Projeto Terapêutico Singular (PTS)

Maria da Cruz O.Nascimento¹, Eliete SousaSales¹, Izelda Ribeiro¹, Paulo Victor Amarante¹

1.RELATO DO CASO

FRANCISCO tem 15 anos, tem 4 irmãos sendo dois homens mais velhos e duas irmãs. Morava com sua avó paterna desde que nasceu, após a morte da mesma a 6 anos, foi então morar com sua mãe e seus irmãos maternos, seu pai está preso por tráfico de drogas e não o vê a mais de 5 anos.

FRANCISCO faz malabarismo no semáforo, faz uso habitual de crack e álcool, tem histórico de várias internações e a última de maneira compulsória, onde após 20 dias fugiu e voltou a consumir crack e álcool e ao semáforo para fazer malabarismo.

A mãe de FRANCISCO faz uso de ansiolíticos e antidepressivos por apresentar quadro de depressão, está desempregada, chegou a participar de um grupo de atendimento semanal especializado em saúde mental mas abandonou, pois alega que o único problema e o menino e que o melhor seria encaminha-lo para um abrigo.

FRANCISCO voltou a estudar mas, acabou abandonando por que não teve apoio da família, tem pouca adesão ao tratamento no serviço especializado de saúde mental, fato que merece preocupação da família. FRANCISCO tem ficado cada vez mais no semáforo, incentivado pela mãe haja visto que o dinheiro que ele arrecada ajuda com as despesas de casa, onde outras fontes de renda e bolsa família.

2.1 A equipe fixa multiprofissional constitui-se de:

  1. Enfermeiras;
  2.  Auxiliar de enfermagem;
  3. Terapeuta ocupacional;
  4.  Psicóloga;
  5. Assistente social;
  6. Recepcionista;
  7.  Funcionária da higienização;
  8. Médicos residentes em psiquiatria
  9. O serviço de nutrição fornece a alimentação dos usuários.
  10. Alunos das faculdades com possíveis palestras educativas;

 

2.2 TRAÇAR PLANO,PROJETO TERAPÊUTICO(PTS) SINGULAR PARA FRANCISCO: O PTS pode ser dividido em quatro momentos:

 

  1. Diagnóstico;
  2. Definição das metas;
  3. Divisão de responsabilidades;
  4. Reavaliação.

 

  1. VAMOS INICIAR A TRAÇAR O PLANO:

 

3.1Diagnóstico;

 

  1. Identificar:
  2. Aspectos orgânicos, psíquicos e sociais;
  3. Redes de apoio familiar e da comunidade;
  4. Pessoas e outros setores que podem contribuir com as metas definidas;
  5. Vulnerabilidades e potencialidades

 

3.2Diagnóstico;

Francisco tem 15 anos, tem 4 irmãos sendo dois homens mais velhos e duas irmãs. faz malabarismo no semáforo, faz uso habitual de crack e álcool, tem histórico de várias internações e a última de maneira compulsória, onde após 20 dias fugiu e voltou a consumir crack e álcool e ao semáforo para fazer malabarismo. Morava com sua avó paterna desde que nasceu, após a morte da mesma a 6 anos, foi então morar com sua mãe e seus irmãos maternos, seu pai está preso por tráfico de drogas e não o vê a mais de 5 anos.

3.3Definição das metas;

Definição de metas: uma vez que a equipe fez os diagnósticos, ela faz propostas de curto, médio e longo prazo, que serão negociadas com o Francisco pelo membro da equipe que tiver um disponivel no momento.

[...]