PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

E.M.E.F. NAZINHA BARBOSA (POLO VI)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO SOCYET PAISAGEM NA ESCOLA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João Pessoa

 

 

GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO SOCYET PAISAGEM NA ESCOLA

 

Projeto elaborado com o intuito de estimular uma consciência maior sobre o significado e sentido Da PAISAGEM como fonte de aprendizado da Geografia na educação de crianças ,jovens e adultos..Uma ferramenta para educação e praticas de ensino em todas as disciplinas.  O referido projeto tem por objetivo primordial a renovação de padrões culturais dos alunos.

1-IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

 

  1. 1.    TÍTULO: PROJETO SOCYET PAISAGEM NA ESCOLA

 

  1. 2.    AUTORES DO PROJETO

Prof. Esp. Gildásio Rodrigues Teixeira

 

 

 

 

  1. 3.    JUSTIFICATIVA

 

      A ideia do projeto DE USAR OS TIPOS DE PAISAGEM NA EDUCAÇÃO E NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS ,JOVENS E ADULTOS  na escola partiu da necessidade De estudar os tipos de paisagem natural e cultural (humanizadas) .

        

 

 

 

  1. 4.    OBJETIVOS

 

Propiciar aos alunos de conhecer os tipos de paisagens;

Identificar as técnicas de estudo da paisagem ;

Desenvolver o senso visual e real da paisagem;

Desenvolver os elementos linguísticos da paisagem

Propiciar uma aprendizagem significativa;

Desenvolver trabalhos em grupos

 

 

  1. 5.    METODOLOGIA

O projeto ora apresentado parte, inicialmente, dentro de uma perspectiva de uma pesquisa-ação, isto é, não tem apenas a pretensão de observar e analisar, mas também de intervir causando um desenvolvimento das relações de todos os envolvidos com a educação através de recursos do estudo da paisagens naturais e culturais dentro do ensino da geografia .  


8-AVALIAÇÃO

 

 

A avaliação será desenvolvida de uma forma contínua, por cada disciplina, através da observação da participação dos alunos, no empenho e nos materiais produzidos por eles dentro das atividades propostas. Ao longo do desenvolvimento deste projeto, iremos desenvolver também alguns exercícios de fixação da aprendizagem que terão um princípio diagnóstico, conforme já desenvolvido ao longo das práticas avaliativas nas disciplinas específicas. Em alguns momentos, a avaliação diagnóstica será aplicada de maneira a identificar as inteligências que se sobressaem mais em cada educando. Nesse momento, teremos o auxílio das especialistas da equipe técnica presente no contexto escolar.

Assim consideramos que a avaliação adotada deverá ter um aspecto formativo e somativo (compreendendo a formação do conhecimento como algo que se acrescenta e se acumula) além da própria perspectiva diagnóstica. Essa perspectiva avaliativa terá como referência as observações de Cipriano C.Luckesi (2005, p.43) que entende a avaliação diagnóstica como a maneira mais viável para a renovação da educação, pois através da sua instrumentação dialética para verificar o caminho percorrido e apontar os próximos passos rumo a uma educação renovada temos o meio ideal para evitar uma prática autoritária e tradicional na domesticação de nossos educandos.

9- CONCLUSÃO

     Que todos os alunos tenham conhecimento através do estudo das paisagens aprender a valorizar o psicoambiental e visual na paisagem em que vive e use os mesmos nas pesquisas escolares.que os professores e todos da comunidade .

Referências

Referências

Aquino, Victor. Significados da Paisagem. São Paulo: InMod, 2012.

Arnhein, Rudolf. Art and visual perception: A psychology of the creative eye. California, USA: University of California, 1992.

Merleau-Ponty, Maurice. Lê visible et l’invisible. Paris: Gallimard, 1968.

Ver também

 

Wikcionário possui o verbetePaisagem.