PROJETO “SALA DE EDUCADOR”: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO 1º CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA

Autores (as): Eliane Cristina Dias Santos

                                                                                       José Ricardo Rodrigues Pereira                                                                                                       Silvana Dias Siqueira

RESUMO 

Os avanços tecnológicos e a, consequente, modernização da sociedade tem imposto inúmeros desafios à prática pedagógica, fazendo-se necessário repensar e replanejar o processo de ensino- aprendizagem às novas demandas sociais. O presente trabalho tem por objetivo destacar as contribuições da formação continuada no ambiente escolar, bem como, da integração das tecnologias de informação e comunicação ao processo de ensino-aprendizagem no 1º Ciclo de Formação Humana. A Escola Estadual “Irene Ortega” localiza-se na área urbana da sede do município de Mirassol d’Oeste - MT, no bairro Cohab Juruena. Atualmente, possui uma equipe de 37 profissionais, atendendo cerca de 150 alunos no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos, nos períodos matutino, vespertino e noturno. As atividades foram desenvolvidas no âmbito do Projeto “Sala de Educador”, de forma interdisciplinar, por meio da elaboração e desenvolvimento de uma sequência didática elaborada a partir do livro “O Grande Rabanete”, com as turmas do 1º Ciclo do Ensino Fundamental. As atividades integraram diversos espaços da unidade escolar como a sala de aula, Laboratório de Informática Educativa, rádio escolar (Projeto Educomunicação) e nutrição  escolar. A partir das atividades desenvolvidas percebeu-se a grande contribuição do Projeto “Sala de Educador” como espaço de formação continuada e de articulação entre teoria e prática, com destaque para a integração das tecnologias disponíveis na escola ao processo de ensino- aprendizagem no 1º Ciclo de Formação Humana. O desenvolvimento das atividades de forma integrada aos diversos espaços, disciplinas e recursos tecnológicos contribuíram para despertar  maior atenção e interesse aos alunos, bem como, maior assimilação dos conteúdos estudados.

Palavra-chave: Formação Continuada, Sequência Didática, Tecnologias

INTRODUÇÃO 

Nos últimos anos, é possível constatar intensas transformações ocorridas na sociedade, entre elas, as de ordem econômica, política e cultural, impulsionadas  pelo sistema capitalista e consolidação do processo de globalização. Os avanços tecnológicos destacam-se como fator preponderante para as novas noções de  tempo e espaço, viabilizados pelas tecnologias de informação e comunicação, configurando assim a chamada sociedade do conhecimento (SILVA, 2014). Nesta, faz-se necessário que os professores desenvolvam novas competências a fim de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, a partir da mediação possibilitada pelas novas tecnologias (MERCADO, 1998; 1999; 2002).

Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo destacar as contribuições da formação continuada no ambiente escolar, bem como, da integração das tecnologias de informação e comunicação ao processo de ensino-aprendizagem no 1º Ciclo de Formação Humana.