RESUMO: Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do habito da leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, ou seja, desde bebê os pais precisam incentivar a leitura contando historias no berço ou utilizando o tapete lúdico que ajuda bastante tanto o desenvolvimento da criança e do bebê. Sendo assim o que esse artigo vem propor, a literatura infantil, o desenvolvimento das altas habilidades tanto da criança com do bebê a leitura é um caminho que leva a criança a desenvolver a sua própria imaginação, onde envolver suas emoções e seus sentimentos.

Primeiramente é preciso oportunizar o contanto das crianças com bons livros literários, textos e imagens de qualidades adequadas para a faixa etária seja em casa ou em sala de aula é essencial que haja um momento especial ou rotina para a hora da história. A criança é inserida no universo nas desde sua fase de bebê precisamos entender seus desejos o emocional dela ai é onde nascer o desejo pela literatura infantil com um embasamento teórico dos seus pais desperte esse desejo e prazer em tanto o bebê quanto a criança tenha o contanto com a linguagem simbólica do mundo literário dos livros.

Palavras chaves: Reconhecer, importância, literatura infantil, hábito, imaginação, altas habilidades, linguagem simbólica, bebê, crianças, mundo literário.

Metodologia: pensando em um ambiente escolar, esse momento deve acontecer todos os dias, entretanto, a literatura não, deve ser algo imposto á criança, deve ser tratada como algo especial, misterioso e prazeroso, ou seja, algo natural, como uma brincadeira.

A qualidade do texto e, principalmente, das interações que são realizações antes, durante e, depois da conotação de histórias educadores pesquisadores integral das crianças nos primeiros anos de vida e encaram a vivência escolar como parte essencial desse processo.

Portanto é essencial e importante necessário do que um professor dedicado, ou seja, aquele profissional que busca o conhecimento significativo onde já nascer o conhecimento prévio do aluno, ou seja, esse tipo de conhecimento o aluno já traz consigo.

Segundo César Cool no seu livro desenvolvimento psicológico e educação tanto o bebê quanto a criança engloba suas  ideias  no seu próprio imaginário infantil por isso a importância da prática clínica no desenvolvimento da criança na sua personalidade infantil.

Pois pensando nos nossos pequenos podemos sim transformar gerações futuras em grandes leitores e excelentes literários em literaturas de cordel infantis podendo assim chega à conclusão diagnóstica da escrita quais os níveis que a criança se encontra.

Desenvolvimento: A criança demostra suas artes através dos pequenos gestos, sensações quando damos um livro a uma criança pequena ou a um bebê geralmente gostam de olhar bastante a capa e os desenhos as cores chamam atenção e dai começamos a leitura fazendo brincadeiras aguçando o lúdico da criança o ideal é chamar a atenção tanto da criança quanto do bebê contando a historinhas com bonecos tipos fantoches as crianças e os bebês amam essa maravilhosa diversão, é assim que as crianças e os bebês começam sentir grande amor pela leitura diária com seus pais vocês que ainda não tem filhos já vai aprendendo quando tiver a conta às histórias bíblicas com gravuras eles gostam das gravuras ajuda no desenvolvimento da memória tanto do bebê quanto da criança.

Tanto a criança quanto o bebê precisa ter sua inteligência construída liberada dentro da sua abordagem clínica focando no seu processo de aprendizagem reconhecendo esse processo é importante e necessário que as crianças se libertarem para a leitura para o universo literário dos livros do cognitivo, afetivo, emocional de cada criança.

Podemos inventiva a criança ter sonhos em descobrir as suas próprias leituras e gostarem dessas leituras os pais pode prover em casa um sexto leitura noite do pijama e ao mesmo tempo bela noite do cenário literário das historinhas.

Dê a criança esse desejo do universo da criatividade da leitura procure sempre os melhores métodos e práticas em ensinar contar histórias mais nunca perca a esperança da construção das ideologias das ações em aprender e aprendendo brincando seja com a mamãe ou com o papai com a vovó.

Resultados e discussão: Sendo assim o fruto do amor, portanto, é a alegria, fonte de amor que liga a esse projeto tanto os pais as crianças os bebês chegamos ao divisor de águas entre a abordagem da leitura desde fase da infância a fase de bebês.

A ponta dos resultados e discursão são a questão do leque principal da leitura da criança no seu universo dos livros do grande espaço literário dentro das fontes do saber lembre-se que as fontes transbordam e o sistema contém e que o tempo é com rio ninguém consegui tocar na água dos rios duas vezes e ao mesmo tempo o mar se encontrar com os rios com as praias e assim sucessivamente. Precisamos ter a coragem de um golfinho para mergulhar no mar da literatura e falar para a criança a imensidão desse mar das historias em quadrinhos dos livros literários da importância de brotamos sementes até na literatura ensinar que não podemos destruir um livro por mais velho que seja porque são sementes que vão servir para outras crianças no futuro.  Seja amor o fôlego, amor poesia amor no olhar amor no coração seja alegria ao contar uma historinha para uma criança seja o tronco seja confiança, fé seja doçura de cada historinha contada tanto para crianças quanto para os bebês seja alma seja a fonte chamada amor na conotação das historinhas infantis seja a pedagogia do afeto quando conta uma bela historia ilustrada para seu filho.

Um grande coração distraído é o melhor remédio ou terreno para cultivar o amor da leitura infantil na vida de uma criança ou bebê.  

 A sala de aula é um espaço de construção isto não significa anular o que a criança constrói tanto em casa com em sala de aula a criança precisa sempre está construindo seu pensamento sua escrita a criança é um ser livre nas suas descobertas ou imaginação.

