PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PARTE DO DIAGNÓSTICO

EMEIEF VEREADOR ODÉRCIO NUNES DE MATOS

PROFESSOR CIRO TOALDO

 

 

           

O Projeto Pedagógico da Escola tem como proposta a educação libertadora de Paulo Freire que tem como característica principal o ensino voltado à realidade do aluno.

            A elaboração contou com a participação de toda a comunidade escolar, e encontra-se a disposição de todos os interessados.

            Procurou-se priorizar a qualidade desde o início, analisando criticamente o sistema atual vigente, nossa realidade, nossos sonhos e nossas ações de maneira que possamos nos situarmos para trabalharmos no sentido de causarmos transformações.

            A escola busca constantemente conteúdos condizentes com a realidade do aluno, sempre que necessário solicita-se membros da comunidade: religiosos, médicos, policiais, etc...

            No sentido de aprofundar questões pertinentes ao interesse dos alunos, acontecem reuniões, palestras, mini cursos, teatros.

            Tem-se conhecimento das necessidades da comunidade, sendo assim, a Unidade Escolar está sempre aberta para Associação dos Moradores de Bairro, Igrejas e outras entidades.

            São feitas parcerias com vários  segmentos da sociedade, quando necessário ou mesmo por iniciativas dos Secretários Municipais,  representantes de entidades e diretores de  empresas.

            Professores e alunos trabalham juntos, resgatando os valores humanos da Pré Escola a 8ª série.

            São freqüentes os trabalhos em grupos, debates e elaboração de Projetos, onde a maioria dos professores  envolve-se de forma participativa.

            Os educadores trabalham com metodologias inovadoras, buscando aprimorar conhecimentos no sentido de levar o aluno à construção da própria aprendizagem.

            As reuniões mensais contam com a presença da maioria dos professores , onde há interesse pela formação profissional.

Além das reuniões mensais os docente participam de encontros, seminários, congressos, cursos, mini cursos e palestras, buscando incorporar mudanças em sua prática educativa oferecendo subsídios para que o educando torne-se crítico, responsável e participativo.

            Existe um envolvimento de todos os segmentos da escola, os pais têm participação significativa na vida escolar dos filhos, porém alguns preocupam-se apenas com os resultados que visam o aprendizado, transferindo tais responsabilidades unicamente à escola.

            A direção tem feito uma gestão transparente na transmissão de informações claras e objetivas, realizando momentos de diálogos apoiando as mudanças para melhoria do nível profissional e do aluno, proporcionando assim o respeito mútuo e a democracia entre os membros da comunidade escolar.

            Quanto às reuniões com os pais, são realizadas de forma atrativa, com apresentações artísticas dos alunos, sorteios de prêmios, gincanas, tornando um momento agradável, fortalecendo assim o relacionamento entre os segmentos.

            Os professores são dedicados ao estímulo dos alunos, despertando-os para a necessidade de ampliar conhecimentos.

Acontece também anualmente, eleição de líderes de sala e Grêmio Estudantil, onde os próprios alunos têm liberdade para serem candidatos  e eleger seus representantes  levando em consideração algumas disciplinas que são através de combinados.

            Os professores usam materiais didáticos diversificados, que proporcionam aulas atrativas e motivadoras, visando desenvolver o senso  crítico.

            São realizados projetos, inter-classes, debates, teatro, danças onde os temas surgem de necessidades e os professores trabalham em suas turmas esclarecendo dúvidas, justificando os aspectos necessários.

            As relações humanas nem sempre são cem por cento harmônicas, quando se convive em grupo há divergências de idéias e opiniões. Mas procura-se manter o respeito mútuo, a existência da prática de diálogo entre todos os segmentos e ética profissional  que é o principal fator de interação e integração de um grupo.

            A Escola tem grande preocupação com os valores que se perderam no tempo, por conta do momento de transição em que a sociedade vive. Procuramos resgatar esses valores através de comemorações cívicas, palestras, reuniões com pais e alunos, participações em eventos culturais, vídeos, testemunhos, campanhas e outros., contribuindo assim para o desenvolvimento do cidadão no exercício de uma plena cidadania.

            O planejamento é elaborado após o início das aulas, onde os professores têm a oportunidade de conhecer os alunos e tecer um diagnóstico ,em seguida acontece o momento de encontro onde todos reúnem –se para refletir sobre a prática educativa e planejar atividades, visando o crescimento do aluno.

            O reforço escolar é realizado através de atendimento individual, onde o aluno é atendido conforme o grau de necessidade: conteúdo a conteúdo, com técnicas inovadoras e metodologias diferenciadas. Quando é  conveniente são feitas atividades extra-classe através de pesquisas e experimentos, onde a troca de experiência é valorizada de forma que os alunos que assimilaram os conteúdos ajudem aos que têm dificuldades.

            Na recuperação os conteúdos são retomados com os alunos que não alcançaram os objetivos propostos, os mesmos são novamente avaliados.

            No tocante à avaliação, determina-se que seja de forma contínua, avaliando o aluno diariamente com diferentes recursos, não centrando- se apenas em provas e testes.

             Através de Conselho de Classe os  alunos são envolvidos no processo de avaliação e auto-avaliação ocasionando um momento de reflexão e mudanças de atitudes de ambas as partes.

            Para  combater a evasão e a repetência, precisamos persistir na caminhada rumo ao encontro das dificuldades existentes na comunidade e na escola, tentando amenizá-las aproximando o aluno, motivando-o com aulas interessantes e atrativas, resgatando seus valores humanos, criando estratégias que façam da escola um ambiente agradável, onde haja um perfeito entrosamento entre aluno, escola e família.

            Quanto ao problema de alunos faltosos, acontecem alguns casos,  devido a ausência dos pais ou responsáveis por motivo de trabalho, dificuldades financeiras e mudanças de residências domiciliares.

            A Escola mantém um vínculo democrático com a comunidade através do Conselho  e Associação de Pais e Mestres, onde todos participam e decidem juntos.

            O Grêmio estudantil é um segmento formado de alunos, que colabora com a administração escolar, informando a direção sobre os assuntos relevantes que acontecem nas salas e pátio.

            Somamos parcerias também com outros órgãos, secretarias e membros da comunidade, sempre que necessário para palestras, depoimentos, reuniões, gincanas e campanhas ( de combate a dengue, drogas, prostituição, saúde, etc.)

            Vale a pena ressaltar também as parcerias realizadas juntamente com a Gerência Municipal de Educação, Conselho Tutelar, SENAI ,Gerência de Saúde, Idaterra , Copasul, Coopernavi, Iagro, Horto Florestal, CEDEN, Conselho Tutelar, Lions Clube, Lar do Menor, Escolas etc.

            Essas parcerias têm favorecido o desenvolvimento de nossos alunos mantendo os informados e aumentando seus conhecimentos.