RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo Despertar nos alunos o gosto pela pintura e pelas artes, descobrindo suas linhas, formas e cores.a partir da releitura das obras de artistas plásticos (  Cândido Torquato Portinari, Tarsila do Amaral, Romero Brito, Van Goh), desenvolvendo o interesse pelas próprias produções. O projeto “releitura de obras de arte “SOMOS ARTISTAS”, traz para o cotidiano da criança a cultura brasileira através de vários artistas, mostrar para a criança que o Brasil é um país de diversidades e que existem outras culturas além da vivenciada por eles. Ao desenvolver esse projeto na Escola Municipal José Evaristo Costa, localizada na cidade de Araputanga, Mato Grosso, espero proporcionar ao educando a oportunidade de analisar, valorizar e apreciar obras artísticas.

Palavras-chaves: Ensino da Arte, releitura, ensino/aprendizagem.

 

1 INTRODUÇÃO

           

            A arte é um conhecimento adquirido pelo ser humano durante toda sua trajetória de vida e tratá-la como conhecimento é ponto fundamental, pois este é um dos maiores bens que a humanidade pode ter. A arte é patrimônio cultural da humanidade e todos têm direito de acesso a ela.

            A Arte está inserida no currículo escolar como área de conhecimento como declara a LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a qual determina o Art. 26: § 2º. O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural  dos alunos.

            Neste contexto, este projeto surge como conseqüência das atividades pedagógicas realizadas pela professora organizadora deste trabalho na área da Arte desta unidade escolar, do Projeto “Releitura de obras de arte “SOMOS ARTISTAS”.

            O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida.

            Evidenciamos ser fundamental ao desenvolvimento infantil o contato com diversas formas de arte e cultura. Segundo Vigotsky (2009) quanto mais veja, ouça e experimente, quanto mais aprenda e assimile, quanto mais elementos reais disponha em sua experiência, quanto mais será considerável e produtiva a imaginação infantil. A conclusão pedagógica segundo o autor é que dessa forma poderemos ampliar as experiências e a capacidade criadora suficientemente sólida das crianças.