PROJETO DE PRÁTICA

 

O cuidar e educar na Educação Infantil e a organização do tempo e do espaço 

1ª Etapa: 

1) As práticas e ações pedagógicas consideram o cuidar e educar de forma indissociável? Quais ações do educador demonstram isso? Se não, quais ações demonstram isso?

Sim, as ações das professoras nesta turma de berçário mostram que o trabalho pedagógico desenvolvido durante a rotina como a alimentação, higiene, a estimulação dos bebês e demais atividades, consideram o cuidar e educar indissociáveis. Ao pensar na instituição de educação infantil, mais especificamente no berçário, é a professora a responsável por cuidar da criança e estabelecer esta mediação entre o bebê e o mundo, o bebê e o conhecimento, ou seja, ela educa esta criança.

 A formação do educador infantil deve estar baseada na concepção de educação infantil. Deve buscar a superação da dicotomia educação/assistência, levando em conta o duplo objetivo da educação infantil de cuidar e educar. (FOREST, 2009). 

2) Como é organizado o tempo e espaço nesta escola de educação infantil?

 A organização do espaço e tempo na assistência às crianças do berçário nesta Escola de Educação Infantil, nota-se que está totalmente comprometido com o cuidar x educar. O espaço escolar é muito bem organizado de acordo com a necessidade da criança. Cabe salientar, a sala de aula está exclusivamente unida com a escolarização na sua organização, e quando organizadas em espaços práticos com o controle do tempo, possibilitando o disciplinamento da criança para o seu desenvolvimento. 

O espaço da sala de aula é rico em detalhes como brinquedos pedagógicos para a faixa etária da turma, móbiles, as paredes estão decoradas com fotos das crianças que expressam a identidade de cada um no meio escolar, as paredes estão pintadas com cores divertidas e alegres tornando-se um ambiente muito agradável, espaço para brincadeiras e espaço lúdico. A organização do espaço está totalmente organizado e voltado para a concepção de criança e infância. Portanto, o ambiente visitado favorece as relações interpessoais, o acolhimento, o diálogo, as aprendizagens e as interações. A escola e as educadoras favorecem um ambiente seguro e confortável. 

3) Descreva como é a rotina desta classe de educação infantil? (nesta questão é permitido, além de descrever, se possível, apresentar uma cópia da rotina, se o professor da classe disponibilizar). 

 

Escola de Educação Infantil XXXX

  A rotina dessa classe é seguida de acordo com os horários estipulados para a aprendizagem. A chegada das crianças acontecem às 7h, esse é o momento da acolhida, de receber as crianças, verificar agendas e seu bem estar. As 8h acontece a troca de fraldas pelas professoras; 8h30 é a hora do lanche/fruta, 9h15 é o momento de pegar um solzinho no pátio e brincar na rua. Às 10h higiene e a troca de fraldas; 10h30 é o momento do almoço; 11h higiene e troca de fraldas; 11h15 é a hora da soneca (neste momento nota-se que cada criança tem a sua maneira de dormir); 13h é a hora de acordar para as atividades do turno da tarde e momento das mamadeiras; 13h10 é o momento da higiene e troca de fraldas; 13h30 brincadeiras na sala, aguardando a chegada dos coleguinhas do turno da tarde (neste momento as professoras brincam com as crianças com brinquedos coloridos e sonoros); 13h45 atividades de incentivo, foi o momento de rodinha e músicas; 14h momento de estimulação corporal (brincadeiras com bolas, blocos de espuma e cadeira de balanço); 14h30 atividade que foi utilizado brinquedos e fantoches coloridos, de diferentes formas e tamanhos que foram mostrados aos bebês estimulando-os a manusear o objeto; 15h hora do lanche (frutas); 15h15 hora do soninho; 16h momento livre, explorando os brinquedos da sala de aula (foram utilizados brinquedos que estimulassem o tato das crianças com objetos de diferentes texturas); 16h20 hora da higiene e troca de fraldas; 16h30 pré-janta; 17h hora da higiene/troca de fraldas e preenchimento das agendas e revisão nas mochilas; 17h45 brincadeira na sala de aula (brinquedos com móbiles estimulando a percepção sensorial e brinquedos pedagógicos de encaixar) e momento da mamadeira; 18h momento da saída.

