PROJETO INTERVENÇÃO: PROCESSO DE OPERACIONALIZAÇÃO – O CASO DE UMA ESCOLA

 

Neste capítulo serão abordados dois aspectos importantes para o processo de operacionalização do Projeto de Intervenção. O primeiro aspecto foi à discussão sobre a necessidade da efetuação do Projeto de Intervenção com intuito de reelaborar o Projeto Político Pedagógico, ao passo que, o segundo aspecto detalha as etapas da operacionalização do mesmo.

 

1.1  Operacionalização do PI

 

Para operacionalizar o Projeto de Intervenção-PI, foram realizadas reuniões com os elementos que compõem a unidade escolar, desde o final de 2008, conforme os anexos das atas, para poder diagnosticar quais os problemas existentes e criar um projeto de intervenção a fim de solucioná-los. Nas reuniões foram debatidas questões que ainda interferem no processo de ensino-aprendizagem. Assim buscou-se primeiramente analisar o PPP da escola e observar o que necessitaria de ser reformulado para então dar início as discussões e a implantação do PI.

O tema do Projeto de Intervenção da Escola Odércio é ação e reelaboração de PPP na escola. Para que se iniciasse em novembro de2008. Adireção da escola elaborou um questionário, onde alunos e professores e demais envolvidos pudessem pontuar desde a questão ensino-aprendizagem, como também outros aspectos importantes na construção desse ensino. Dessa forma o Projeto de Intervenção está focado em 10 ações, enumeradas pela comunidade escolar. Esse PI mostra a escola com aquilo que ela tem, tanto suas potencialidade, como suas limitações.

Após o levantamento, reuniões e debates foram apontados os seguintes problemas onde o PI deverá operacionalizar:

       Alunos com pouca aprendizagem;

       Falta de motivação por parte de elementos da comunidade escolar;

       Alunos que não comparecem na escola;

       Responsabilidade, compromisso, profissionalismo e incremento de metodologias inovadoras;

       Relação comunidade escolar interna e externa;

       Valorização da escola como um todo;

       Questão do relacionamento por parte de alunos;

       Falta de integração profissional dos membros da comunidade escolar;

       Questão do desempenho das funções;

      Maior conscientização do IDEB.

            Definidas as ações que necessitam de intervenção, a equipe envolvida na implantação do PI, relacionou atividades a serem aplicadas no período de fevereiro a julho de 2009. Até o momento buscamos cumprir grande parte dessas tarefas como a redação da 1ª revisão teórica, elaboração dos instrumentos que serão norteadores do PI; aplicação desses instrumentos, visando à conquista de pontos positivos e contemplando a interpretação dos resultados. Após o estudo das intervenções realizadas será elaborado um relatório, apontando o que já conseguimos mudar e o que ainda necessitará de uma atenção especial para atingirmos os objetivos traçados nesse PI, ou seja, entender, compreender e solucionar os problemas enumerados pela comunidade escolar.

 

1.2  Etapas da operacionalização

 

Num primeiro momento foi feito um estudo mais detalhado do Projeto Político Pedagógico - PPP da escola, buscando analisar o que necessita de mudanças e o que tem acordado com a realidade da escola. Sabendo que o PPP foi elaborado já há algum tempo e a realidade da escola modificou-se para adaptar-se à clientela atual, buscamos estudá-lo e reelaborá-lo de forma a atender as necessidades. Em novembro de 2008, em reunião com todos os elementos dessa unidade escolar, a direção expôs a necessidade dessas mudanças e firmou o compromisso com todos para implantar um Projeto de Intervenção que buscaria levantar os problemas de mais gravidade e juntamente com a comunidade escolar operacionalizar soluções para esse problema[1].

Em novembro de 2008 ainda, foi elaborado um questionário onde professores, funcionários e alunos puderam apontar questões que ainda estão falhas e precisam de um olhar mais atento. Com a tabulação desse questionário e sua apresentação aos elementos dessa unidade escolar foram observadas 10 ações que deverão ser trabalhadas na busca de sua solução. A apresentação do resultado desse questionamento foi divulgada em fevereiro deste ano e abriram-se discussões sobre o que poderia ser feito. Em abriu outro questionamento foi realizado, dessa vez, buscando analisar no que já conseguimos avançar e o que ainda é necessário fazer para alcançar os objetivos traçadas no PI.

A direção tem buscando envolver toda a comunidade escolar no desenvolvimento do Projeto de Intervenção para juntos buscar soluções e professores, alunos, funcionários da escola, pais e a comunidade externa também tem sido um elo importante, dessa forma de elaboração, execução e implementação das mudanças necessárias em nossa escola, pois temos consciência de que nossa missão é primar pela gestão compartilhada no compromisso, seriedade e qualidade de ensino para todos os alunos da E.M.E.I.E.F Vereador Odércio Nunes de Matos.

Para firmar o compromisso de realmente fazer as mudanças necessárias na busca de uma educação de mais qualidade, no dia 18 de Maio a Escola Vereador Odércio Nunes de Matos representada por todos os seus segmentos, inclusive pais e alunos líderes de sala reuniu-se para estudar, discutir e reelaborar seu PPP. Foi um dia bastante produtivo, que gerou muitas reflexões e permitiu realizar um estudo mais aprofundado de nosso PPP, levantando as observações necessárias. É importante salientar que essa reconstrução apenas iniciou e que ainda será preciso a continuidade dos estudos para que alcancemos um PPP de acordo com nossa realidade e de acordo com o crescimento educacional de nossos alunos.

 

 

 



[1] Cf. Atas no anexo.