PROJETO

TERAPIA OCUPACIONAL

(ARTESANATOS)

SINOP/MT

2006

ELABORAÇÃO E COORDENAÇÃO

Leila Aparecida dos Santos

SUMÁRIO

 

1.1  – Apresentação

1.2  – Justificativa

1.3  – Objetivos

1.3.1    – Objetivo Geral

1.3.2    – Objetivos Específicos

1.4  – Metodologia

1.4.1    – Sugestão

1.5  – Metas

1.6  – Recursos Humanos, Materiais e Financeiros.

1.7  – Resultados Esperados

1.8  – Planilha de Custos

1.1  – APRESENTAÇÃO

Outrora, a doutrina penitenciária acreditava e prescrevia a segregação do criminoso da sociedade como garantia de segurança social. A eficiência do Sistema Penitenciário se avaliava pelo critério da punição e do rigor na vigilância dos presos. Hoje inspirada na Nova Política Criminal de Defesa Social, a legislação penal tem por finalidade precípua, a harmônica integração social do sentenciado, como único meio de garantir os direitos dos cidadãos e da sociedade.

Nesta perspectiva, é de fundamental importância proporcionar ao individuo preso condições para melhoria de vida durante o cumprimento da pena, visando a sua re-socialização.

 Sendo assim, este projeto tem como principal objetivo amenizar a maior parte das revoltas dos nossos reeducandos, facilitando assim o trabalho de todos os funcionários da instituição prisional. 

1.2  – JUSTIFICATIVA

 Teremos como base a estratégia didática metodológica, onde procuraremos mostrar que é fundamental o trabalho-arte, mão de obra artesanal como fonte de terapia ocupacional, mas também num futuro o ganha pão deste reeducandos “levando em consideração que o trabalho ocupa, dignifica e enobrece o ser humano”.

 A minha preocupação é que estes reeducandos tenham uma ocupação já que as possibilidades de oficina são mínimas, com este trabalho percebe-se que os reeducandos ficam mais calmos e tranqüilos, e é por este motivo que estou propondo estas atividades afinal, reeducandos ocupados, certamente tenderão trazer menos problemas para a Unidade.

 Baseei-me ainda no conceito de dignidade da pessoa humana e de acordo com os Artigos 3º e 10° da Lei de Execuções Penais, abaixo descritos diz:

 Art.: 3º “Ao condenado e ao Internado serão assegurados todos os direitos não atingidos pela sentença ou pela Lei”.

 Art.: 10º “A assistência ao preso ou ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime, e o retorno a convivência em sociedade”.

 Sendo assim este não será só um trabalho de terapia, mas objetiva despertar o “dom” de cada um para desenvolver trabalhos artesanais, além da educação como um todo, tais como: comportamento, compromisso, interesse e dedicação que serão trabalhados arduamente com os reeducandos.

 Afinal sabemos que alguns fatores sociais dificultaram em muito nossa prática, mas vamos trabalhar sabendo que vamos ajudar muito estes reeducandos na sua recuperação para uma vida em sociedade futura, além disso, na Educação trabalharemos o comportamento, a assiduidade, a divisão de tarefas e o companheirismo.

 A princípio será um trabalho somente com os alunos reeducandos, mas que esperamos se estender a toda população carcerária desta. Unidade.

1.2 – OBJETIVOS

 1.2.1    – OBJETIVO GERAL

 Proporcionar ás pessoas privadas da liberdade, a oportunidade de, com este trabalho, uma futura re-socialização, além da terapia ocupacional onde o conhecimento e a capacidade que existe no seu ser e que vier a residir neste reeducando, além de resgatar a sua auto estima voltada a produção, o fará sentir que é capaz e útil, estabelecendo assim sensação de bem estar social de, uma vez reeducado para receber, absolver, compreender e aceitar que ações podem ou não ser permitidas.

