PROJETO SUESC RECICLAR 2008.

Projeto para a redução, recuperação, reutilização e reciclagem dos resíduos produzidos como lixo na instituição SUESC - SOCIEDADE UNIFICADA DE ENSINO SUPERIOR E CULTURA.

DEFINIÇÕES.

Lixo - é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas. São resíduos sólidos produzidos e descartados, individual ou coletivamente, pela ação humana, animal ou por fenômenos naturais, nocivos à saúde, ao meio ambiente e ao bem-estar da população.

Lixo tóxico - inclui pilhas e baterias, que contêm ácidos e metais pesados em sua composição; certos tipos de tinta (como aquela usada nas impressoras), além de resíduos industriais.

Coleta seletiva - é um serviço especializado em coletar o material devidamente separado pela fonte geradora. Este sistema facilita a reciclagem porque o material permanece limpo e com maior potencial de reaproveitamento. É o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são passíveis de serem reciclados; previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.

Reeducação ? hábitos e costumes que não mudam da noite para o dia, não significa educar, a educação é o procedimento informativo primario. A reeducação é a revisão e alteração ou reforço de informações que venham a atingir os objetivos de mudanças nas atitudes, comportamentos, modo de pensar e enxergar o ambiente e as suas inter-relações.

Redução ? é diminuir a quantidade de lixo. A melhor forma de resolver um problema constante, como é o caso dos resíduos, é a de evitar o seu aparecimento. Uma das atitudes para reduzir a quantidade de lixo gerado é utilizando produtos fabricados de forma diferente, ou prolongando o tempo de vida útil do produto. Costuma-se, por exemplo, utilizar copos descartáveis em festas, escritórios ou mesmo em casa. É muito difícil o mesmo copo ser reutilizado, por ser justamente descartável. Deve-se preferir o uso de materiais mais duráveis, como o vidro ou a porcelana.

Reutilização ? A reutilização também é uma forma de redução, pois os produtos permanecem mais tempo em uso antes de serem descartados. Consiste no aproveitamento de produtos sem que estes sofram quaisquer tipos de alterações ou processamento complexos (só passam, por exemplo, por limpeza).

Reciclagem - é o real proveitamento dos materiais como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita tratamento final, como aterramento, ou incineração. O conceito de reciclagem não deve ser confundido com o de reutilização.

Recuperação ? Em todo ciclo produtivo há perdas. Além de obter a maior eficiência se há de pensar na possibilidade de recuperá-las. É toda a ação que venha a conseguir o retorno das perdas ocorridas nos diversos processos, de maneira a se demandar menos insumos originais por estarem sendo recuperada nas saídas dos mesmos, alguma parte destes insumos que seria perdida.

Reaproveitamento ? termo geral que inclui a reutilização, reciclagem, recuperação, por diversos processos, dentre eles a compostagem, tanto para os resíduos orgânicos como para os inorgânicos.

Resíduo orgânico - tem origem animal ou vegetal, ou seja, que recentemente fez parte de um ser vivo. Numa linguagem mais técnica e moderna, abordaríamos os resíduos sólidos, sendo seu componente biológico a matéria orgânica, mas da mesma forma oriundos dos seres vivos, animais e vegetais. Neles pode-se incluir restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, papéis, madeira, etc.

Resíduo inorgânico - inclui todo material que não possui origem biológica, ou que foi produzida através de meios humanos, como plásticos, metais e ligas, vidro, etc. Considerando a conformação da natureza, os materiais inorgânicos são representados pelos minerais.

Riscos ? são resíduos provenientes de lixo que oferecem sérios perigos à saúde humana e ao meio ambiente, e que podem muitas vezes conter materiais perigosos. Coleta seletiva e monitoramento diminuem os riscos do lixo.

OBJETO DO PROJETO

O desafio assumido pelo grupo foi o de desenvolver uma proposta que viesse ao encontro das necessidades dos usuários do edifício ocupado pela instituição SUESC - SOCIEDADE UNIFICADA DE ENSINO SUPERIOR E CULTURA, oferecendo uma solução que seja viável e passível de ser implementado; um projeto que contemple a redução, recuperação, reutilização e reciclagem dos resíduos produzidos, como lixo, pelas pessoas ocupantes do prédio.

