AUTOR:GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO SOCYETY “CULTURA DA REGIÃO SUL”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João Pessoa

 

 

 

 

 

 

GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO SOCYETY "CULTURA DA REGIÃO SUL"

 

PROJETO SOCYETY CULTURA DA REGIÃO SUL elaborado com o intuito de estimular os estudantes a pesquisa e estudar a rica cultura da regão sul e também seus idiomas que se encontra na região. .

1-IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

 

  1. 1.    TÍTULO: PROJETO SOCYETY “CULTURA DA REGIÃO SUL”

 

  1. 2.    AUTORES DO PROJETO

Prof. Esp. Gildásio Rodrigues Teixeira

 

 

 

 

  1. 3.    JUSTIFICATIVA

 

     

      A ideia do projeto socyety “REGIÃO SUL  surgiu com a curiosidade de conhecer esta rica cultura e idiomas que tem na região e  fzer  provas , testes  , avaliação e simulado com os alunos sobre o tema  .

 

 

 

  1. 4.    OBJETIVOS

 

Propiciar aos alunos pesquisas sobre a região sul   ;

Identificar os tipos de cultura e idiomas da região sul;

Desenvolver  atividades cultural da região;

Propiciar uma aprendizagem significativa;

Desenvolver trabalhos em grupos e no trabalho

 

 

  1. 5.    METODOLOGIA

O projeto ora apresentado parte, inicialmente, dentro de uma perspectiva de uma pesquisa sobre a REGIÃO SUL e sua riqueza cultural e histórica para o Brasil. Através .  de palestras e atividades de apresentações culturais da referida região.


8-AVALIAÇÃO

 

 

A avaliação será desenvolvida de uma forma contínua, por cada disciplina, através da observação da participação dos alunos, no empenho e nos materiais produzidos por eles dentro das atividades propostas. Ao longo do desenvolvimento deste projeto, iremos desenvolver também alguns exercícios de fixação da aprendizagem que terão um princípio diagnósticoconforme já desenvolvido ao longo das práticas avaliativas nas disciplinas específicas. Em alguns momentos, a avaliação diagnóstica será aplicada de maneira a identificar as inteligências que se sobressaem mais em cada educando. Nesse momento, teremos o auxílio das especialistas da equipe técnica presente no contexto escolar.

Assim consideramos que a avaliação adotada deverá ter um aspecto formativo e somativo (compreendendo a formação do conhecimento como algo que se acrescenta e se acumula) além da própria perspectiva diagnóstica. Essa perspectiva avaliativa terá como referência as observações de Cipriano C.Luckesi (2005, p.43) que entende a avaliação diagnóstica como a maneira mais viável para a renovação da educação, pois através da sua instrumentação dialética para verificar o caminho percorrido e apontar os próximos passos rumo a uma educação renovada temos o meio ideal para evitar uma prática autoritária e tradicional na domesticação de nossos educandos.

9- CONCLUSÃO

     Que com as pesquisa e estudo da Região Sul todos tenham um aprendizado significativo sobre a cultura desta região e façam uma boa prova, .

Referências

Referências[

ReferênciasCategoria:Cultura da Região Sul do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta categoria contém páginas sobre a cultura da Região Sul do Brasil.

Subcategorias

Esta categoria contém as seguintes 3 subcategorias (de um total de 3).

P

  • ► Cultura do Paraná‎ (19 C, 8 P)

R

  • ► Cultura do Rio Grande do Sul‎ (15 C, 22 P)

S

  • ► Cultura de Santa Catarina‎ (17 C, 42 P)

Páginas na categoria "Cultura da Região Sul do Brasil"

Esta categoria contém as seguintes 3 páginas (de um total de 3).

  • Cultura da Região Sul do Brasil

B

  • Bandanejo

V

  • Vanerão

Categorias: 

  • Cultura do Brasil
  • Região Sul do Brasil
 

Categoria oculta: 

  • !Categorias sem interwiki desde Abril de 2008

Menu de navegação

  • Criar uma conta
  • Autenticação
    • Categoria
    • Discussão
    • Ler
    • Editar
    • Editar código-fonte
    • Ver histórico

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

  • Página principal
  • Conteúdo destacado
  • Eventos atuais
  • Esplanada
  • Página aleatória
  • Portais
  • Informar um erro

Colaboração

  • Boas-vindas
  • Ajuda
  • Página de testes
  • Portal comunitário
  • Mudanças recentes
  • Manutenção
  • Criar página
  • Páginas novas
  • Contato
  • Donativos

Imprimir/exportar

Ferramentas

  • Esta página foi modificada pela última vez à(s) 02h36min de 12 de fevereiro de 2010.
 
