PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

E.M.E.F. NAZINHA BARBOSA (POLO VIU)  

PROJETO SMELL “ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL” 

João Pessoa

GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA

PROJETO SMELL “ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL” 

Projeto elaborado com o intuito de estimular uma consciência maior sobre a ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL onde um grande contingente de pessoas não tem o hábito de se alimentar  . O referido projeto tem por objetivo primordial a renovação de padrões culturais e hábitos alimentares da Comunidade São José na preservação da saúde através da alimentação na comunidade do bairro São José. 

João Pessoa

2014

  1. TÍTULO: PROJETO SMELL “ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL” 
  1. AUTOR DO PROJETO

Prof. Esp. Gildásio Rodrigues Teixeira.

6-JUSTIFICATIVA 

Devido aos mau hábitos de alimentação dos alunos da escola que faz mau a saúde dos mesmos visto que setenta porcento das doenças e por causa da falta ou alimentação errada.Este é o motivo deste projeto smell.

  1. OBJETIVOS

 

a)    Geral:

  • Capacitar nossos estudantes para que se alimente direito e repasse o aprendizado

b)   Específicos:

  • Desenvolver uma compreensão ampla sobre alimentação
  • Perceber a heterogeneidade dos  alimentos
  • Identificar as tipos de alimentos
  • Criar uma cultura de hábitos alimentação

 

- 4 -

6-    METODOLOGIA

O projeto ora apresentado parte, inicialmente, dentro de uma perspectiva de uma pesquisa-ação, isto é, não tem apenas a pretensão de observar e analisar, mas também de intervir causando um desenvolvimento das relações de todos os envolvidos. O referido projeto constará de cinco fases principais: 1ª) sensibilização em torno  social (compreensão dos conceitos da boa alimentação); 2ª) interligação da preservação da saúde; 3ª) desenvolvimento de palestras que tragam soluções para os problemas alimentares; 4ª) o desenvolvimento de uma cartilha com bons hábitos alimentares.

 

 

- 5 -

  1. AVALIAÇÃO

 

A avaliação será desenvolvida de uma forma contínua, por cada disciplina, através da observação da participação dos alunos, no empenho e nos materiais produzidos por eles dentro das atividades propostas. Ao longo do desenvolvimento deste projeto, iremos desenvolver também alguns exercícios de fixação da aprendizagem que terão um princípio diagnóstico, conforme já desenvolvido ao longo das práticas avaliativas nas disciplinas específicas. Em alguns momentos, a avaliação diagnóstica será aplicada de maneira a identificar as inteligências que se sobressaem mais em cada educando. Nesse momento, teremos o auxílio das especialistas da equipe técnica presente no contexto escolar.

Assim consideramos que a avaliação adotada deverá ter um aspecto formativo e som ativo (compreendendo a formação do conhecimento como algo que se acrescenta e se acumula) além da própria perspectiva diagnóstica. Essa perspectiva avaliativa terá como referência as observações de Cipriano C.Luckesi (2005, p.43) que entende a avaliação diagnóstica como a maneira mais viável para a renovação da educação, pois através da sua instrumentação dialética para verificar o caminho percorrido e apontar os próximos passos rumo a uma educação renovada tem o meio ideal para evitar uma prática autoritária e tradicional na domesticação de nossos educandos.

Cultivo de uma orta no pátio da Escola Narzinha Barbosa juntamente com os alunos da mesma .Também com plantas medicinas e receitas caseiras.

10 – CONCLUSÃO

Espera-se que esse gesto do uso da boa alimentação e da criação da horta escolar venha concientiza a comunidade da Escola municipal Narzinha Barbosa

11 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁReferências

  1. Ir para cima↑ John Raulston Saul (1995), "The Doubter's Companion", 155
  2. Ir para cima↑ David Grazian (2008), "On the Make: The Hustle of Urban Nightlife", 32
  3. ↑ Ir para:a b c Fisiologia Oral básica; Robert M. Bradley; Editorial Médica

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

FICAS