PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

E.M.E.F. NAZINHA BARBOSA (POLO VIU)

PROJETO SOCYET CENTRO HISTÓRICO DE JOÃO PESSOA

João Pessoa

2013 

GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA

PROJETO SOCYET “CENTRO HISTÓRICO DE JOÃOPESSOA”

Projeto elaborado com o intuito de estimular uma consciência maior sobre o significado e a importância da história do centro de João Pessoa-Pé a três cidades mais antiga do Brasil. Este é sobre a sua “preservação” aliada à valorização e construção dos valores éticos. O referido projeto tem por objetivo primordial a renovação de padrões culturais da Comunidade escola.

1-IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 

  1. TÍTULO: PROJETO SOCYET “CENTRO HISTÓRICO DE JOÃO PESSOA” 
  1. AUTORES DO PROJETO

Prof. Esp. Gildásio Rodrigues Teixeira. 

  1. PARTICIPANTES 
  1. JUSTIFICATIVA 

Sabendo que centro histórico é pouco explorado pelas escolas municipais então a necessidade de estuda-lo, pesquisa-lo e resgatar um pouco da nossa memória. Alguns casarões em ruinas, pois o proprietário que se destrua mesmo para construir prédios e assim se perde as marcas da nossa história. Também com a educação de guias turísticos na cidade.

  1. OBJETIVOS 

a)    Geral:

  • Capacitar nossos estudantes para que se tornem agentes de turismo mirins da cidade que possam orientar a população.

b)   Específicos:

  • Desenvolver uma compreensão ampla sobre o centro histórico;
  • Perceber a heterogeneidade dos territórios e regiões que perpassam o do centro histórico da cidade;
  • Identificar os principais fatores de preservação da história;
  • Pesquisar soluções simples (e de baixo custo) que possam contribuir na preservação do centro histórico;
  • Criar uma cultura de respeito e preservação da história da cidade.

 

  1. METODOLOGIA

O projeto ora apresentado parte, inicialmente, dentro de uma perspectiva de uma pesquisa-ação, isto é, não tem apenas a pretensão de observar e analisar, mas também de intervir causando um desenvolvimento das relações de todos os envolvidos com o meio ambiente. O referido projeto constará de cinco fases principais: 1ª) sensibilização em torno espaço físico e social (compreensão dos conceitos de território e região); 2ª) interligação da preservação da história da cidade de João Pessoa – Pé e do meio ambiente; 3ª) desenvolvimento de palestras que tragam soluções para os problemas do centro histórico; 4ª) o desenvolvimento de uma cartilha em quadrinhos, peças teatrais etc. que sirvam como recurso para a educação de preservação da s nossas raízes; 5ª. Atuação como pequenos agentes de turismo.

Na primeira fase, será desenvolvida uma sensibilização ampla em torno das diversas relações e características que envolvem a definição de uma região e um território (isto é, os estudantes serão levados a olharem o seu bairro através de outros olhares). Em seguida, teremos a segunda fase que consistirá na compreensão de que o conceito de preservação do centro histórico estará diretamente relacionado, a conquista de uma educação histórica extraclasse e mental plena. Na terceira fase, iremos estabelecer várias parcerias formativas com os diversos órgãos de ensino (IFPB, UFPB, UEPB etc.) que irão auxiliar a transversalidade em torno da história da cidade da urbanização através de palestras focadas nos problemas que envolvem a poluição visual e sonora. Na quarta fase, iremos elaborar diversos materiais e recursos (cartilha ambiental em quadrinhos, peça teatral etc.) que irão auxiliar a atuação de nossos alunos como agentes de turismo. E, na quinta etapa, iremos estabelecer um cronograma de atuação na comunidade.

 


  1. AVALIAÇÃO

A avaliação será desenvolvida de uma forma contínua, por cada disciplina, através da observação da participação dos alunos, no empenho e nos materiais produzidos por eles dentro das atividades propostas. Ao longo do desenvolvimento deste projeto, iremos desenvolver também alguns exercícios de fixação da aprendizagem que terão um princípio diagnóstico, conforme já desenvolvido ao longo das práticas avaliativas nas disciplinas específicas. Em alguns momentos, a avaliação diagnóstica será aplicada de maneira a identificar as inteligências que se sobressaem mais em cada educando. Nesse momento, teremos o auxílio das especialistas da equipe técnica presente no contexto escolar.

Assim consideramos que a avaliação adotada deverá ter um aspecto formativo e som ativo (compreendendo a formação do conhecimento como algo que se acrescenta e se acumula) além da própria perspectiva diagnóstica. Essa perspectiva avaliativa terá como referência as observações de Cipriano C.Luckesi (2005, p.43) que entende a avaliação diagnóstica como a maneira mais viável para a renovação da educação, pois através da sua instrumentação dialética para verificar o caminho percorrido e apontar os próximos passos rumo a uma educação renovada tem o meio ideal para evitar uma prática autoritária e tradicional na domesticação de nossos educandos.

  1. CRONOGRAMA

 

ORD.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

(2013.1)

1ª. Bim.

2ª. Bim

3ª. Bim

4ª. Bim

1.

Sensibilização e compreensão dos aspectos históricos e geográficos que envolvem a cidade

 

 

 

 

2.

Interligação da geografia com a história

 

 

 

 

3.

Desenvolvimento de Diversas Palestras sobre a Preservação do Centro Histórico

 

 

 

 

4.

Produção de recursos para ser utilizados na educação da preservação do patrimônio histórico

 

 

 

 

5.

Atuação dos agentes de turismo 

No centro histórico

 

 

 

 

 

  1. 9.       PRODUTO FINAL
  1. 10.  O produto final esperado é a conclusão com êxito as palestras da educação de preservação histórica da cidade de João Pessoa a terceira cidade mais antiga do Brasil e que o aluno seja agente de turismo na cidade.
  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Referências

  1. ↑ Ir para: a b c Prefeitura Municipal de João Pessoa 2005-2012. João Pessoa – Patrimônio Nacional. Página visitada em nove de dezembro de 2012.
  2. ↑ Ir para: a b Hotel Guarani. Turismo em João Pessoa - Centro Histórico. Página visitada em 17 de dezembro de 2012.
  3. ↑ Ir para: a b José Crispiniano (24 de março de 2008). Centro histórico de João Pessoa é tombado. História Viva. Página visitada em 10 de dezembro de 2012.
  4. ↑ Ir para:a b Brasil Sabor. O centro histórico de João Pessoa. Página visitada em 10 de dezembro de 2012.
  5. ↑ Ir para:a b c Moraes, Ronei Marcos de. Igreja de São Francisco - Convento de Santo Antônio. Departamento de Estatística - UFPB. Página visitada em 10 de dezembro de 2012.
  6. Ir para cima↑ a-brasil.com. João Pessoa - Teatro Santa Rosa. Página visitada em 17 de dezembro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Veja fotos do Centro Histórico de João Pessoa (em português) no sítio do Portal G1
  • Superintendência do Iphan na Paraíba (em português)
  • Mapa do Centro Histórico de João Pessoa (em português)

[Expandir]

v • e

 Centro Histórico de