PROJETO “REFLETINDO O BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL”

Professor Mestre Ciro José Toldo – (área de História)

JUSTIFICATIVA:

O referido projeto faz parte do resgate da História do Brasil que tem sua origem dentro do contexto histórico de nossa História, sobretudo para se compreender que a emancipação politica e administrativa, ocorrida em sete de setembro de 1822, têm suas origens com a chegada da família real em 1808; portanto, este tema requer estudo e deve ser compreendido e refletido com detalhes para que os alunos possam ter sua opinião. O ano de dois mil vinte e dois, ano que culmina com o bicentenário da Independência do Brasil, torna-se momento propicio para fazer o aluno e toda a comunidade escolar refletir a respeito deste importante acontecimento, uma vez que esse culmina com os novos rumos delegados à nação. Desta forma, as disciplinas de História, Geografia e Arte, da Escola de Autoria Antônio Fernandes, escola de tempo integral, situada no município de Naviraí, Estado de Mato Grosso do Sul, propõe o desenvolvimento do projeto ‘Refletindo o Bicentenário da Independência do Brasil’. Na essência deste projeto, busca-se envolver os alunos do Ensino Fundamental e Médio para entender e refletir a respeito das razões e importância do ‘sete de setembro’ em nossa História. Após ser traçado os objetos, as metodologias e as etapas do projeto, haverá a sua culminância na Semana da Pátria de dois mil e vinte e dois. Neste sentido, para o maior brilhantismo deste projeto, além das disciplinas envolvidas, por meio de seus professores e alunos, requer empenho da escola como um todo para sua plena efetivação, além de contarmos com a participação de elementos que estão fora do contexto escolar.

 

OBJETIVOS:

  • Conhecer com mais profundidade a História do Brasil e seus desdobramentos;
  • Compreender de que forma ocorreu a Independência do Brasil;
  • Envolver a temática da História com as outras áreas afins;
  • Entender e refletir as dimensões do processo emancipatório e suas consequências, tanto no passado como no presente;
  • Refletir a respeito da importância de conceitos como: liberdade, cidadania, autonomia e outros termos ligados com as áreas das Ciências Sociais que possam contribuir com o protagonismo de nossos alunos da Escola da Autoria;
  • Conhecer a História da Bandeira do Império e do Hino Nacional;
  • Levar os alunos a cantar com maior dinamismo e compreensão o Hino Nacional Brasileiro;
  • Compreender e conhecer a diversidade cultural do Brasil, por meios de suas tradições, costumes e até pelas danças típicas de cada região do país;
  • Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira -, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte.
  • Despertar o senso crítico dos alunos, trazendo questionamentos a respeito dos impactos causados pelo processo de independência do país, sobretudo quem ganhou e quem perdeu com esse episódio.
  • Integrar os órgãos de defesa, como Polícia Militar e Polícia Rodoviária com a comunidade escolar;
  • Despertar o interesse entre a comunidade escolar pelas ações da Guarda Mirim local aja vista ser algo criado pela Polícia Militar e que também conta com a participação de alguns alunos de nossa escola.

 

METODOLOGIA:

Este projeto será desenvolvido por etapa, conforme se apresenta abaixo; haverá encontros com os professores das áreas das disciplinas de História, Geografia e Arte para ser traçado, de forma objetiva, como será efetivado este audacioso projeto. Após este esboço, tendo a visão do todo, será levado ao conhecimento da Coordenação Pedagógica e direção escolar, mediante aceite, será levado ao conhecimento dos alunos que serão os protagonistas de sua execução. Este projeto pretende abranger todas as salas de aulas desta escola e terá como coordenação cinco alunos que serão escolhidos pelos professores orientadores do projeto. Tudo será feito para que os bons resultados sejam obtidos, sendo assim, haverá a possibilidade de inscrever essa ação em eventos fora de nossa escola, como a feira de trabalhos do Instituto Federal de Naviraí.

 

ETAPAS DO PROJETO:

  1. Elaboração do projeto com a participação dos professores de História, Geografia e Arte;
  2. Apresentação à coordenação da área e a direção;
  3. Encontro com os professores das disciplinas de História, Geografia e Arte, do Ensino Fundamental e Médio que deverão monitorar cada etapa do referido projeto;
  4. Após traçado e definida todas as etapas do referido projeto, haverá apresentação aos alunos por meio de Datashow;
  5. Cada momento do projeto será efetivado em torno de comemoração cívica, tendo a presença de toda a comunidade escolar, desta forma haverá maior ênfase ao projeto.
  6. O projeto será escrito, discutido e delineado durante o mês de março de dois mil e vinte e dois;
  7. Nos meses de abril até agosto serão desenvolvidos os temas que são apresentados na sequencia;
  8. A culminância do projeto acontecerá na  Semana da Pátria de dois mil e vinte e dois com os acontecimentos que estão descritos na sequencia.

 

SEMANAS QUE HAVERÁ A APRESENTAÇÃO DO PROJETO:

Mês de Abril: Apresentação do Projeto para a Coordenação Pedagógica, direção e aos alunos;

 

Dia 28 de abril – Abertura oficial do Projeto, contanto com a presença da direção, coordenação escolar, Coronel da Polícia Militar, Representante da PRF e da Guarda Mirim.

 

Maio: dia 05 – Por meio da disciplina de História, os alunos do nono ano irão apresentar um jogral a respeito da importância de se comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil.

 

Maio: dia 10 – Por meio da disciplina de Geografia, os alunos do oitavo ano irão narrar a respeito da História do Hino Nacional Brasileiro.

 

Maio: dia 24 – Por meio da disciplina de História, os alunos do primeiro ano “B” do Ensino Médio, irão apresentar a Bandeira do Império que eles desenharam, bem como a História e a simbologia desta Bandeira, pois muitos de seus elementos estão na atual Bandeira Republicana Brasileira.

 

Junho: dia – 07 – Disciplina de Geografia, os alunos do sexto ano apresentaram algumas danças típicas do Brasil;

 

Junho: dia 21 – Disciplina de História, os alunos do segundo ano do Ensino Médio irão discorrer a respeito da História da Bandeira da República;

            Julho: dia 05 – Disciplina de Arte, alunos do 3º Ano - Miniteatro bicentenário;

            Agosto: dia 09 – Disciplina História – 7º Ano - Movimentos sociais no Brasil;

           Agosto: dia 23 – Disciplina Arte - Pinturas na Escola com bandeiras;

           Setembro: Dia 1º - Apresentação da Guarda Mirim com entronização do     

           Pavilhão Nacional;

            Setembro: Dia 02 – Solenidade Cívica na quadra da escola com diversas   

            apresentações feitas pelos alunos; 

            Setembro: Dia 05 – Apresentação de palestra e atividades com os membros da Polícia Rodoviária Federal na quadra e pátio da escola;

             Setembro: dia 06 - Caminhada cívica no entorno da escola, com cartazes, bandeirinhas e participação da Polícia Militar.

            Este ato do dia seis de setembro, com a chegada da caminhada cívica, em frente a escola efetivou-se a culminância do referido projeto