Embora o esforço para a redução na produção de lixo quer seja por campanhas educacionais, como pelo aumento da vida útil de materiais descartáveis, além da recuperação de resíduos que podem ser reutilizados como matéria prima (assim reduzindo o consumo das mesmas, mas principalmente diminuindo as quantidades rejeitadas como lixos), sejam abordadas no projeto, o foco é dado no reaproveitamento e reciclagem dos dejetos produzidos durante o funcionamento da instituição de ensino, nas instalações situadas na Praça da República, 50 - Centro ? Rio de Janeiro ? RJ.

O público alvo são os alunos, professores, empregados, visitantes, ou qualquer elemento que produza algum tipo de rejeito que venha a se transformar em lixo. Esta sendo considerados, uma população de aproximadamente 3.000 alunos, 200 empregados, incluído os professores e dirigentes, e um público flutuante em trânsito, de 100 visitantes, perfazendo um total de 3300 transeuntes.

Os andares considerados nos estudos para o desenvolvimento do projeto foram: andar térreo; o 2º andar do auditório; o 4º andar da biblioteca; os andares 5,º 6º, 7º, 8º, 9º, 10º, 11 º, 13º, 14º, 15º, 16º das salas de aula, como andares típicos; o 12 º andar da Cantina e o 17º andar da Computação. Estes andares foram selecionados, por serem os que contribuem significativamente com a maior quantidade de lixo, tendo como destaque e de relevância na produção de lixo, o 12º andar onde está funcionando a Cantina.

Espera-se como resultado final, que seja alcançado o objetivo de conscientização da população ocupante do edifício, através de uma campanha permanente de cunho informativo, capaz de atingir as mentes e os corações das pessoas promovendo a mudança de hábitos, costumes e atitudes relacionadas à redução de produção de lixo e da reciclagem do lixo produzido.

Prevê, também, a execução de alterações nas instalações físicas do prédio, com a colocação de lixeiras para a coleta seletiva, da criação de "fumódromos" com a colocação de cinzeiros para disciplinar o descarte de pontas de cigarros (guimbas), do estabelecimento de convênios para a coleta objetivando a reciclagem, tanto para o óleo vegetal de cozinha usado, como para as baterias e pilhas, sem uso e descartadas.

Estabelece como premissa, a manutenção dos serviços de conservação e limpeza com a empresa terceirizada, as quais além de recolher o lixo seletivamente separam o material coletado para a venda, sendo eles: papéis e papelão; metais (alumínio); plásticos diversos e vidro.

Considera que o lixo inservível para reciclagem, e coletado de forma adequada e com os cuidados devidos de prevenção e redução de impactos à saúde das pessoas envolvidas na coleta seletiva e manuseio do lixo. Este lixo deve ser entregue a COMLURB, que dará a destinação dentro dos procedimentos desta companhia de serviços públicos.

DESCRITIVO DO PROJETO

Para o desenvolvimento do projeto foram tomadas as seguintes premissas e estabelecidos os seguintes critérios durante a fase de planejamento:

1. Inicialmente foram feitas as avaliações quantitativas e qualitativas do lixo que é gerado na SUESC, por andar.
2. Foi estabelecido como o lixo seria coletado e sua destinação final em reciclagem.
3. Foram pensadas para as coletas seletivas dos resíduos, separação por tipo de material, local e quantidades de coletores, assim como adequação ao seu uso pelo público usuário do prédio.
4. Geraram-se propostas para a educação e instruções dos usuários do edifício, para obtenção de coleta seletiva eficaz em conscientização dos funcionários alunos e professores com a utilização de cartazes, avisos, divulgação por internet ou por folheto informativo periódico da SUESC.
5. Foram contatadas empresas que se disponham a coleta e recolhimento de cada tipo de lixo e como o fazem sem causarem danos futuros e impactos ao meio ambiente, respeitando a legislação em vigor.
6. Foram estabelecidas propostas para o lixo especial como baterias e pilhas adequando o seu descarte dentro do estabelecido em Lei.

A metodologia para a avaliação das quantidades e tipificação dos resíduos gerados foi através de inspeção de campo, em visita às instalações nos andares do prédio, tomando-se anotações e registrando as observações efetuadas e dados coletados. Foi feito levantamento fotográfico e tomadas medidas das dimensões dos andares para a confecção de croquis de plantas baixas dos andares.

Através destas visitas aos andares da SUESC, observando seus aspectos e diferentes características, cada integrante do grupo realizou uma pesquisa de levantamento de dados sobre o lixo, e através de fichas individuais, também pode ser feito o levantamento qualitativo e quantitativo do lixo de cada andar do prédio, levando em consideração suas características, fluxo de pessoas, entre outros.

