1.PROJETO DE INTERVENÇÃO

Nome do aprendente: R.D.B       

Nome do psicopedagogo: MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS

Número de sessões: CINCO SESSÕES

2. JUSTIFICATIVA

O presente projeto visa relatar uma dificuldade de aprendizagem e relacionamento uma criança de 8 anos de idade. Diante da observação do comportamento do aluno, notou-se que o mesmo apresenta um comportamento, ignorante, agressivo,apreensivo,desatento, atencioso e horas comportado, oscilando em gostar ou não da convivência dos amigos em alguns momento, mas durante as aulas ele incomoda os colegas com brincadeiras e palavras que desagradam o grupo. Em alguns momentos demonstra - se irritado e auto- estima baixa.

Diante da observação feita, compreendo que esta criançaestá ocasionando essas dificuldades na sala de aula, além de grandes dificuldades no desenvolvimento da aprendizagem e no relacionamento com outras crianças.

3. OBJETIVO GERAL

Aprender a ter domínio de seus impulsos explosivos como: falta de comportamento, agressividade entre outros os quais o separa de seus colegas de classe e ainda o afeta no desenvolvimento de suas atividade na escola e em sua vida social.

Aproximar o aluno da escola, colaborando assim para uma maior compreensão, Tentar modificar as manifestações dos conflitos no âmbito escolar e familiar, provocar mudanças positivas no meio escolar e no âmbito familiar, colaborando com a formação e um desenvolvimento saudável.

4. ATIVIDADES ESPECÍFICAS

Foram apresentadas as crianças algumas tarefas onde a mesma se recusava realizar. Algumas delas foram recebidas com um certo nível de agressividade,palavrões e xingamentos. A criança apresentou a todo momento um certo desequilíbrio emocional forte, em sua maioria das vezes se recusando afazer o que se pede.

Ao ser indagada de seu comportamento, ela as vezes esboçava sinais de nervosismo, choro e em outras ocasiões não sabia o que falar, nem expressava-se em desenhos, jogos ou dinâmicas

Outras vezes se mostrava disposto a realizar as tarefas, quando era
apresentadas atividades para serem realizadas em desenho, mas que não realizava, amassava o papel ou dobrava e colocava dentro de sua bolsa, dizendo que colaria em casa, mas na verdade no dia seguinte, em outra sessão, acriança não trazia absolutamente nada, sequer trazia o papel. Nesse sentido, Scoz (1994, p. 22) diz que:

“(...) os problemas de aprendizagem não são restringíveis nem a causas físicas ou psicológicas, nem a análises das conjunturas sociais. É preciso compreendê-los a partir de um enfoque multidimensal, que amalgame fatores orgânicos, cognitivos, afetivos, sociais e pedagógicos, percebidos dentro das articulações sociais. Tanto quanto a análise, as ações sobre os problemas de aprendizagem devem inserir-se num movimento mais amplo de luta pela transformação da sociedade”.

Toda criança precisa de amor, carrinho e atenção, a falta dos mesmos, a deixam desmotivada sentindo-se solitária, sendo assim busca diversos meios de chamar atenção, não importando que seja a falta de comportamento ou inquietação. [...]