AUTOR : GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO SOCYETY “S O S  ATMOSFERA”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João Pessoa

 

 

 

 

 

 

GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO SOCYETY “S O S  ATMOSFERA “

 

PROJETO SOCYETY “S  O  S   ATMOSFERA”  elaborado com o intuito de estimular os estudantes a pesquisa e estudar  A ATMOSFERA  E A POLUIÇÃO  NO MUNDO ESTUDAR  NA ESCOLA.

1-IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

 

  1. 1.    TÍTULO: PROJETO SOCYETY  “ S  O  S  ATMOSFERA“

 

  1. 2.    AUTORES DO PROJETO

Prof. Esp. Gildásio Rodrigues Teixeira

 

 

 

 

  1. 3.    JUSTIFICATIVA

 

     

      A ideia do projeto socyety “S O S  ATMOSFERA “  DEVIDO A POLUIÇÃO DO AR  QUE PREJUDICA O CLIMA EM TODOS OS ASPECTOS E UM DESEQUILIBRIO TOTAL.

 

  1. 4.    OBJETIVOS

 

Propiciar aos alunos uma pesquisa sobre a ATMOSFERA  DO PLANETA TERRA;

Identificar os tipos e métodos DE ESTUDO DA ATMOSFERA

Desenvolver  atividades de ensino-aprendizagem  ;

Propiciar uma aprendizagem significativa;

Desenvolver trabalhos em grupos e no trabalho

 

 

  1. 5.    METODOLOGIA

O projeto ora apresentado parte, inicialmente, dentro de uma perspectiva de uma pesquisa sobre a ATMOSFERA  E  A POLUIÇÃO DO AR E DO CLIMA COM SEU DESEQUILIBRIO CLIMATICO.


8-AVALIAÇÃO

 

 

A avaliação será desenvolvida de uma forma contínua, por cada disciplina, através da observação da participação dos alunos, no empenho e nos materiais produzidos por eles dentro das atividades propostas. Ao longo do desenvolvimento deste projeto, iremos desenvolver também alguns exercícios de fixação da aprendizagem que terão um princípio diagnósticoconforme já desenvolvido ao longo das práticas avaliativas nas disciplinas específicas. Em alguns momentos, a avaliação diagnóstica será aplicada de maneira a identificar as inteligências que se sobressaem mais em cada educando. Nesse momento, teremos o auxílio das especialistas da equipe técnica presente no contexto escolar.

Assim consideramos que a avaliação adotada deverá ter um aspecto formativo e somativo (compreendendo a formação do conhecimento como algo que se acrescenta e se acumula) além da própria perspectiva diagnóstica. Essa perspectiva avaliativa terá como referência as observações de Cipriano C.Luckesi (2005, p.43) que entende a avaliação diagnóstica como a maneira mais viável para a renovação da educação, pois através da sua instrumentação dialética para verificar o caminho percorrido e apontar os próximos passos rumo a uma educação renovada temos o meio ideal para evitar uma prática autoritária e tradicional na domesticação de nossos educandos.

9- CONCLUSÃO

     Que com as pesquisa e estudo da ATMOSFERA  todos tenham um aprendizado significativo sobre a esfera GASÓSA do planeta terra., .

Referências

Referências

Atmosfera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 Nota: Para outros significados, veja Atmosfera (desambiguação).

Mecânica do contínuo

 

Leis[Expandir]

Mecânica dos sólidos[Expandir]

Mecânica dos fluidos[Esconder]

Fluidos

 

Estática dos fluidos

Dinâmica dos fluidos

Empuxo

Equações de Navier-Stokes

Pressão

Princípio de Bernoulli

Princípio de Arquimedes

Princípio de Pascal

Turbulência

Líquidos

 

Tensão superficial

Capilaridade

Gáses

 

Atmosfera

Lei de Boyle-Mariotte

Lei de Charles

Lei de Gay-Lussac

Lei dos gases combinada

Plasma

Reologia[Expandir]

Cientistas[Expandir]

v • e

 

Uma vista da ativa atmosfera deJúpiter, mostrando a grande mancha vermelha.

Uma atmosfera (do grego antigo: ἀτμός, vapor, ar, e σφαῖρα, esfera) é uma camada de gases que envolve (geralmente) um corpo material com massa suficiente.1 Os gases são atraídos pela gravidade do corpo e são retidos por um longo período de tempo se agravidade for alta e a temperatura da atmosfera for baixa. Alguns planetas consistem principalmente de vários gases e portanto têm atmosferas muito profundas (um exemplo seria os planetas gasosos).

O termo atmosfera estelar é usada para designar as regiões externas de uma estrela e normalmente inclui a porção entre afotosfera opaca e o começo do espaço sideral. Estrelas com temperaturas relativamente baixas podem formar compostos moleculares em suas atmosferas externas. A atmosfera terrestre protege os organismos vivos dos raios ultravioleta e também serve como um estoque, fazendo com que o gás oxigênio não escape.

