PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

E.M.E.F. NAZINHA BARBOSA (POLO VI) 

PROJETO SOCYET MPB NA ESCOLA “MÚSICA POPULAR BRASILEIRA”  

João Pessoa 

GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA 

PROJETO SOCYET MPB NA ESCOLA “ MÚSICA POPULAR BRASILEIRA “ 

Projeto elaborado com o intuito de estimular uma consciência maior sobre o significado e sentido da música popular brasileira na educação de crianças ,jovens e adultos..Uma ferramenta para educação e praticas de ensino em todas as disciplinas.  O referido projeto tem por objetivo primordial a renovação de padrões culturais dos alunos.

1-IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 

  1. 1.    TÍTULO: PROJETO SOCYET MPB NA ESCOLA “MÚSICA POPULAR BRASILEIRA” 
  1. 2.    AUTORES DO PROJETO

Prof. Esp. Gildásio Rodrigues Teixeira

  1. 3.    JUSTIFICATIVA 

      A ideia do projeto mpb na escola partiu de observação com as crianças ,jovens e adultos diferenciando os barulhos , ruídos  de melodias através das nota musicais .

      Então surgiu a necessidade de conhecer a mpb que surgiu no período colonial brasileiro,a partir da mistura de vários estilos.Entre os séculos XVI e XVIII,misturou-se em nossa terra,as cantigas populares,os sons de origem africanas,fanfarras militares,músicas religiosas e musicas eruditas europeias.Tambem contribuíram,neste caldeirão musical,os indígenas com seus típicos cantos e sons tribais.  

 

 

 

  1. 4.    OBJETIVOS

 

Propiciar aos alunos de conhecer músicas populares brasileiras;

Identificar os ritmos lundu e a modinha;

Desenvolver o senso auditivo;

Desenvolver os elementos linguísticos

Propiciar uma aprendizagem significativa;

Desenvolver trabalhos em grupos

 

 

  1. 5.    METODOLOGIA

O projeto ora apresentado parte, inicialmente, dentro de uma perspectiva de uma pesquisa-ação, isto é, não tem apenas a pretensão de observar e analisar, mas também de intervir causando um desenvolvimento das relações de todos os envolvidos com a educação de mpb. . O referido projeto constará de cinco fases principais: 1ª) sensibilização em torno da musica popular brasileira e social (compreensão dos conceitos de musica e ritmos); 2ª) interligação da preservação do sons sem poluição ao conceito de saúde; 3ª) desenvolvimento de palestras que tragam soluções para os problemas poluição sonora; 4ª) o desenvolvimento de uma cartilha em quadrinhos, peças teatrais etc. que sirvam como recurso para a educação de mpb. da população em relação musica ; 5ª.) atuação dos alunos em apresentação de um mural sobre musica popular brasileira.

Na primeira fase, será desenvolvida uma sensibilização ampla em torno das diversas relações e  características que envolvem a definição de uma sons e musica (isto é, os estudantes serão levados a ouvir oos clássicos da mpb). Em seguida, teremos a segunda fase que consistirá na compreensão de que o conceito de musicas e  do meio ambiente estará, diretamente relacionado, a conquista de uma saúde física e mental plena.


8-AVALIAÇÃO

 

 

A avaliação será desenvolvida de uma forma contínua, por cada disciplina, através da observação da participação dos alunos, no empenho e nos materiais produzidos por eles dentro das atividades propostas. Ao longo do desenvolvimento deste projeto, iremos desenvolver também alguns exercícios de fixação da aprendizagem que terão um princípio diagnóstico, conforme já desenvolvido ao longo das práticas avaliativas nas disciplinas específicas. Em alguns momentos, a avaliação diagnóstica será aplicada de maneira a identificar as inteligências que se sobressaem mais em cada educando. Nesse momento, teremos o auxílio das especialistas da equipe técnica presente no contexto escolar.

Assim consideramos que a avaliação adotada deverá ter um aspecto formativo e somativo (compreendendo a formação do conhecimento como algo que se acrescenta e se acumula) além da própria perspectiva diagnóstica. Essa perspectiva avaliativa terá como referência as observações de Cipriano C.Luckesi (2005, p.43) que entende a avaliação diagnóstica como a maneira mais viável para a renovação da educação, pois através da sua instrumentação dialética para verificar o caminho percorrido e apontar os próximos passos rumo a uma educação renovada temos o meio ideal para evitar uma prática autoritária e tradicional na domesticação de nossos educandos.

9- CONCLUSÃO

     Que todos os alunos tenham conhecimento da historia da mpb e valorizar as suas raízes que começou entre os séculos XVI e  XVIII .Em nossa terra e que agora estudado na escola.

10 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASReferências

  1. Ir para cima↑ Antônio José Chaves. Comunicação e música. SP: Clube de Autores, 2012. ISBN 978-85-914392-3-2

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Paulo Cesar de Araújo, Roberto Carlos Em Detalhes, Editora Planeta, 2006. ISBN 8576652285
  • Ricardo Cravo Albin. O livro de ouro da MPB: a história de nossa música popular de sua origem até hoje. Ediouro Publicações, 2003 ISBN 9788500013454
  • Gildo De Stefano, O povo do samba. O caso e os protagonistas da história da música popular brasileira, prefácio de Chico Buarque de Hollanda, Introdução por Gianni Minà, Edições de RAI,Roma 2005. ISBN 8839713484
 

Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[Expandir]

v • e

Ritmos e gêneros da música popular do Brasil

[Expandir]

v • e

Música pop

 

 

  1. ↑ “Som e sua propagação”, no site SoFísica.com.br acessado a 5 de agosto de 2009
  2. Ir para cima↑ Knobel, Marcelo (UNICAMP) "Física da Fala e da Audição"
  3. Ir para cima↑ Halliday D., Resnick R.; Walker J.. Fundamentos da Física 2 - Gravitação, Ondas e Termodinâmica - 4ªedição. [S.l.]: LTC, 1996. ISBN 8521610904