INTRODUÇÃO

As crianças pequenas compreendem e vivem a realidade de modo diferente dos adultos. Fora ou dentro das escolas, trabalham sempre com a magia, dando vida aos objetos e as coisas da natureza ao elaborar suas explicações sobre o mundo. Pensando nesta perspectiva, consideramos o tema importante, pois os ovos no geral tem uma forte presença no cotidiano das crianças, afinal qual é a casa que nos dias de hoje não encontramos ovos em suas geladeiras, fruteiras. Embora tão próximos, geralmente não os observamos os detalhes, como eles realmente são e as suas variedades de cores e formas, a casca que envolvem, detalhes estes desapercebidos. A proposta deste trabalho foi estudar na medida do possível os vários tamanhos, cores e formas dos ovos com a intenção de responder à seguinte questão “- professora que cor poderia pintar o ovo? Ou – professora, mais existe ovos amarelo? Com relação à parlenda (A galinha do vizinho, bota ovo amarelinho). Apresentarei as crianças por meio de imagens e alguns ovos que encontrei, e também os que forem possíveis encontrar os várias formas, cores e tamanho  de ovos.  O importante é a valorização dos conhecimentos e ideias das crianças para que elas próprias criem critérios a respeito do que será estudado, pois, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências Naturais (1998) - as fontes de respostas e de conhecimentos sobre o mundo vão desde o ambiente doméstico e a cultura regional, até a mídia e a cultura de massa. Portanto, as crianças chegam à escola tendo um repertório de representação e explicações da realidade.

JUSTIFICATIVA

Como tudo começou?

A partir da parlenda A galinha do vizinho e depois a Páscoa, e claro da curiosidade das crianças acerca de que cor poderiam serem  pintados os ovos se poderiam pintar de tal cor e qual o tamanho dos ovos, já que a maioria conhecem apenas ovo de galinha.  Então a partir de muitas conversas sobre o assunto com as crianças acerca dos ovos,

Em   primeiro lugar na internet com ajuda dos pais para um prévio conhecimento sobre a quantidade de cores e tamanhos que alguns ovos possuem e foi assim que nos levaram a desvendar este universo, sempre com muita ludicidade.  E assim se articulou com o contexto do projeto da turma. Neste embalo, vivenciamos momentos de descobertas, acompanhados de muita diversão!

PROBLEMATIZAÇÃO

Observamos em nosso dia a dia que apesar das crianças verem em suas geladeiras e ou fruteiras os ovos, e até mesmo na alimentação de muitas crianças quase diária.

Nunca observaram o ovo como ele realmente é, suas cores, formas e tamanhos, nunca observaram a textura de suas cascas, etc.

A Partir daí surge á questão do trabalho de uma forma mais lúdica, onde poderão tocar, quebrar a casca, sentir como de fato ela é, sentiram o sabor de um ovo de codorna, muitas crianças não conhecem, poderam tocar no ovo de galinha azul e observar as suas várias cores e através de figuras os ovos de avestruz, ema e muitos outros.

OBJETIVO GERAL: Compreender como de fato é realmente constituído um ovo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

Conhecer as características, formas e cores dos ovos;

Relatar experiências vividas e narração de fatos;

Explorar o ambiente, afim de descobrir algum ninho;

Manipular diferentes tipos de ovos, explorando suas características;

Explorar o fazer artístico utilizando materiais variados;

Cantar e interpretar música;       

CONTEÚDOS:

  Histórias;

      Músicas diversas; 

       Parlendas;

       Confecção de ovos com balões;

       Colagem;

       Pintura;

         cartazes

 

METODOLOGIA:

       

Roda de conversas sobre os ovos·       

Traremos para sala um ovo (cozido) para cada criança com carinha, ninho, cada uma terá a responsabilidade de cuidar dele até o final do projeto;

Colagem, pintura;

    

 Músicas relacionadas ao tema;

 Histórias relacionadas ao tema;

 DVD´s  relacionado ao tema;

Imagens diversas de ovos;

Painel com fotos

 

Bibliografia

 

A raposa e a galinha, ed.edic. Internacional Ltda

Texto e ilustração B. Jain Publishers

O pavão que não gostava de suas penas. Ed. Edic Ltda

Aut. Shefali Kaushik

Tradução: Rita Lisboa

 

O patinho feio. Ed. Edic. Ltda

Texto e ilustração. B, Jain

 

O pombo Ganancioso. Ed.Edic. Ltda

Autor: Vidini Pawhea

 

A ararinha do bico torto

Autor: WalcyrCarrasco

Ilustração: Al Stefano

Ed. Ática

A vaca que botou um ovo

Autor: AndyCutbell

Ilustração:Russel Ayto

Ed. Richimond

FNDE