Na SUESC, os tipos de materiais apresentados como descartáveis com possibilidade de serem reciclados foram:

PAPEL
Caixas de papelão
Embalagens de papel
Folhas soltas
Jornais e revistas
Papel de bala
METAIS E ALUMÍNIO Clips e grampos
Embalagens diversas
Folhas de alumínio
Latas de refrigerante
Tampas de garrafas
VIDRO Copos
Embalagens diversas
Espelhos
Frascos de remédios
Lâmpadas
PLÁSTICOS Caixas de alimentos
Canetas descarregadas
Canudos
Copos descartáveis
Garrafas de plástico
Sacos plásticos
Tampas de garrafas
ORGÂNICO Restos de alimentos, tais como sanduíches, biscoitos, pipoca, salgadinhos, doces, etc.
REJEITOS DIVERSOS Chicletes
Guimbas de cigarro
Papel inservível (papel higiênico usado)
Papel toalha
Pontas de lápis, raspas de borracha

Coleta Seletiva do Lixo.

No processo de reciclagem é fundamental a separação prévia dos materiais. Trata-se da seleção e recolhimento separadamente, desde a origem do dejeto até o seu descarte, para os materiais potencialmente recicláveis.

Alguns produtos e embalagens recicláveis já possuem o devido símbolo para facilitar na hora de saber o que vai ou não para a coleta seletiva e mesmo que o produto não contenha o símbolo de reciclagem ele pode ser reciclável.

Consideramos que a informação é à base da realização da coleta seletiva; o que inclui a educação de todos os participantes. No caso da SUESC, foi verificado ser imprescindível a participação dos funcionários da limpeza, porteiros, zeladores, pessoal da administração, alunos, professores e demais funcionários.

Como Efetuar a Seleção e Separação.

Para a separação adequada do dejeto, é necessário disponibilizar-se recipientes próprios para o recolhimento do lixo a ser reciclado. Assim devem ser instaladas lixeiras na maioria dos andares, projetadas para a capacidade que atenda a demanda da produção do lixo no local.
Cada lixeira apresentará uma cor que identificará o tipo de lixo a ser depositado:

Azul - Papel
Verde - Vidro
Amarelo - Metal (alumínio e metais ferrosos)
Vermelho - Plástico
Marrom - Orgânico (restos de alimentos ou podas de árvores que podem ser transformados em adubo)
Laranja - Materiais perigosos, Pilhas e Baterias
Cinza ? Rejeito (material sujo e/ou que não serve para a reciclagem).

É importante saber que tipos de materiais serão recolhidos e encaminhados; quais as formas de armazenamento e qual a quantidade mínima a ser destinada à cooperativa/empresa.

Relativamente às quantidades, há uma predominância de geração de resíduo reciclável na categoria papel. São folhas soltas e cadernos, caixas de papelão, restos de papel impresso e xerocado, embalagens diversas, que pelo montante observado, pode oferecer interesse comercial. Por outro lado, sem que possa ser obtido resultado econômico, há uma grande produção de resíduo orgânico, principalmente no entorno da cantina situada no 12 º andar, e que pela sua importância sanitária, necessita ser descartada e preferencialmente reciclada.

Com média de três sacos de lixo, durante o período da noite. Oferece o óleo utilizado em frituras, como produto a ser reciclado. O óleo reciclado é matéria- prima para diversos produtos, como sabão, detergente, ração de animal, Biodiesel e outros produtos. Registra-se que segundo dados de uma ONG, cada litro de óleo polui em média um milhão de litros de água.

A SUESC poderia ser um posto de coleta do óleo vegetal que faria o encaminhamento desse material para a empresa "Disque Óleo Vegetal usado" que recolhe no mínimo, 6 litros de óleo, com o propósito de fazer a reciclagem vendendo o óleo reciclado para indústrias.
Foram feitas medições do lixo produzido pela instituição diariamente e mensalmente, para que se possa tomar como referência em uma avaliação das possibilidades econômicas e comerciais no processo de reciclagem.
Para conhecer o funcionamento e situação atual relativamente a produção e coleta de lixo, foi confeccionado um questionário, com questões a serem abordadas junto as pessoas envolvidas no processo em uso. Foi aplicado aos supervisores da empresa de conservação e limpeza contratada pela SUESC, a empresa CONSERVO S.A., e administradores e coordenadores da SUESC.

