PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

E.M.E.F. NAZINHA BARBOSA (POLO VI)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO  SOCYETY JOGOS INTELECTUAIS NA ESCOLA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João Pessoa

 

 

 

 

GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO SOCYETY JOGOS INTELECTUAIS NA ESCOLA

 

Projeto elaborado com o intuito de estimular uma consciência maior sobre o significado e sentido dos JOGOS INTELECTUAIS na educação de crianças ,jovens e adultos..Uma ferramenta para educação e praticas de ensino em todas as disciplinas.  O referido projeto tem por objetivo primordial a renovação de padrões culturais da Comunidade São José na Escola Municipal Narzinha Barbosa.

1-IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

 

  1. TÍTULO: PROJETO SOCYETY JOGOS INTELECTUAIS NA ESCOLA

 

  1. AUTORES DO PROJETO

Prof. Esp. Gildásio Rodrigues Teixeira

 

 

  1. JUSTIFICATIVA

 

      A ideia do projeto JOGOS INTELECTUAIS na escola partiu de observação com as crianças ,jovens e adultos que ficavam com agressão e sem fazer nada.Então neste horário eles iriam aprender jogos como xadrex ,dama ,batalha naval e etc     

 

 

 

  1. OBJETIVOS

 

Propiciar á criança ,jovem e adultos um raciocínio logico;

Identificar os níveis e tipos de jogos;

Desenvolver o senso critico;

Desenvolver os elementos linguísticos

Propiciar uma aprendizagem significativa;

Desnvolver trabalhos em grupos

 

 

  1. METODOLOGIA

O projeto ora apresentado parte, inicialmente, dentro de uma perspectiva de uma pesquisa-ação, isto é, não tem apenas a pretensão de observar e analisar, mas também de intervir causando um desenvolvimento das relações de todos os envolvidos com a educação..


8-AVALIAÇÃO

 

 

A avaliação será desenvolvida de uma forma contínua, por cada disciplina, através da observação da participação dos alunos, no empenho e nos materiais produzidos por eles dentro das atividades propostas. Ao longo do desenvolvimento deste projeto, iremos desenvolver também alguns exercícios de fixação da aprendizagem que terão um princípio diagnóstico, conforme já desenvolvido ao longo das práticas avaliativas nas disciplinas específicas. Em alguns momentos, a avaliação diagnóstica será aplicada de maneira a identificar as inteligências que se sobressaem mais em cada educando. Nesse momento, teremos o auxílio das especialistas da equipe técnica presente no contexto escolar.

Assim consideramos que a avaliação adotada deverá ter um aspecto formativo e somativo (compreendendo a formação do conhecimento como algo que se acrescenta e se acumula) além da própria perspectiva diagnóstica. Essa perspectiva avaliativa terá como referência as observações de Cipriano C.Luckesi (2005, p.43) que entende a avaliação diagnóstica como a maneira mais viável para a renovação da educação, pois através da sua instrumentação dialética para verificar o caminho percorrido e apontar os próximos passos rumo a uma educação renovada temos o meio ideal para evitar uma prática autoritária e tradicional na domesticação de nossos educandos.

9- CONCLUSÃO

     De que os alunos aprendam a diferencia os tipos de jogos  saudável ,  intelectual e respeito  ao próximo com educação.Depois um campeonato de xadrex,dama e etcs.

10 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • (em português) Grupo de Boardgamers de Lisboa - eventos públicos regulares de jogos de tabuleiro em Lisboa
  • (em português) Portal especializado em jogos de tabuleiro modernos com podcast, entrevistas, promoções, análises,tradução de jogos, fórum ...
  • (em português) http://www.boardgames.com.br

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • ALLUÉ, JOSEPH M.(1999); O Grande Livro dos Jogos. Editora Leitura, Belo Horizonte, 1999. ISBN 85-7358-148-4
  • BELL, R. C.(1983); The Boardgame Book. Exeter Books, New York, 1983. ISBN 0-671-06030-9
  • DUNNIGAN, JAMES F.(1992); The Complete Wargames Handbook - How to Play, Design & Find Them. Quill,New York, 1992. ISBN 0-688-10368-5
  • EDITORA ABRIL; Os Melhores Jogos do Mundo. Editora Abril, São Paulo, 1978
  • FREEMAN, JOHN; CONSUMER GUIDE, EDITORS OF. (1980); The Complete Book of Wargames. Fireside, Simon and Schuster, New York, 1980. ISBN 0-671-25374-3
  • MOHR, MERILYN SIMONDS.(1997); The New Games Treasury. Houghton Mifflin Company, Boston, 1997. ISBN 1-57630-058-7
  • SACKSON, SID; KLUTZ, EDITORS OF (1991); The Book of Classic Board Games. Klutz, Palo Alto, 1991. ISBN 0-932592-94-5

Referências

  1. Ir para cima↑ - Em inglês
  2. Ir para cima↑ Em Inglês
  3. Ir para cima↑ [1]
  4. Ir para cima↑ SOBRE OS JOGOS GRAVADOS EM PEDRA DO DISTRITO DE CASTELO BRANCO
  5. Ir para cima↑ Jogo Medieval descoberto em Vilar Maior
  6. Ir para cima↑ Conimbriga. Jogos e passatempos
  7. Ir para cima↑ SOBRE OS JOGOS GRAVADOS EM PEDRA DO DISTRITO DE CASTELO BRANCO
  8. Ir para cima↑ [2]
  9. Ir para cima↑ GameBrowser - Ordenado por classificação. Página visitada em 2010-09-03.

 

O Commons possui uma categoriacontendo imagens e outros ficheiros sobreJogo de tabuleiro

 

Este artigo sobre Jogos de tabuleiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Categoria: 

  • Jogos de tabuleiro

 

GUIMARÃES, Fábio de Macedo Soares. Divisão Regional do Brasil. In: Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro: IBGE, Volume 3, nº 2, abril a junho de 1941.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. 4.ed. São Paulo: Loyola, 1999.

FIGUEIREDO, Paulo J. M. A Sociedade do Lixo: Os resíduos, a Questão Energética e a Crise Ambiental. São Paulo: UNIMEP, 1995.s.p.