Projeto: Na escola com Maurício de Sousa e sua turma
Por Janaina Teixeira Macedo Alves da Silva | 12/06/2017 | EducaçãoI - Justificativa
As histórias em quadrinhos da Turma da Mônica são bastante conhecidas pelas crianças e são importantes recursos didáticos que podem ser utilizados em sala de aula para trabalhar diferentes aspectos da vida humana. Como os personagens também são crianças é comum que os alunos se identifiquem com alguns deles. Neste projeto iremos utilizar as características que identificam a Mônica, o Cebolinha, a Magali, o Cascão e o Chico Bento, dentre outros personagens, para trabalharmos temas transversais, como os valores: Amizade, Respeito, Preservação do meio ambiente, Solidariedade, dentre outros, com crianças de três anos.
II - Objetivo Geral:
O presente trabalho tem por objetivo despertar a curiosidade das crianças e favorecer a ampliação dos conhecimentos referentes aos personagens dessa turma, como também auxiliar o trabalho dos professores em sala de aula de maneira lúdica e prazerosa, no sentido de despertar para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados.
III - Objetivos Específicos:
- Identificar e nomear os personagens da Turma da Mônica;
- Identificar e associar características de cada personagem com as das crianças;
- Conhecer e valorizar os hábitos culturais cultivados em nossa sociedade;
- Identificação das cores a partir das vestimentas dos personagens da turminha;
- Valorizar e incentivar os hábitos de higiene e alimentação;
- Valorizar e incentivar os valores, como: respeito, amizade, solidariedade e cooperação.
IV - Metodologia:
- Iniciar o projeto com a investigação dos conhecimentos prévios das crianças com relação a Turma da Mônica e seu criador.
- Na roda de conversas, contar de maneira lúdica a biografia de Maurício de Sousa.
- Iniciar pelo personagem Chico Bento e a sua turminha, enfatizado os aspectos e características deste personagem (maneira de falar, de vestir, lugar onde mora, alimentos, brincadeiras e seus amigos) fazendo reflexões sobre as festas juninas.
- Elaboração de atividades xerocadas direcionadas para o período junino.
- Confecção de cartaz com a turminha do Chico Bento.
- Identificar nas HQ os papais dos personagens da Turma da Mônica.
- Construção coletiva de um painel com os personagens Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão e Chico Bento com seu criador.
- Apresentar através do personagem Chico Bento as lendas folclóricas (Curupira, boitatá, Saci).
- Proporcionar sessões de vídeo semanais passando diversos DVDs da Turma da Mônica (Paramount Pictures).
- Disponibilizar gibis para as crianças folhearem e lerem.
- Todos os dias ler uma história da Turma da Mônica para a turma e discutir com eles quais temas que ela aborda.
- Conversar com as crianças sobre as características dos personagens da turminha incentivando-os a se identificarem com eles (trabalhar cada personagem individualmente).
- Levar a turma para brincar de pular corda, amarelinha, bolinhas de gude, entre outras brincadeiras da turminha.
- Confeccionar os personagens com material reciclável.
V - Recursos:
- Cd’s;
- Dvd’s;
- Jogos;
- Material concreto (tinta guache, tampinhas de garrafas PET, giz de cera, lápis de cor, palitos de picolé);
- Massa de modelar;
- Recorte;
- Colagem.
VI - Avaliação:
A avaliação será realizada de modo contínuo e sistemático, através do acompanhamento da professora, durante o período, onde estará sendo observado a participação, o interesse e o aprendizado das crianças nas atividades coletivas e individuais.
VII - Público Alvo (Perfil da Turma)
Alunos de 3 a 4 anos do Nível II A – (Educação Infantil)
VIII - Período
Segundo Semestre (De Julho a Dezembro de 2011)
IX - Conteúdos Científicos Abordados
- Linguagem
- Produção de textos coletivos por meio da interpretação das histórias dos personagens de Maurício de Sousa;
- Observação e manuseio de materiais concretos como: livros, revistas, gibis, entre outros;
- Identificação, apropriação e associação das vogais;
- Representar através dos desenhos: pessoas, situações e cenas do cotidiano;
- Oralidade.
- Matemática
- Classificação e seriação por cor, forma e tamanho;
- Reconhecimento e associação das cores e suas variações;
- Contagem oral;
- Associação da escrita do número á quantidade;
- Diferenciação entre letra e número;
- Identificação e reconhecimentos dos números.
[...]