  1. ↑ Ir para:a b Contagem da população brasileira em 2007. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 20 de dezembro de 2009.
  2. Ir para cima↑ Emprego, Desenvolvimento Humano e Trabalho Decente – A experiência brasileira recente. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (14 de dezembro de 2013). Página visitada em 14 de dezembro de 2013.
  3. Ir para cima↑ Produto Interno Bruto, Produto Interno Bruto per capita e população residente segundo as Grandes Regiões e Unidades da Federação - 2011. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 14 de dezembro de 2013.
  4. Ir para cima↑ Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas PIB2011
  5. ↑ Ir para:a b c d e CERQUEIRA E FRANCISCO, Wagner de. Regiões Brasileiras(html) (em português). Brasil Escola. Página visitada em 20 de maio de 2012.
  6. Ir para cima↑ CERQUEIRA E FRANCISCO, Wagner de. As regiões geoeconômicas do Brasil (html) (em português). Brasil Escola. Página visitada em 20 de maio de 2012.
  7. Ir para cima↑ Brasil Escola. Região Sul (em português). Página visitada em 20 de maio de 2012.
  8. ↑ Ir para:a b c CERQUEIRA E FRANCISCO, Wagner de. A Região Sul (html) (em português). Brasil Escola. Página visitada em 20 de maio de 2012.
  9. ↑ Ir para:a b c d e f g h i j k l m n o p MOREIRA, Amélia Alba Nogueira; LIMA, Gelson Rangel. Relevo. In: IBGE. Diretoria Técnica. Geografia do Brasil. Rio de Janeiro: SERGRAF, 1977. v. 5, p. 1-34

10. Ir para cima↑ Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadasEnciclop.C3.A9dia_Delta_Universal_7470

11. Ir para cima↑ CERQUEIRA E FRANCISCO, Wagner de. As cidades mais populosas do Brasil (em português). AlunosOnline.com.br. Página visitada em 26 de maio de 2012.

12. Ir para cima↑ FREITAS, Eduardo. A indústria na Região Sul (em português). Brasil Escola. Página visitada em 26 de maio de 2012.

13. Ir para cima↑ PAREJO, Luiz Carlos. Carvão mineral: A fonte energética mais utilizada depois do petróleo (em português). UOL Educação. Página visitada em 26 de maio de 2012.

14. Ir para cima↑ FERREIRA, Marielise (21 de maio de 2012). Usina hidrelétrica de Machadinho volta a operar depois de 46 dias parada por causa da estiagem(em português). Jornal Zero Hora de Porto Alegre. Página visitada em 26 de maio de 2012.

15. Ir para cima↑ PACIEVITCH, Thais (22 de dezembro de 2008). Imigração Italiana no Brasil (em português). IinfoEscola.com. Página visitada em 23 de maio de 2012.

16. Ir para cima↑ As diferentes fases da imigração alemã no Brasil - Alemanha - Deutsche Welle. Dw-world.de.

17. Ir para cima↑ Boletim Regional do Banco Central do Brasil (janeiro de 2009). Evolução do IDH das Grandes Regiões e Unidades da Federação (em português). Banco Central do Brasil. Página visitada em 26 de maio de 2012.

18. Ir para cima↑ IBGE. Contas Regionais do Brasil - 2005-2009: Tabela 8 - Produto Interno Bruto, população residente e Produto Interno Bruto per capita, segundo as Grandes Regiões e as Unidades da Federação - 2009 (página 27). Acessado em 23 de novembro de 2011.

19. Ir para cima↑ Síntese dos Inidicadores Sociais 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Tabela 8.2 - Taxa de analfabetismo das pessoas de 10 anos ou mais de idade, por cor ou raça, segundo as Grandes Regiões, Unidades da Federação e Regiões Metropolitanas - 2010. Página visitada em 02 de maio de 2011.

20. Ir para cima↑ Brasil Escola. Imigração no Brasil (em português). Página visitada em 23 de julho de 2012.

21. Ir para cima↑ SOUSA, Rainer. Revolução Farroupilha (1835–1845) (em português). Brasil Escola. Página visitada em 23 de julho de 2012.

22. Ir para cima↑ Revolução Federalista - História do Brasil - UOL Educação. Educacao.uol.com.br.

23. Ir para cima↑ Gazeta do Povo (16 de abril de 2009). Cerco da Lapa: um episódio que durou 26 dias e marcou a vida da população (em português). Página visitada em 26 de maio de 2012.