Índice

  [esconder] 

  • 1 Pressão atmosférica
  • 2 Escape atmosférico
  • 3 Composição
  • 4 Estrutura
    • 4.1 Terra
    • 5 Circulação
    • 6 Importância
    • 7 Referências
    • 8 Ver também

Pressão atmosférica[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Pressão atmosférica

A pressão atmosférica é a força por unidade de área que é aplicada perpendicularmente numa superfície pelo gás circundante. É determinada pela força gravitacional planetária em combinação com a massa total de uma coluna de ar acima de um determinado local na superfície. As unidades de pressão atmosférica são baseados pela atmosfera padrão internacionalmente reconhecido (atm), que é definido como 101,325 Pa (ou 1.013.250 dinas por cm²).

Escape atmosférico[editar | editar código-fonte]

A gravidade de superfície, a força que segura uma atmosfera, difere significativamente conforme o planeta. Por exemplo, a imensa força gravitacional de Júpiter é capaz de reter gases leves tais como o hidrogênio e o hélio, na sua atmosfera, que normalmente escapam de objetos com pouca força gravitacional. A distância entre um corpo celestial e sua estrela mais próxima determina a disponibilidade de energia ao gás atmosférico ao ponto onde o movimento térmico excede a velocidade de escape do planeta, a velocidade no qual as moléculas de gás supera a ação da força gravitacional. Assim, o distante Titã, Tritão e Plutão são capazes de reter suas atmosferas apesar da fraca força gravitacional. Exoplanetas, teoricamente, também podem reter tênues atmosferas.

Composição[editar | editar código-fonte]

 

As camadas mais altas da atmosfera terrestre.

A composição inicial da atmosfera de um corpo geralmente reflete a composição e a temperatura da nebulosa solar local durante a formação planetária e o subsequente escape dos gases interiores. Estas atmosferas originais sofrem uma evolução com o decorrer do tempo, sendo que a variedade dos planetas se reflete em muitas atmosferas diferentes.

Por exemplo, as atmosferas de Vênus e Marte são compostas primariamente de dióxido de carbono, com pequenas quantidades denitrogênio, argônio e oxigênio, além de traços de outros gases.

A composição atmosférica terrestre reflete as atividades dos seres vivos. As baixas temperaturas e a alta gravidade dos planetas gasosos permitem a eles reter gases com baixas massas moleculares. Portanto, estes contêm hidrogênio e hélio e subsequentes compostos, formados pelos dois. Titã e Tritão, satélites de Saturno e Netuno, respectivamente, apresentam composições atmosféricas não desprezíveis, primariamente constituídas de nitrogênio. Plutão também apresenta uma atmosfera semelhante, mas esta se congela quanto o planeta-anão se afasta do Sol.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Terra[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Atmosfera terrestre

 

Vista da atmosfera a 22.000 metros de altitude.

A atmosfera terrestre consiste, da superfície até o espaço, da troposfera, da estratosfera, mesosfera, ionosfera e exosfera. Cada uma destas camadas apresentam gradiente adiabático saturado, definindo as mudanças de temperatura conforme a altura. A nossa atmosfera também protege a vida na Terra impedindo que os nocivos raios ultravioleta do Sol cheguem diretamente ao planeta.

Circulação[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Circulação atmosférica

A circulação da atmosfera ocorre devido às diferenças térmicas quando a convecção torna-se um transportador de calor mais eficiente do que a irradiação térmica. Em planetas onde a fonte primária de calor é a radiação solar, o excesso de calor nos trópicos é transportado para latitudes mais altas. Quando um planeta gera uma quantidade significativa de calor interno, como é o caso de Júpiter, a convecção na atmosfera pode transportar energia térmica desde o interior mais quente até a superfície.

Importância[editar | editar código-fonte]

Do ponto de vista de um geólogo planetário, a atmosfera é um agente evolucionário essencial na morfologia de um planeta. O vento transporta poeira e outras partículas que degradam a superfície (erosão eólica). Precipitações atmosféricas, tais como a queda de gelo (neve, granizo, etc.) e chuva, que dependem da composição atmosférica, também influenciam o relevo. Mudanças climáticas podem influenciar a história geológica de um planeta. De modo oposto, o estudo da superfície de um planeta, principalmente a Terra, pode levar a um entendimento sobre a história da atmosfera e do clima no planeta.

Para um meteorologista, a composição da atmosfera determina o clima e suas variações.

Para um biólogo a composição atmosférica mantém uma íntima relação com o aparecimento da vida e de sua evolução.

Referências

  1. Ir para cima↑ Ontario Science Centre website.

Ver também[editar | editar código-fonte]

 

O Wikiquote possui citações de ou sobre: Atmosfera

 

O Commons possui uma categoriacontendo imagens e outros ficheiros sobre Atmosferas planetárias

  • Nitrogênio
  • Oxigênio
  • Pressão atmosférica
  • Terra

Categorias: 

  • Atmosfera
    • Climatologia