Pesquisa para o "Projeto SUESC Reciclar 2008"

1. Onde fica localizada a lixeira principal da SUESC? O tamanho da lixeira comporta a demanda de lixo produzido pelos alunos e funcionários? Qual o tamanho da lixeira?
No sub-solo, onde também funciona a garagem. Sim. A sala mede 4,45m X 4,60m. +/- 12m².

2. Qual o seu estado de conservação?
Bom, é mantida limpa e com baixo volume de lixo, não é deixado acumular.

3. A SUESC costuma separar o seu lixo?
No caso da SUESC não; mas a empresa CONSERVO, terceirizada, separa o papelão dos demais dejetos.

4. Se afirmativo, onde coloca o lixo separado?
É colocado na própria dependência da lixeira (sala).

5. Quantos funcionários são encarregados da limpeza do prédio?
São 12 funcionários, distribuídos nos três turnos existentes: manhã, tarde e noturno.

6. Existe alguém responsável pela separação do lixo?
No único caso de separação (papelão), sim. São os próprios funcionários da empresa terceirizada que recolhem o lixo e que o separam na lixeira.

7. Qual a empresa que recolhe o lixo e a periodicidade deste recolhimento?
COLUMRB, diariamente de 2ª à 6ª feira no horário entre 20h e 21h30min.

8. Quando ela não passa para o recolhimento, qual o procedimento adotado pela SUESC?
No caso de não recolhimento, o lixo retorna a lixeira interna do prédio.

9. Existe no prédio, espaço adequado para guardar os materiais recicláveis? E prensa? Onde está instalada esta prensa, em caso afirmativo?
Sim. Na sala onde fica recolhido o lixo, existe um compactador, que funciona com sacos especiais a metro sendo lacrados nas extremidades.

10. A SUESC gostaria de reciclar o seu lixo e reverter toda essa reciclagem em lucro para a mesma? Como usaria o dinheiro arrecadado da reciclagem?
Acredita que sim, pois a faculdade Pitágoras tem um pensamento ecológico e já está em projeto de construção de um coletor de energia solar.

11. Qual a quantidade de papel higiênico gasto nos banheiros do prédio? Qual a quantidade de papel toalha gasto nos banheiros do prédio?
Mensalmente são comprados 40 fardos de oito rolos cada um, totalizando 320 rolos por mês. Mensalmente são comprados 100 fardos com 1.250 folhas, totalizando 125.000 folhas por mês.

12. Qual a quantidade de sacos de lixo gasto no prédio? Qual o tamanho dos sacos?
Mensalmente é comprada uma média de 800 a 1.000.sacos de 100 litros de capacidade por mês, diariamente calcula-se gastar 20 sacos de 100 litros. Então se estima, grosso modo, que a Faculdade gera em torno de 2.000 litros de lixo diariamente.

13. Existe ou gostaria de acrescentar alguma informação no projeto sobre o lixo?
No caso da reciclagem, poderia ter em cada andar lixeiras padronizadas. Pois facilitaria, aonde o lixo chegaria à lixeira do subsolo já separado. Mas para isso, todos deverão ter uma consciência ecológica, de não colocarem latas na lixeira dedicada a papéis e assim por diante, por exemplo.
PROPOSIÇÃO ADOTADA

Campanha de Reeducação Sobre a Coleta Seletiva do Lixo.

Além da implantação da coleta seletiva, é de suma importância a participação de todos os indivíduos da instituição para a obtenção do sucesso deste projeto.

Todos devem ter consciência sobre a importância da reciclagem do lixo, e para que isso ocorra, o primeiro passo é investir na reeducação dos alunos, professores e funcionários.

Para tanto, ao mesmo tempo em que se programa o projeto físico de adequação das instalações, é mandatório a realização de uma campanha de reeducação do público alvo, usuários do edifício, com o seguinte conteúdo:
? campanha de conscientização sobre o lixo e os benefícios de sua reciclagem, aonde haverão diversos murais explicativos sobre a coleta seletiva;
? treinamento dos empregados para realizar a coleta correta dos materiais coletados seletivamente;
? palestras sobre o assunto dirigidas a todos os que circulam pelo prédio;
? instruções claras e inteligíveis de como proceder o descarte seletivo dos resíduos nos locais apropriados para tal.
? Informativo periódico, com notícias sobre a reciclagem do lixo, a gestão na SUESC, os fatos e desenvolvimento da implementação do projeto.

Deste modo haveria uma maior participação de todos os envolvidos, e estariam mais preparados para as mudanças que ocorrerão com a implantação do projeto de reciclagem do lixo da SUESC, assegurando melhores chances de sucesso e de se atingir os objetivos eficazmente.
Esses panfletos, que serão afixados por todo o prédio, têm o objetivo de estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais e favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética do ser humano com o próprio planeta como um todo.