 

4) Qual o papel desse professor (pedagogo), que você acompanhou, na organização do tempo e espaço oferecido às crianças desta classe de educação infantil?

 O papel das professoras foram de extrema importância para a classe na organização de tempo/espaço e foi seguido a rotina. As professoras tiveram um olhar atento as crianças, ao tempo e ao espaço. Organizaram os móveis, brinquedos, matérias de aprendizagem referente as atividades propostas na rotina, considerando as necessidades relacionados higiene/troca de fraldas, repouso/hora do sono, alimentação e brincadeiras educativas. Foi levado em conta as características pessoais de cada criança, foi respeitado sua individualidade de cada um perante ao grupo. As professoras pensaram na organização do tempo/espaço para proporcionar aos bebês um espaço atraente para seu desenvolvimento/aprendizagem.

 

2ª Etapa: 

1) Como devemos pensar o cuidar e educar no currículo da educação infantil? O que significa o cuidar e o educar?

 

Na educação infantil o “cuidar” é parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que exploram a dimensão pedagógica. Cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimento e a cooperação de profissionais de diferentes áreas.

O cuidar é definido como: “(...) parte integrante da educação, embora exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica, ou seja, cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda integração de vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas.” (RCN/I, vol. I, 1998, p.24).

O cuidado precisa considerar, principalmente, as necessidades das crianças, que quando observadas, ouvidas e respeitadas, podem dar pistas importantes sobre a qualidade do que estão recebendo. Os procedimentos de cuidado também precisam seguir os princípios de promoção da saúde. Para se atingir os objetivos dos cuidados com a preservação da vida e com o desenvolvimento das capacidades humanas, é necessário que as atitudes e procedimentos estejam baseadas em conhecimentos específicos sobre desenvolvimento biológico, emocional, e intelectual das crianças, levando em conta diferentes realidades sócio-culturais (BRASIL, 1998, p. 25).

Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, de respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

De acordo com o referencial, educar significa: “(...) propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.” (RCN/I, vol. I, 1998, p.23)

                    

2) Como deve ser pensada a organização do tempo e espaço na educação infantil?

O tempo é fundamental para organizá-las dentro tendo presentes as necessidades biológicas das crianças como as relacionadas ao repouso, à alimentação, à higiene, e à sua faixa etária; as necessidades psicológicas que se referem às diferenças individuais como, por exemplo, o tempo e o ritmo que cada uma necessita para realizar as tarefas propostas; as necessidades sociais e históricas que dizem respeito à cultura e ao estilo de vida, como as comemorações significativas para a comunidade onde se insere a escola e também as formas de organização institucional da escola infantil. (BARBOSA, HORN, 2001, p. 68)

O espaço é muito importante para a criança pequena, pois muitas, das aprendizagens que ela realizará em seus primeiros anos de vida estão ligadas aos espaços disponíveis e/ou acessíveis a ela. (LIMA, 2001, p.16)

                  

3) O que podemos entender por uma rotina na educação infantil? Como a rotina deve ser organizada? Considerando que ela deva ser voltada à criança pequena.

A rotina, segundo Mantagute (2008), pode ser definida como uma categoria pedagógica utilizada nas instituições educativas para auxiliar o trabalho do educador, sobretudo, para garantir um atendimento de qualidade para as crianças. A autora complementa que a rotina também pode ser considerada uma forma de assegurar a tranquilidade do ambiente, uma vez que a repetição das ações cotidianas sinaliza às crianças cada situação do dia. Ou seja, a repetição de determinadas práticas dá estabilidade e segurança aos sujeitos. Saber que depois de determinada tarefa ocorrerá outra, diminui a ansiedade das pessoas, sejam elas grandes ou pequenas. (MANTAGUTE, 2008).

