sua formação acadêmica e como foram definidos.

  • Desenvolvimento das atividades: Descreva detalhadamente as atividades que você realizou durante o estágio Ainda assim, é essencial organizar essa seção em tópicos ou capítulos, destacando as experiências mais relevantes. Também é possível utilizar exemplos concretos para ilustrar suas responsabilidades e conquistas.

  • Desafios e aprendizados: Discuta os desafios que enfrentou durante o estágio e como os superou, ao destacar quais foram as principais lições e aprendizados obtidos durante o período.

A padronização de relatórios no estágio

As principais características do relatório devem ser levadas em consideração, uma vez que o processo de padronização do documento deve ser revisado cuidadosamente para corrigir os possíveis erros gramaticais e de digitação. Aqui, é essencial destacar que as produções tnto acadêmicas quanto científicas devem estar de acordo com a norma culta padrão da língua portuguesa e seguir as instruções de cada uma das instituições de ensino. 

A formatação e estilo de texto: No momento em que os estudantes utilizam um estilo de texto uniforme ao longo do relatório. Por essa razão é essencial escolher uma fonte legível, tamanho de fonte e espaçamento entre linhas adequados. Além de adotar um estilo de formatação consistente para cabeçalhos, títulos e subtítulos, bem como para citações e referências. 

Mantenha margens uniformes em todas as páginas. As margens típicas variam de acordo com as normas da instituição, mas geralmente são de 2,5 cm a 3 cm. Ao usar espaçamento duplo ou espaçamento de 1,5 entre as linhas para facilitar a leitura. 

Além do mais, é possível seguir um estilo de citação e referência específico, como o estilo da ABNT, APA, MLA, entre outros, conforme as diretrizes da instituição. No momento em que cada autor pode listar todas as fontes e recursos consultados no final do relatório, em uma seção de referências, de acordo com as normas de citação adotadas. 

Se necessário, cada aluno pode incluir anexos no final do relatório para documentar informações adicionais, como gráficos, tabelas, relatórios específicos do estágio ou outros documentos relevantes. 

Para concluir, é imprescindível revisar cuidadosamente o relatório em busca de erros gramaticais, ortográficos e de formatação. Cada um dos estudantes pode pedir a revisão por parte de professores ou orientadores, se disponível. Além de priorizar o cumprimento, de modo rigoroso, de cada um dos prazos estabelecidos pela instituição de ensino para a entrega do relatório de estágio.