Os folhetos periódicos informativos têm o objetivo noticiar a evolução do processo, estimulando e mantendo atualizados, os usuários das instalações da SUESC, quanto ao projeto de reciclagem de lixo. Devem ter uma tiragem de 3.000 exemplares para que possam ser distribuídos a todo o público circulante no edifício, tendo uma periodicidade mensal.

LIXO NOS CINZEIROS E GUIMBAS DE CIGARROS ESPALHADAS.

Além do problema com o lixo espalhado e a falta de coleta seletiva, existe no prédio da SUESC, praticamente em todos os andares, o problema de guimbas de cigarro espalhadas por todos os cantos, principalmente nos corredores e nas escadas. Isto acarreta a situação dos cinzeiros serem atualmente confundidos com lixeiras, tendo que se levar em conta também a falta de consciência dos fumantes.

A questão dos cinzeiros é de simples solução, já que havendo a consciência sobre o lixo e tendo mais lixeiras nos corredores acabaria o problema da presença de lixo nos cinzeiros.

A Campanha de Reeducação Sobre a Coleta Seletiva de Lixo, deve também alertar aos fumantes do prédio que nem todos fumam e que deve haver um lugar próprio para isto. Sendo assim, será posto, na maioria dos andares, cinzeiros de chão no setor das escadas e também próximos às janelas dos corredores, o que fará com que os fumantes se dirijam para estes locais para fumar.

Parte da solução deste problema seria a colocação de areia em todos os cinzeiros de chão, o que já indicaria às pessoas em geral de que se trata de um cinzeiro, e não de uma lixeira.


Complementando, haveria a colocação de cinzeiros em pontos estratégicos, como ilustrado na figura acima, e a conscientização dos fumantes, para que fumem somente nos lugares indicados como "fumódromo". Estes locais denominados de "fumódromos" seriam os pontos onde se colocariam as placas indicativas e os cinzeiros de areia.


Andar Térreo

No andar térreo haverá:

1 carro funcional de 120 litros com bolsa amarela
2 coletores seletivos em plástico c/ 5 lixeiras ? na parte externa do prédio
1 coletor seletivo em plástico c/ 4 lixeiras ? na parte externa do prédio
5 cinzeiros em polipropileno (2 em frente aos elevadores, 2 na recepção do prédio e um na entrada do prédio)
4 cestos p/ lixo 14 litros s/ Tampa

O coletor de pilhas e baterias de celular para reciclagem deverá estar localizado no andar térreo entre a porta de acesso principal e a recepção, em lugar visível e de fácil identificação pelos usuários do edifício.

2º Andar - Auditório

No segundo andar haverá:

1 coletor seletivo em plástico c/ 4 lixeiras ? na parte externa do prédio
2 cestos p/ lixo 14 litros s/ tampa
2 cinzeiros de chão texturizado
1 cinzeiro em polipropileno

3º Andar ? O acesso desde andar e proibido para alunos e professores, por tanto não foi contemplado no projeto.

4º Andar ? Biblioteca

No quarto andar haverá:

1 coletor seletivo em plástico c/ 4 lixeiras - 50 litros
9 cestos p/ lixo 14 litros s/ tampa
1 cinzeiro em polipropileno

5º 6º, 7º, 8º, 9º, 10º, 11 º, 13º, 14º, 15º, 16º, andares típicos - Salas de Aula

Nestes andares típicos de Salas de Aulas haverá:

Nas salas de aula grandes, duas lixeiras sempre próximas às portas de entrada e saída.

Nas salas de aula pequenas, uma lixeira próxima às portas de entrada e saída.

No total, para estes andares serão:

86 cestos p/ lixo 14 litros s/ tampa
27 cestos p/ lixo 14 litros s/ tampa
11 coletores seletivos em plástico c/ 4 lixeiras
44 cinzeiros de chão texturizado
11 cinzeiros em polipropileno
12º Andar ? Cantina

Este andar é crítico, pois nele está localizada a Cantina. É onde se produz a quase totalidade de lixo orgânico, e todo o óleo de fritura a ser reciclado. Serão colocados dois coletores seletivos em plástico c/ 5 lixeiras e 120 litros cada, próximos ao balcão, tanto para os clientes quanto para os demais usuários do andar.

