PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

E.M.E.F. NAZINHA BARBOSA (POLO VIU) 

PROJETO SOCYET MODA NA ESCOLA 

João Pessoa

2013

GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA 

PROJETO SOCYET MODA NA ESCOLA

Projeto elaborado com o intuito de estudar moda e suas tendências, pois é a carreira ideal para pessoas criativas e interessadas em um mercado de trabalho. Por isto é importante estudar este tema em nossa escola. E eleger a miss da escola.

1-IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

  1. TÍTULO: PROJETO SOCYET MODA NA ESCOLA 
  1. AUTORES DO PROJETO

Prof. Esp. Gildásio Rodrigues Teixeira. 

  1. PARTICIPANTES 
  1. JUSTIFICATIVA 

Sabendo que a moda é importante na vida das pessoas e dos alunos da escola resolvemos pesquisa sobre moda e suas tendências e da indústria e do comercio que envolver o tema como marketing, roupas, maquiagem e acessórios. Os alunos precisam saber o que já foi feto nesta área, então eles terão aulas de história da arte, da indumentária e da moda.

  1. OBJETIVOS 

a)    Geral:

  • Capacitar nossos estudantes a se vestirem bem.

b)   Específicos:

  • Desenvolver uma compreensão ampla sobre a moda e o comercio de cosméticos;
  • Perceber a heterogeneidade dos territórios e regiões da moda no brasil e no mundo;
  • Identificar os principais fatores da moda e do marketing e vendas;
  • Pesquisar soluções simples (e de baixo custo) que possam contribuir na moda e o consumo;
  • Criar uma cultura de estudo de  grife..

 

  1. METODOLOGIA

O projeto ora apresentado parte, inicialmente, dentro de uma perspectiva de uma pesquisa-ação, isto é, não tem apenas a pretensão de observar e analisar, mas também de intervir causando um desenvolvimento das relações de todos os envolvidos pois muitos alunos são vaidosos . O referido projeto constará de cinco fases principais: 1ª) sensibilização em torno da higiene pessoal e vestimenta; 2ª) interligação da moda e do comercio; 3ª) desenvolvimento de palestras sobre grife,marketing e vendas; 4ª) o desenvolvimento de uma cartilha em quadrinhos, peças teatrais etc. que sirvam como recursos para os alunos se conscientizar sobre tema moda; 5ª. Um desfile de moda com a eleição da miss da escola a moça mais bonita.


  1. AVALIAÇÃO

A avaliação será desenvolvida de uma forma contínua, por cada disciplina, através da observação da participação dos alunos, no empenho e nos materiais produzidos por eles dentro das atividades propostas. Ao longo do desenvolvimento deste projeto, iremos desenvolver também alguns exercícios de fixação da aprendizagem que terão um princípio diagnóstico, conforme já desenvolvido ao longo das práticas avaliativas nas disciplinas específicas. Em alguns momentos, a avaliação diagnóstica será aplicada de maneira a identificar as inteligências que se sobressaem mais em cada educando. Nesse momento, teremos o auxílio das especialistas da equipe técnica presente no contexto escolar.

Assim consideramos que a avaliação adotada deverá ter um aspecto formativo e som ativo (compreendendo a formação do conhecimento como algo que se acrescenta e se acumula) além da própria perspectiva diagnóstica. Essa perspectiva avaliativa terá como referência as observações de Cipriano C.Luckesi (2005, p.43) que entende a avaliação diagnóstica como a maneira mais viável para a renovação da educação, pois através da sua instrumentação dialética para verificar o caminho percorrido e apontar os próximos passos rumo a uma educação renovada tem o meio ideal para evitar uma prática autoritária e tradicional na domesticação de nossos educandos.

  1. CRONOGRAMA

 

ORD.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

(2013.1)

1ª. Bim.

2ª. Bim

3ª. Bim

4ª. Bim

1.

Sensibilização e compreensão da moda.

 

 

 

 

2.

Interligação da geográfica da moda no brasil e no mundo.

 

 

 

 

3.

Desenvolvimento de Diversas Palestras sobre moda

 

 

 

 

4.

Produção de recursos para ser estudados sobre o tema moda

 

 

 

 

5.

Atuação do alunos na escola e o desfile de moda

 

 

 

 

 

  1. 9.       PRODUTO FINAL
  1. 10.  O produto final esperado é a conclusão com êxito e conscientização da moda como uma alternativa de trabalho e incentiva o estudo nesta área que é tão rica para as pessoas que são vaidosas e trabalha   na escola como na comunidade..
  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

  1. ↑ O surgimento da moda Brasil Escola.
  2. Ir para cima↑ MORAES, Daniela Eufrásio Cavallaro.Moda e Arte no Século XX. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação Artística, sob orientação do prof. Especialista Luiz Carlos Cappellano. FESB- Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Dezembro de 2008. p. 1.
  3. Ir para cima↑ Breve Histórico da Homossexualidade.
  4. Ir para cima↑ O filme teve duas sequências: O retorno do Homem chamado Cavalo, em 1976 e "Triumphs of a Man Called Horse" (sem título em português), em 1983.
  5. Ir para cima↑ Vide por exemplo: Povos de alto grau de civilização: maias, incas e astecas ou Maias, Incas e Astecas - Visão Geral ou ainda Leitura:Maias, Incas e Astecas.
  6. Ir para cima↑ Vide por exemplo na Galeria, a imagem que representa o mês de dezembro do "Livro das horas do duque de Berry" onde vemos o camponês da direita usando roupa de cor azul.
  7. Ir para cima↑ Guia de Química Fisiológica - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  8. Ir para cima↑ Brasil Profissões - Designer de moda.
  9. Ir para cima↑ sobre a "mini era glacial" e os períodos de resfriamento do clima vide: Enfraquecimento da Corrente do Golfo causou mini Era Glacial e também Pequena Idade do Gelo
  10. Ir para cima↑ Nove anos depois, em 2007, estreou nos cinemas Elizabeth: The Golden Age (A Era de Ouro, em português).
  11. Ir para cima↑ Sobre a moda na Idade Moderna vide: CHAULANGES, M. & S. L'Histoire Vivante. Paris, Ed. Delagrave, 1961.
  12. Ir para cima↑ MORAES, op. cit., p.4.
  13. Ir para cima↑ SOUZA, Gilda de Mello e - O Espírito das roupas: a moda do século XIX. São Paulo, Cia das Letras, 1987
  14. Ir para cima↑ MORAES, op. cit., pp. 4-5
  15. Ir para cima↑ Na casa grande - fortaleza para os membros masculinos da família e prisão para os membros femininos - o patriarca tem poder de vida e morte em relação aos dependentes e agregados, sendo que a esposa lhe é completamente submissa. A exagerada polarização entre os sexos engendra o duplo padrão de moralidade.como demonstraram Gilberto Freire e mais recentemente Richard Parker
  16. Ir para cima↑ o filme teve duas sequências: De volta para o futuro II, de 1989, e De volta para o futuro III, de 1990.
  17. Ir para cima↑ Apenas como curiosidade, podemos lembrar que a primeira vez que este modelo exato de vestido "entrou em cena", foi no corpo de Rita Hayworth, no antológico filme Gilda, de 1946 ("nunca houve uma mulher como Gilda") e, após Marilyn Monroe e Madonna, foi retomado em 2002 no filme Navio Fantasma sendo usado pela "cantora fantasma" Francesca, que canta "Senza Fine", música eternizada por Ornella Vanoni.
  18. Ir para cima↑ O homem é a nova mulher
  1.