COMUNIDADE INDÍGENA UMARIAÇU I E II

PROJETO SOCIOAMBIENTAL E EDUCATIVO DE COMUNIDADE UMARIAÇU

 

TABATINGA

2019

 

JOÃO JUVITO CAMPOS

PROJETO SOCIOAMBIENTAL E EDUCATIVO DE COMUNIDADE UMARIAÇU

Projeto Socioambiental e Educativo, para análise e funcionamento em 2019 na comunidade Indígena de Umariaçu.

 

TABATINGA

2019

  1. IDENTIFICAÇÃO: PROJETO SOCIOAMBIENTAL E EDUCATIVO DE COMUNIDADE INDÍGENA UMARIAÇU, MUNICÍPIO DE TABATINGA - AM

  2. JUSTIFICATIVA

Diante dos crescentes problemas causados em sua essência pelo intenso aumento populacional da comunidade e da desorganização do espaço ocupacional pelos moradores, tornaram-se um dos problemas agravantes relacionados ao meio ambiente da localidade. Como visto que os moradores não tiveram acesso as informações sobre a importância do meio ambiente e da natureza. Nesse sentido é que propomos uma ação conjunta com os adolescentes e jovens para que estes sejam multiplicadores para que venham atuar na área ambiental, inclusive com a preservação da natureza existentes e que possa ser atrativo como turismo ambiental, pois acreditamos que enfrentar a crise ambiental é universal, para isso é necessário cuidar do meio ambiente para que seja garantido o bem estar para as futuras gerações. Pois os mesmos têm a possibilidade de se articular, fazer contatos, mobilizar e até ensinar pessoas, informando as questões relevantes sobre o mundo globalizado e do aquecimento Global, que atinge todo espaço geográfico mundial, de modo que a nossa região também foi atingida pelo fato. No entanto, percebe-se a importância da criação de espaço próprio ao desenvolvimento destes protagonistas desde cedo, enquanto que a comunidade ainda tem paisagem em reserva e que precisa ser preservada para continuar mantendo o equilíbrio da natureza, que o mesmo fui encontrados animais e outras espécies, além disso, igarapé que fica situada próxima a comunidade que a sua utilidade é indispensável pelos moradores e também que chegou a ser contaminada pelo esgoto da cidade próxima na parte da área Aeronáutica. Portanto, é importante entender a Lei Ambiental nº 7.347 de 24/07/1985. Sendo os governantes não se preocuparam com as situações. Assim, temos a perspectiva de proporcionar aos jovens meios efetivos para que tenham a compreensão dos problemas que afetam a sua vida e da sociedade, e desta forma, possam torna-se cidadãos aptos e conscientes para atuarem no ambiente de um modo comprometido com a vida de cada um e do planeta, salvando assim vidas que precisam ser preservadas.

  1. OBJETIVOS

- Levar a conscientização e a ação através de projetos de integração: social, cultural, humanista e ambiental.

- Formar crianças e jovens multiplicadores ambientais com a intenção de melhorar as atitudes da comunidade local e para a formação dos cidadãos mais conscientes e integrados socialmente.

- Capacitar para integrar os conhecimentos, levando em consideração para conscientizar as pessoas de modo geral.

 

4. OBJETIVOS ESPECIFICOS

- Despertar a valorização do meio ambiente, criando vínculos entre as crianças e jovens.

- Disseminar uma base de conhecimento teórico e prático sobre a problemática ambiental e o papel dos jovens na conservação e preservação do meio ambiente.

- Fortalecer o espírito de equipe e o trabalho em grupo, contribuindo para a formação integral das crianças e jovens, tornando-os cidadãos conscientes e atuantes.

- Formar jovens como multiplicadores, agentes da própria realidade local.

PÚBLICO BENEFICIADO

DIRETO: O projeto pretende atingir diretamente 300 alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais e estaduais, situadas da comunidade indígena Umariaçu, estado do Amazonas, que atenderá crianças e jovens da faixa etária de 12 a 20. O projeto será desenvolvido dentro do sistema educacional, através das implementações de trabalho em parceira com as escolas e com as ONGs e demais instituições envolvidas para a realização de atividades socioeducativas e a discussão conjunta do currículo escolar que contemplem a temática ambiental. [...]