Aqui os coletores são diferentes, já que a cantina apresenta fora os materiais recicláveis, matéria orgânica e também outros tipos de lixo que não são recicláveis.

No décimo segundo andar haverá:

2 coletores seletivos em plástico c/ 5 lixeiras
4 cinzeiros de chão texturizado
1 cinzeiro em polipropileno

Reciclagem do óleo de fritura produzido na CANTINA.

A "Disque Óleo Vegetal Usado" é uma empresa de reciclagem de óleo vegetal com experiência de dois anos no mercado. Seu objetivo principal é, através da reciclagem do óleo vegetal, conscientizar a população para a importância da preservação do meio ambiente. Situada no município de Duque de Caxias, está preparada para receber 100 mil litros de óleo por mês.

Trabalha com 30 catadores cadastrados, responsáveis pela coleta do óleo vegetal usado em mais de 1500 estabelecimentos comerciais e residências credenciados em todo o Rio e Grande Rio. A "Disque Óleo Vegetal Usado", possui todos os equipamentos necessários para a reciclagem. A empresa também está dentro dos padrões de funcionamento e de segurança exigidos pela FEEMA - LO Nº FE010179.

O que se busca é nunca jogar o óleo utilizado em frituras no ralo e tão pouco no lixo comum. Para se ter uma idéia, um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água. Com a reciclagem, o óleo usado passa a ter um destino útil. Ele é empregado como matéria-prima para diversas indústrias: saboeiras e de detergentes, de ração animal e até na produção de biodiesel.

Para doar o óleo vegetal usado para a reciclagem, é o bastante guardar o material em galões ou em uma garrafa PET e entrar em contato com a empresa. O catador devidamente uniformizado e identificado irá ao local da Cantina da SUESC para recolher. A "Disque Óleo Vegetal Usado" produz cerca de 80 mil litros de óleo reciclado por mês.

17º Andar ? Computação

No décimo sétimo andar haverá:

1 coletor seletivo em plástico c/ 4 lixeiras
4 cestos p/ lixo 14 litros s/ tampa
4 cinzeiros de chão texturizado
1 cinzeiro em polipropileno

Banheiros.

O prédio possui dois banheiros por andar. Com um total de 36 banheiros (18 femininos e 18 masculinos), serão colocados em cada banheiro feminino sete cestos p/ lixo s/ tampa, e em cada banheiro masculino quatro cesto p/ lixo s/ tampa. Nos banheiros femininos existem cinco vasos sanitários e três pias, enquanto que nos banheiros masculinos existem dois vasos sanitários, três mictórios e duas pias. Isto dá um total de 396 cesto p/ lixo s/ tampa sendo 144 cestos p/ lixo 23 litros s/ tampa para coletarem papel toalha nas pias, 252 cestos p/ lixo 14 litros s/ tampa nos banheiros masculinos e femininos para coletarem papel higiênico.

Estas lixeiras serão cobertas interiormente por sacos plásticos removíveis, sendo previsto que a coleta do lixo será feita quatro vezes por dia: uma pela manhã, outra após o horário de almoço, início da noite e a última ao final da noite quando se encerra o expediente.


Programa Real de Reciclagem de Pilhas e Baterias - "Papa-Pilhas"

A coleta de pilhas e baterias usadas será feita utilizando o programa, desenvolvido pelo Banco Real. O programa já obteve adesão de cerca de 200 instituições, entre elas TIM, Gerdau, 3M, Votorantim e Johnson & Johnson. Outras 300 companhias já estão cadastradas e serão as próximas a receberem os displays para a colocação do material inservível.

O Programa Real de Reciclagem de Pilhas e Baterias conta com mais de 1.800 companhias em todo o Brasil com previsão de até dezembro de 2008, atingir 3.170 pontos de coleta. A missão é minimizar o impacto causado pelo descarte inadequado desses materiais no meio ambiente e de mobilizar outros parceiros do Banco Real.

O programa, disponível nas agências do Banco Real pelo país (27 estados), consiste na instalação de displays coletores, retirados mensalmente pela ADS Logística, que transporta o material diretamente para a companhia SUZAQUIM, única empresa licenciada no Brasil para realizar o trabalho de reciclagem. O Programa Papa-Pilhas recebe toda e qualquer pilha ou bateria portátil, com medidas até 5x8 cm, incluindo carregador e aparelho celular dentro dessa medida.

Destinação final do lixo reciclável com o reaproveitamento de papel, vidro, alumínio e plástico.