 Finalmente, promover a possibilidade de num futuro próximo, com este trabalho os reeducandos terem o material de uso pessoal fruto de sua própria produção, além do principal que são os outros materiais para a confecção dos trabalhos, assim minimizar ou anular o rótulo do eterno marginal para que possa ser aceito na sociedade quando houver este retorno.

 1.3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 ·        Propiciar uma perspectiva construtivista além de condições de trabalho onde haja o envolvimento de todos os segmentos no processo educacional assegurado aos alunos reeducandos e a sua re-inserção na sociedade.

  • ·        Despertar sentimento de cidadania, consciência política e vida digna em sociedade.
  • ·        Estimular e valorizar as habilidades dos reeducandos, nesta atividade.
  • ·        Fomentar nos reeducandos o espírito de companheirismo como forma de sobrevivência e de fortalecimento no processo de reintegração social.

1.3  METODOLOGIA

 Teremos como base a estratégia didática metodológica, onde procuraremos mostrar que é fundamental o trabalho arte, a mão de obra artesanal. Podendo ser consequentemente profissionalizando já que todos que conhecem os trabalhos dos reeducando e demonstram interesse em adquiri-los.

 Enviaremos os trabalhos confeccionados a todos os órgãos do Município e Estado como uma “amostra” do que nossos reeducandos são capazes de fazer, mostrando assim que nesta Penitenciária também existem pessoas com vontade de mudar. Será nomeada uma pessoa para ficar responsável por esta divulgação no decorrer do tempo.

1.3.1 – SUGESTÃO

         Estes produtos confeccionados, depois de serem expostos, poderão ser vendidos para a compra de outros materiais para confecção de mais objetos, realimentando assim o processo. Afinal é mera sugestão, já que nosso principal objetivo é mesmo a terapia, algo com que os reeducandos tenham para se ocuparem, caso o projeto seja aprovado. 

1.4  METAS

 ·        Desenvolver a re-socialização entre reeducandos e funcionários desta Unidade Prisional, para que assim os trabalhos fluam sem maiores problemas.

 ·        Aquisição de materiais necessários para a realização deste projeto.

 ·        Nossos reeducandos sentirem que estão sendo úteis.

 ·        Que os reeducandos entendam que quanto mais comportados estiverem, a sua convivência na Unidade será mais branda, mais suportável, e caso fizerem o contrário, bem diversos serão os resultados.

1.5  – RECURSOS HUMANOS, MATERIAIS E FINANCEIROS.

Acreditamos que para realizar este projeto serão necessários disponibilizar recursos materiais e financeiros, já que o recurso humano será um reeducando ensinando  aos outros o que sabem confeccionar.

 Quanto aos recursos “materiais relativos ao espaço físico”, poderá ser realizado na sala de aula, oficina e cela conforme determinação da diretoria.

 Os recursos financeiros para aquisição dos materiais necessários ficariam por conta do estado caso este projeto seja aprovado.

1.6  – RESULTADO ESPERADO

Esperamos que com a realização destes trabalhos, nossos reeducandos além de ter mais tranqüilidade, possam ter a oportunidade de mostrar o que realmente sabem fazer, para que a impressão do eterno marginal seja ao menos amenizada diante das outras pessoas, que estão fora do sistema e que não entendem que possa contribuir significativamente para o seu crescimento pessoal, intelectual e profissional, e assim poderem refazer suas vidas.

1.7  – PLANILHA DE CUSTO

UNIDADE DESCRIÇÃO VALORES
5.000 fls. Papel sulfite branco 137,5
5.000 fls. Papel sulfite colorido 80
100 fls. Papel laminado (colorido) 58
50 lts. Cola branca 238
200 ud. Sabonetes 74
50 ud. Novelos de Linha Cléa 315
25 ud.. Novelos de barbantes 241,25
30 ud. Réguas 8,4
05 caixas Lápis preto 113,2
30 ud. Pincéis nº 10 34,5
03 rolos Papel pardo 89,7
15 ud. Pincéis atômicos (cores variadas) 17,25
TOTAL   1.406,80