24. Ir para cima↑ FRAGA, Nilson Cesar (agosto de 2010). Território do Contestado (SC-PR) e redes geográficas temporais. Revista Mercator. Página visitada em 1º de julho de 2012.

25. ↑ Ir para:a b c CIVITA, Roberto. Almanaque Abril. São Paulo: Abril, 2011. p. 652.

26. Ir para cima↑ CIVITA, Roberto. Almanaque Abril. São Paulo: Abril, 2011. p. 654.

27. Ir para cima↑ Síntese dos Inidicadores Sociais 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Tabela 8.2 - Taxa de analfabetismo das pessoas de 10 anos ou mais de idade, por cor ou raça, segundo as Grandes Regiões, Unidades da Federação e Regiões Metropolitanas - 2010. Página visitada em 02 de maio de 2011.

28. Ir para cima↑ Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Região Sul (em português). Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Página visitada em 9 de junho de 2012.

29. Ir para cima↑ ANTUNES, Celso. Geografia e participação: as regiões do Brasil. São Paulo: Scipione, 1996. p. 87.

30. ↑ Ir para:a b IBGE. Produto Interno Bruto dos Municípios 2005. Ibge.gov.br. Página visitada em 20 de dezembro de 2007.

31. ↑ Ir para:a b c ANTUNES, Celso. Geografia e participação: as regiões do Brasil. São Paulo: Scipione, 1996. p. 88.

32. Ir para cima↑ UCS. Saiba mais sobre Caxias do Sul (em português). Universidade de Caxias do Sul. Página visitada em 17 de julho de 2012.

33. Ir para cima↑ Marcopolo. Empresa: Nossa História (em português). Marcopolo. Página visitada em 17 de julho de 2012.

34. Ir para cima↑ Randon. Histórico Empresas Randon (em português). Randon. Página visitada em 17 de julho de 2012.

35. Ir para cima↑ Agrale. Institucional (em português). Agrale. Página visitada em 17 de julho de 2012.

36. Ir para cima↑ Ivan Krumheuer

37. Ir para cima↑ Escola Municipal Vila Monte Cristo. Rio Grande do Sul (em português). Secretaria Municipal da Educação de Porto Alegre. Página visitada em 19 de julho de 2012.

38. Ir para cima↑ Escola Municipal Vila Monte Cristo. Paraná (em português). Secretaria Municipal da Educação de Porto Alegre. Página visitada em 19 de julho de 2012.

39. Ir para cima↑ Escola Municipal Vila Monte Cristo. Santa Catarina (em português). Secretaria Municipal da Educação de Porto Alegre. Página visitada em 19 de julho de 2012.

40. Ir para cima↑ RAMOS, Antonio Dar (25 de janeiro de 2006). A formação histórica dos municípios da região das Missões do Brasil (em português). Campus Santo Ângulo da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Página visitada em 19 de julho de 2012.

41. ↑ Ir para:a b Prefeitura de Itajaí. História (em português). Página visitada em 19 de julho de 2012.

42. ↑ Ir para:a b c d Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapeva. A História do Tropeirismo (em português). Página visitada em 20 de julho de 2012.

43. Ir para cima↑ Prefeitura de Bagé. História (em português). Página visitada em 20 de julho de 2012.

44. Ir para cima↑ As Campanhas no Brasil, 12: Conclusão (em português). O Portal da História. Página visitada em 17 de janeiro de 2010.

45. ↑ Ir para:a b O Tratado de Madrid (ou dos Limites) (II) (em português). História Aberta (1750). Página visitada em 20 de julho de 2012.

46. Ir para cima↑ Secretaria de Estado do Turismo. Etnias (em português). Governo do Paraná. Página visitada em 18 de julho de 2011.

47. Ir para cima↑ Prefeitura de Caxias do Sul. A Cidade: Histórico (em português). Página visitada em 21 de julho de 2012.

48. Ir para cima↑ PEREIRA, Sidnei Aparecido Peliçon (maio de 2008). COLONIZAÇÃO DO OESTE DO PARANÁ ENTRE AS DÉCADAS DE 1950 A 1960 (em português). Campus Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Página visitada em 21 de julho de 2012.

49. Ir para cima↑ ALVES, Pedro Assumpção; MATTEI, Lauro Francisco. MIGRAÇÕES NO OESTE CATARINENSE: HISTÓRIA E ELEMENTOS EXPLICATIVOS (em português). Universidade de Campinas. Página visitada em 21 de julho de 2012.