A destinação final, será a venda do lixo reciclável recolhido na coleta seletiva, arrecadando verba para contribuir com a redução dos custos de manutenção do prédio e de conservação e limpeza.

Como proposta, sugerimos a empresa TRANSFORMANDO - Cooperativa de Transformadores Ambientais como compradora e recolhedora do lixo reciclável da SUESC. Para haver o recolhimento do material no local é necessário o peso mínimo de 100 Kg.


Destinação final do lixo não reciclável como lixo orgânico, comidas, papel higiênico, lixo misturado não passível de separação.

A destinação do lixo não reciclável, será a entrega a COMLURB ? Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro, previamente ensacado em sacos plásticos de 100 litros pela empresa "CONSERVO", terceirizada e operadora do compactador (prensa) e responsável pela limpeza e conservação do edifício, recolhendo o lixo e dando o trato adequado para o seu descarte e entrega à COMLURB para a destinação final.

Este lixo que não e reciclável, é coletado pela COMLURB, que diariamente passa para recolher de 2ª à 6ª feira no horário entre 20h e 21h30min.

Entretanto, caso a coleta da COMLURB não ocorra, por alguma razão, a empresa CONSERVO, deve remover do local de recolhimento e retornar para a lixeira central, sala existente na garagem do prédio.

CUSTO DO PROJETO

Foram feitas tomadas de preços com empresas fornecedoras de materiais e equipamentos para a preparação de uma tabela de preços contemplando todos os materiais e mão de obra, relacionados às lixeiras a serem colocadas nas instalações da SUESC.

Foram cotadas as placas para a programação visual para os banheiros, escadas e corredores, sinalizando instruções para a higiene e de asseio, e orientações de comportamento e atitudes.

Foi realizada cotação de preços para a realização da campanha para a reeducação quanto à coleta seletiva de lixo, incluindo a arte final e impressão do informativo com uma tiragem de 3.000 exemplares, além dos cartazes e panfletos.


Valor dos materiais coletores de lixo R$ 21.372,48
Valor da mão de obra para instalação das lixeiras e placas R$ 5.000,00
Valor das placas de sinalização R$ 7.095,67
Valor da Campanha de publicidade R$ 10.500,00
Custo total do projeto R$ 43.968,15


Vantagens da Reciclagem.

Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social. No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de lixo a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos fatores negativos.

No aspecto econômico a reciclagem contribui para a utilização mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de re-aproveitamento. No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.

No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papéis, latas de alumínio e outros materiais recicláveis deixados para o lixo. Também trabalham na coleta ou na classificação de materiais para a reciclagem. Como é um serviço penoso, pesado e sujo, não tem grande poder atrativo para as fatias mais qualificadas da população.

Assim, para muitas das pessoas que trabalham na reciclagem (em especial os que têm menos educação formal), a reciclagem é uma das únicas alternativas de ganharem o seu sustento.

Tempo de decomposição do lixo

Casca de banana ou laranja 2 anos
Chiclete 10 anos
Corda de nylon 30 anos
Couro 30 anos
Embalagem longa vida mais de 100 anos
Fralda descartável mais de 600 anos
Garrafa de plástico mais de 100 anos
Lata de aço 5 anos
Lata de alumínio mais de 100 anos
Palito de fósforo 6 meses
Papel 3 meses
Papel plastificado 1 a 5 anos
Pneus indefinido, mais de 500 anos
Ponta de cigarro (Guimbas) 10 a 20 anos
Restos orgânicos 2 a 12 meses
Sacos Plásticos 30 a 40 anos
Tecido 100 a 400 anos
Vidro 4000 anos

CONCLUSÃO FINAL

Concluímos com este projeto, que atualmente trabalhar com a coleta seletiva não traz benefícios somente para o meio ambiente, mas também para as empresas que a implantam. Seria esta uma boa opção para a SUESC adotando a tendência atual de possuir em seu campus, coletores seletivos e programa de coleta seletiva e reciclagem do lixo produzido, mantendo permanentemente uma campanha de educação e conscientização da importância desta prática.

Este é um projeto que demanda dispêndio de recursos, porém, seus benefícios acabam superando os gastos, colaborando para melhorar a imagem da instituição como um todo, agregando valor ao nome SUESC.

APÊNDICE

O tema Prevenção da Poluição e Produção+Limpa, de modo a facilitar a compreensão deste assunto e ressaltar que qualquer ação que promova a redução ou eliminação de poluentes na fonte geradora deve sempre ser priorizada dentro da hierarquia de gerenciamento ambiental.