                   A organização da rotina das atividades da criança no meio escolar é uma questão de extrema relevância. Essa deve ser observada a partir do planejamento feito pelo quadro pedagógico, conduzida no plano de trabalho ou de aula. A rotina proporciona à criança segurança e domínio do espaço e do tempo que passa na escola.

 

4) Descreva qual o papel do professor (pedagogo) na organização do tempo e espaço oferecido às crianças na educação infantil.

Organizar o cotidiano das crianças da Educação Infantil pressupõe pensar que o estabelecimento de uma sequência básica de atividades diárias é, antes de mais nada, o resultado da leitura que fazemos do nosso grupo de crianças, a partir, principalmente, de suas necessidades. É importante que o educador observe o que as crianças brincam, como estas brincadeiras se desenvolvem, o que mais gostam de fazer, em que espaços preferem

ficar, o que lhes chama mais atenção, em que momentos do dia estão mais tranquilos ou mais agitados. Este conhecimento é fundamental para que a estruturação espaço-temporal tenha significado. Ao lado disto, também é importante considerar o contexto sociocultural no qual se insere e a proposta pedagógica da instituição, que deverão lhe dar suporte. (BARBOSA; HORN, 2001, p. 67)

A pedagogia se faz no espaço realidade e o espaço, por sua vez, consolida a pedagogia.

 

3ª Etapa: Nesta etapa, você deverá apresentar em forma de relatório reflexivo, as suas considerações finais, articulando teoria estudada com a prática vivenciada. E ao final deste relatório, apresente as contribuições da realização deste Projeto de Prática para a sua futura formação profissional.

 Foi observado como é o desenvolvimento de uma rotina escolar em uma turma de berçário que atende crianças com idade entre 4 a 11 meses. O Berçário, integrado ao projeto pedagógico, tem por objetivo unir cuidado e educação, imprescindível para garantir o bom atendimento às necessidades individuais dos bebês. Tudo sem perder características essenciais para a criança: a confiança, a afetividade e o calor humano. A escola dispõe de uma sala apropriada para estimular os bebês no seu desenvolvimento motor, perceptivo, afetivo, social e intelectual.

 A proposta pedagógica da escola tem como base a Teoria Pós-Construtivista, onde o conhecimento é construído a partir da interação entre o indivíduo e o meio ambiente em que vive. A escola é baseada nos estudos de Vygotsky e Piaget acreditando numa proposta em que a criança interaja com o meio em uma prática pedagógica centrada no indivíduo inserido na coletividade.

 O ambiente escolar é de afetividade e segurança para as crianças, através de suas experiências e brincadeiras, onde elas possam expressar seus pensamentos, sua criatividade e imaginação, construindo assim seus conhecimentos. A escola trabalha com grupos de crianças reduzidos, possibilitando garantir atenção e acompanhamento o que julgamos importante para as crianças.

Fazendo um parâmetro entre a teoria estudada e a prática vivenciada, podemos partir do princípio que é de extrema importância para o estudante de pedagogia este projeto de prática para um desenvolvimento profissional futuro. Cabe salientar, que podemos aprender a exercer a profissão de professora por meio da observação, essa vivência contribui para o crescimento pessoal e profissional.

REFERÊNCIAS:

BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Organização do Espaço e do Tempo na Escola Infantil. In.: CRAIDY, Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. Educação infantil: pra que te quero?– Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

 

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental.- Brasília: MEC/SEF,1998.

 

BRASIL. Parecer CEB nº 022 de 17 de dezembro de 1998. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF. Disponível em: www.portal.mec.gov.br.

FOREST, N. A. (2009). Cuidar e educar: perspectiva na Educação Infantil no Brasil. artigo, 2009. Disponível em: http://www.icpg.com.br. Acesso em: 26 set. 2016.

LIMA, Elvira de Souza. Como a criança pequena se desenvolve. São Paulo: Sobradinho, 2001.

 

MANTAGUTE, ELISÂNGELA L.L. Rotinas na Educação Infantil. Disponível em: http://200.195.151.86/sites/educacao/images/stories/elisangela-rotinas_na_educacao_infantil.pdf. Acesso em 20/09/2016.