50. Ir para cima↑ RECCO, Hermínio Rogério. História: A Companhia de terras e o desbravamento (em português). À Sombra dos Ipês da Minha Terra. Página visitada em 21 de julho de 2012.

51. Ir para cima↑ Rota do Café. História do Café no Paraná (em português). Página visitada em 21 de julho de 2012.

52. Ir para cima↑ WOLOSZYN, Noeli. Em busca da terra: Colonização e exploração de madeiras no Oeste Catarinense (em português). Centro de Pesquisas UnC. Página visitada em 26 de julho de 2012.

53. ↑ Ir para:a b c d e NIMER, Edmon. Clima. In: IBGE. Diretoria Técnica. Geografia do Brasil. Rio de Janeiro: SERGRAF, 1977. v. 5, p. 35-79.

54. ↑ Ir para:a b c d e SANTOS, Ruth Simões Bezerra dos. Hidrografia. In: IBGE. Diretoria Técnica. Geografia do Brasil. Rio de Janeiro: SERGRAF, 1977. v. 5, p. 111-142

55. ↑ Ir para:a b c d e f g h ALONSO, Maria Therezinha Alves. Geografia do Brasil (em português). Rio de Janeiro: IBGE, 1977. p. 81-110. vol. 5.

56. Ir para cima↑ Sibéria brasileira no sul do Brasil, Fantástico. Fantastico.globo.com.

57. ↑ Ir para:a b ANTUNES, Celso. Geografia e participação, volume 2: as regiões do Brasil. São Paulo: Scipione, 1996. p. 96.

58. Ir para cima↑ RAMOS, Antonio Dari (25 de janeiro de 2006). Formação histórica dos municípios da região das missões do Brasil (em português). Campus da Universidade Regional Integrada em Santo Ângelo. Página visitada em 30 de julho de 2012.

59. Ir para cima↑ ANTUNES, Celso. Geografia e participação, volume 2: as regiões do Brasil. São Paulo: Scipione, 1996. p. 97.

60. ↑ Ir para:a b c ANTUNES, Celso. Geografia e participação, volume 2: as regiões do Brasil. São Paulo: Scipione, 1996. p. 97.

61. Ir para cima↑ O Globo Online (14 de abril de 2012). MST invade fazenda no Rio Grande do Sul (em português). Jornal de Londrina. Página visitada em 1º de agosto de 2012.

62. Ir para cima↑ ASSIS BRASIL, José Pinheiro Machado de. A imigração açoriana (em português). Família Assis Brasil. Página visitada em 7 de agosto de 2012.

63. Ir para cima↑ LOSEKANN, Silvana (24 de janeiro de 2009). Imigração russa completará 100 anos (em português). Defesa Civil do Patrimônio Histórico. Página visitada em 7 de agosto de 2012.

64. Ir para cima↑ Evento comemora 140 anos de imigração polonesa no Paraná (em português). Hoje Centro Sul (6 de outubro). Página visitada em 7 de agosto de 2012.

65. Ir para cima↑ G1 (22 de maio de 2011). Comunidade ucraniana comemora 120 anos de imigração para o Brasil (em português). RPC TV. Página visitada em 7 de agosto de 2012.

66. Ir para cima↑ Deutsche Welle "Brasil alemão" comemora 180 anos (25.07.2004). Dw-world.de.

67. Ir para cima↑ AUER, Marta. Russos-alemães do Volga (em português). Dicionário Histórico e Geográfico dos Campos Gerais. Página visitada em 7 de agosto de 2012.

68. Ir para cima↑ ANGULSKIi, Nazareno Dalsasso (24 de abril de 2010). Poloneses: Presença e Contribuição em Santa Catarina (em português). Sociedade Polônia de Florianópolis. Página visitada em 7 de agosto de 2012.

69. Ir para cima↑ Imigração Ucraniana (em português). Representação Central Ucraniano-Brasileira. Página visitada em 7 de agosto de 2012.

70. Ir para cima↑ ANTUNES, Celso. Capítulo 7: Aspectos humanos e econômicos. In: ANTUNES, Celso. Geografia e participação, volume 2: as regiões do Brasil. São Paulo: Scipione, 1991. p. 75.

71. ↑ Ir para:a b PNAD (em portuguese) (2006). Página visitada em 18 de maio de 2008.

72. Ir para cima↑ Imigração judaica no Brasil - cronologia (em português). Arquivo Histórico Judaico Brasileiro. Página visitada em 7 de agosto de 2012.

73. ↑ Ir para:a b ANTUNES, Celso. Geografia e participação, volume