O planejamento também faz parte das funções administrativas da escola.

Podemos falar que ele é efetivado no presente e seu resultado é focalizado no futuro.

Os gestores ao administrar uma escola devem possuir pulso firme no momento de planejar sempre passando confiança aos membros da escola. Planejar é definir com prioridade o que será colocado em prática, a forma como será feito, atingindo resultado esperado lá na frente.

 Existem alguns tipos de planejamento no âmbito escolar que se diferenciam na sua maneira de se administrar.

Em um ambiente escolar é muito comum os gestores e sua equipe escolar desenvolverem um planejamento sem se preocupar com a realidade interna e externa da escola, a fim de não levar em conta o dia a dia dos membros da escola. Este é um planejamento funcional, a onde os gestores e os membros da escola só se preocupam em cumprir normas e regras.

O planejamento funcional, ele pode até acontecer como um bom planejamento, desde que procurem passar com clareza os seus objetivos.

Está forma de se planejar não conseguirá esconder por muito tempo a realidade que se consiste em um âmbito escolar, logo as coisas vão se mostrando que nada mudou que tudo irá continuar como era antes. Então a escola que não tem visão de mudanças, que não aceita inovações e só se prende em papéis, não conseguem atingir os seus objetivos com qualidade.

Mas já o planejamento estratégico visa transformação da realidade, compreendendo a fundamental importâncias da participação de todos os membros da escola na sua elaboração.

O planejamento estratégico é uma forma de mudar tudo aquilo que não deu certo na escola, assim podendo apontar os erros que aconteceram nos anos anteriores, ou até mesmo procurar com a gestão e com toda equipe escolar respostas para as dificuldades que os alunos estão tendo no momento. Então se houver uma preparação prévia de tudo que se deseja fazer e pensar sempre na realidade interna e externa da escola, tudo irá caminhar bem até o final do ano letivo e com certeza todos os objetivos e metas serão alcançadas.

Portanto podemos afirmar que o planejamento estratégico é essencial na escola, com o propósito de buscar novas possibilidades de ensino, objetivando a realidade ao qual vive a comunidade, a fim de promover um ensino-aprendizado com eficiência e qualidade.

Para que se tenha um bom planejamento estratégico segundo Heloísa Lück é essencial levar em conta alguns elementos fundamentais como:

Informações sobre os elementos internos e externos da escola.

Análise de implicações futuras e globais de decisões atuais e ações locais.                

Exploração de alternativas de ação.

Aplicação de pensamento inovador e criativo.

Construção de referencial avançado.

Visão estratégica.

Objetividade, simplicidade e clareza.

Orientação para resultados e responsabilidades social.

 

Referências bibliográficas:

Lück, Heloísa. A Aplicação do Planejamento Estratégico na Escola. Revista Gestão em Rede, [S.I.], n.19, p.8-16, ab. 2000.