 Considerações Finais: Ler um livro para uma criança ou bebê é dá grandes passas em uma jornada de incentivas crianças ou bebês que não demostram amor em conhecer o paraíso ou universo literário dos livros é porque seus pais não fazem leitura diária com seus filhos e as professores tanto da educação infantil quanto do berçário do ensino fundamental não despertar esse prazer dentro da criança e do bebê cri dentro da criança do bebezinho o ato de ler abra a mente da criança para leitura o descobrimento desse universo vai fazer a criança sentir amor pelos livros. Entre os fatores mais importantes no desenvolvimento da leitura esta o desenvolver da fala tanto das crianças com a dos bebês a capacidade do processo do amadurecimento do cérebro e do aprendizado e a iniciação social e afetiva a neurociência tem um papel fundamental no destaque da descoberta da literatura infantil.

A importância da leitura para Bebês dentro da barriga da mãe :  pois são os primeiros meses de vida do bebê são importantíssimo para as conexões sinápticas que o influenciarão pelo resto da vida a mãe precisa ler mesmo o bebê dentro da sua barriga por isso precisamos nos permitir para geramos um bebê dentro de nós e precisamos amar esse bebê muito antes dele ser gerado . Sendo assim a linguagem da leitura também é importante muito antes do bebê nascer ele precisa conhecer a voz da sua mãe e a voz do seu pai dizer o quanto amar e o desejo de conhecê-lo de ter em seus braços isso é o amor ágape.  Ame seu bebê muito antes dele ser gerado dentro de você procure conversar com ele mesmo na barriga.  Nesta fase da vida, o papel do mediador é essencial no momento da leitura compartilhada, é ele quem vai intermediar a relação entre os bebês e a linguagem. ’’ Ou seja, não há diálogo possível sem outra pessoa’’.  Ler para o bebê fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê esse fortalecimento dos vínculos traz calma paz e aconchego entre mãe e pai.

Vamos lá como fazer! Posições legais e confortáveis: Deite-se com seu bebê e coloque o livro sobre vocês; sente-se e coloque o em seu colo com o livro á sua frente; com seu pequeno sentado, deixe que ele mesmo o segure o livro infantil quando já conseguir fazer isso e ensine o a virar as páginas do livro; 

E quantas posições mais forem legais e confortáveis para você!  Tente sempre manter uma proximidade com o olhar de seu bebê vale lembrar que a visão deles, nos primeiros meses, ainda está em desenvolvimento, e o que apresenta longe de seu campo de visão não é visto com nitidez. Faça suas entonações de voz de acordo com cada situação ou personagem. Faça mímicas, gesticule... Use o corpo todo para contar uma história! A conotação de histórias pode ser uma brincadeira fantástica.

Quando forem ler, deixe que o bebê observe as imagens, aponte as ilustrações com o dedo, aponte os personagens e objetos, falando seus nomes, reproduzindo seus sons; abuse das cantigas populares coloque música para o bebê ouvir relaxar ao som do mimar.

Os bebês compreender melhor os sons quando falamos devagar, portanto, ao ler, pronuncie as palavras lentamente estabeleça uma rotina de leitura pela manha pela noite antes do bebê dormir.

Quais são os livros mais indicados para bebês!  Para crianças de até um ano de idade, os livros mais indicados são os com contrastes em preto e branco, pois prendem a atenção dos pequenos, já que sua visão ainda está em processo de desenvolvimento, ate por volta dos oito meses de vida. Os livros brinquedo livram de pano, livro de banho, cartonando, com abas, livro com recursos sonoros, táteis e visuais mediados por adultos, é um bom pedido, pois podem ser adotados como objetos de transição, podem estar presentes em momentos de brincadeiras, são resistentes á fase oral e durável ao manuseio.

Porém, não devemos nos prender somente a estes tipos de livro infantil, apresentando também livros em brochura e quaisquer outros que tivemos ao nosso alcance quanto mais variado os gêneros e tipos de livros, mais rica a experiência literária dos bebês.

O bebê entende o que leio falo!  A compreensão dos bebês varia muito de acordo com a singularidade de cada um, assim como qualquer outro aspecto de desenvolvimento.

Segundo a psicanalista Françoise Dolto, os bebês são capazes de nos compreender e mais, eles também nos respondem cabe a nós perceber e promover esta comunicação, que pode ser medidas por palavras, mas que não se limita a elas, afinal, o corpo também fala.

Isso significa que devemos sempre nos comunicar com eles, apostando em sua compreensão, desde o nascimento, ainda que não nos respondam como gostaríamos.

Referências Bibliográficas: Autora do projeto: Adinelma Alexandre da silva psicopedagoga clínica pós Graduada em AEE Atendimento Educacional Especializado Exame de proficiência em língua Estrangeira pela Universidade Federal de Sergipe ano 2019 para o Mestrado em Educação Cordelista em Formação Número de Inscrição no Registro de Ocupação CBO: 2394\25. Revista Web artigos publicadora de trabalhos científicos desde 2010.

Mensagem Reflexiva:

‘’Crianças é bebê em transformações cada um com suas descobertas dentro do seu pequeno casulo chamadas útero contem umas historinhas lindas para uma criança para um bebê assim você estimulara a percepção cognitivo desenvolvimento da memória ler para um bebê e para uma criança faz as cores se misturam igual à aquarela num folha de papel qualquer o desenho e o sol amarelo sendo assim é fácil faz o castelo vai voando o azul do céu mostrando os maiores horizontes cabe no universo de cada criança e de cada bebê. ’’ Autora da mensagem: ’’   Adinelma  Alexandre da Silva’’