APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Este projeto é umdocumento que configura a identidade desta Unidade Escolarcom medidas que definem os pressupostos, as finalidades educativas e as diretrizes gerais da proposta pedagógica da instituição.

Na verdade, o Projeto Político Pedagógico foi visto com ações plenamente identificáveis. Para se atingir os objetivos preestabelecidos. É a projeção do desejo de criatividade, qualidade e integração das coisas, das pessoas com toda a experiência e prontas para uma granderealização. Este documento é a concretização de um conceito que busca a realidade tendo como base o que temos. Este contém os fundamentos e princípios que garantirá a Unidade Escolar Zezinho Dondon, a identidade que pretendemos consolidar em nossa prática pedagógica. É o grande desafio deste Projeto à educação de uma comunidade heterogenia que busca a escola como meio de ascensão social e cultural.

A educação é prioridade de todos os seres humanos, por isso, precisamos estabelecer metas para ser ampliadas a um espaço de curto, médio e longo prazo, a onde a escola acompanhe de forma gradativa as verdadeiras necessidades da comunidade escolar para que a escola alcance esses objetivos. Vale ressaltar a importância de que o corpo docente faça adequações necessárias para que seus alunos sejam capazes de aprender e serem conscientes de seus direitos e deveres, de liberdade e igualdade. Coerentes com as estratégias previstas na LDB, a instituição educacional tem como meta prioritária o desenvolvimento global do aluno, e para que isso ocorra, faz-se necessário a integração entre educação-cultura que não se restrinja ás elucubrações teóricas, mas que se concretize numa escola na qual a comunidade em que está inserida, seja capaz de formar uma sociedade mais justa e preparada para promover mudanças. Diante de oportunidade oferecida pela Lei 9.394/96, onde cada escola pode organizar seu sistema de ensino de modo que atenda às necessidades e possibilidades. Organizamos nossa Proposta Pedagógica que tem com seu maior objetivo a formação do homem exercendo em sua plenitude o direito a cidadania explorando as suas potencialidades.

INTRODUÇÃO

Desde o início de 2009, o projeto político pedagógico vem sendo construído e propondo novos caminhos, para uma escola diferente, entretanto somente em 2010 foi que a equipe gestora em parceria com todos os que fazem parte dessa instituição escolar formulou o documento.E por entendermos que o PPP é um documento que necessita de reformulação conforme as necessidades da escola e do educando, a equipe escolar decidiu novamente implementá-lo neste ano (2014) com ações para serem desenvolvidas no biênio 2015 – 2016.

Todas as questões que envolvem o fazer pedagógico e as suas relações com o currículo, conhecimento e com a função social da escola obriga a um pensar e uma reflexão contínua de todos os que são envolvidos neste processo:“O que queremos que a Unidade Escolar Zezinho Dondonconstrua”?

Que conhecimentos serão necessários aos nossos alunos, oriundos deoutras localidades e especialmente a comunidade local precisarão ter, para de fato exercer a sua cidadania, nesta sociedade tão cheia de conflitos. Conflitos estes que estão presentes no espaço escolar, nas relações pessoais, no confronto das ideias, e também do surgimento de novas concepções, das dúvidas e da necessidade do diálogo entre os educandos/educadores/família (professores, pais, alunos...).

Tais situações serão apresentadas no decorrer deste documento, nas linhas e nas entrelinhas de cada parágrafo, resgatando o aspecto histórico de como cada momento foi sendo produzido e construído. Pois este documento é o resultado de um esforço conjunto dos profissionais da educação, pais e funcionários de todas as áreas não somente pedagógica, desta unidade escolar com o objetivo de respaldar as ações administrativas e pedagógicas no âmbito desta escola.

Há a consciência, por parte dos que o produziram, de que representa apenas um desabrochar do projeto político pedagógico e se encontra aberto a todo e qualquer tipo de sugestão e encaminhamentos. Sabemos que nenhum projeto político pedagógico pode ser dado como pronto e acabado sob pena de se cristalizar e deixar de acompanhar os movimentos da história.

Portanto, nossa reflexão continua baseada principalmente na prática pedagógica cotidiana e na discussão dos referenciais teóricos que nos encaminhem para uma “práxis” responsável e compromissada com uma escolade qualidade.