Prevenção à Poluição - (P2) Termo já consagrado nos EUA (Estados Unidos da América) e foi disseminado pela EPA (Agência Ambiental Americana), através de um Decreto Lei promulgado pelo Governo Federal Americano, em 1990.

Produção mais Limpa - (P+L). Termo definido pelo UNEP (Organização Ambiental das Nações Unidas) durante o lançamento do Programa de Produção mais Limpa, em 1989.

Quem pode implementar ações de P+L/P2?

Qualquer pessoa / organização que:
- visa otimizar o uso de insumos / recursos disponíveis (água, energia, matérias-primas,etc.);
- visa reduzir a geração de resíduos ou o uso de substâncias perigosas em suas atividades ou processos produtivos;
- deseja melhorar a qualidade ambiental local e global;
- visa o bem estar da comunidade e das futuras gerações ;
- visa operar de forma ambientalmente segura e responsável;
-deseja alcançar um estágio superior ao de seus concorrentes em relação à melhoria da qualidade ambiental;
- visa reduzir os custos envolvidos no tratamento de resíduos, na compra de matérias-primas e nos processos produtivos.

Como fazer reciclagem?

Qualquer pessoa pode implementar ações de P+L/P2, adotando simples atitudes no seu dia-a-dia, tais como: otimizar o uso de água, energia e demais recursos, evitando o desperdício; dar preferência à compra de materiais que causem menor impacto ambiental; deixar o carro próprio na garagem, reutilizar embalagens; separar materiais recicláveis e enviar para um centro de coleta seletiva.

A implementação de ações de P+L/P2 por uma organização implica no desenvolvimento de um Programa de P2. A metodologia sugerida pela CETESB obedece à seguinte seqüência:
o comprometimento da direção da empresa;
o definição da equipe de P2;
o elaboração da Declaração de Intenções;
o estabelecimento de prioridades objetivos e metas;
o elaboração de cronograma de atividades;
o disseminação de informações sobre P2;
o levantamento de dados ;
o definição de indicadores de desempenho;
o identificação de oportunidades de P2;
o levantamento de tecnologias;
o avaliação econômica;
o seleção das oportunidades de P2;
o implementação das medidas de P2;
o manutenção do programa;

Quais os benefícios?

A implementação de ações de P+L/P2 resulta em:
o melhoria da cidadania e desenvolvimento sustentável;
o melhor qualidade de vida e melhoria da conscientização ambienta;
o melhoria da qualidade ambiental local e global;
o economia de consumo de água e energia;
o redução do uso de matérias-primas tóxicas;
o redução da geração de resíduos;
o aumento da segurança no ambiente de trabalho, com conseqüente redução de afastamentos por acidentes;
o redução ou mesmo eliminação de conflitos junto aos órgãos de fiscalização ;
o melhoria da motivação dos funcionários;
o melhoria da imagem pública da empresa;
o redução de possíveis conflitos com a comunidade circunvizinha;
o melhoria da competitividade da empresa e da qualidade do produto.

A redução ou eliminação de resíduos, com conseqüente redução dos gastos relativos ao:
o gerenciamento dos mesmos;
o minimização da transferência de poluentes de um meio para o outro;
o melhoria do desempenho ambiental.

SITES CONSULTADOS

Esses são alguns sites que foram consultados para elaboração do nosso projeto, que foi de grande importância para elaboração e montagem do PROJETO SUESC RECICLAR 2008.

www.recicloteca.com.br
www.mercadolivre.com.br
www.idealsistemas.com.br
www.apromac.org.br
www.ecorecicle.com.br
www.reviverde.org.br
www.abepet.com.br
www.compam.com.br
www.estudenet.com/ecologia/reciclagem/
www.naturallimp.com.br
www.codeca.com.br
www.achetudoeregiao.com.br
www.ecofoot.org
www.planetasustentavel.abril.ig.com.br
www.ufv.br/Pcd/Reciclar/brasil_recicla.htm
www.idec.org.br
www.bancoreal.com.br
www.disqueoleo.com.br

Este Trabalho desenvolveu estudos para um um projeto que contemple a redução, recuperação, reutilização e reciclagem dos resíduos produzidos, como lixo, para os usuários do edifício ocupado pela instituição SUESC - SOCIEDADE UNIFICADA DE ENSINO SUPERIOR E CULTURA.

Simone Pinto Reis, SUESC - SOCIEDADE UNIFICADA DE ENSINO SUPERIOR E CULTURA, Rio de Janeiro/RJ, 2008.