Clarice Evangelista da Silva,Lucilene Souza de brito,Sandra Maria Costa lemes

RESUMO

A alimentação escolar é um direito de todos os estudantes, e com o projeto horta escola, nós buscamos valorizar o meio ambiente, propondo pequenas mudanças ao longo de processo educativo com implantação da educação ambiental envolvendo os alunos. Com todo  esse caminhar na busca da prática pedagógica que estreitou a relação ensinar-aprender na Educação Infantil, foi um grande desafio de confrontar a teoria e a prática de forma interdisciplinar durante esse breve percurso, foi uma experiência memorável diante da aquisição de conhecimentos que recebemos e pudemos transmitir as nossas crianças. Ver aqueles rosto diante do novo, e saber que conseguimos estabelecer uma  conexão na construção do conhecimento dos pequeninos é muito gratificante. Saber quando podemos interferir para que haja um bom aprendizado,.

INTRODUÇÃO

Este projeto visa promover mudanças de valores, hábitos e mudanças de atitudes com plantio da horta e por meio da educação ambiental usando a sensibilização com a participação dos alunos e colaboradores do Centro Promocional Todos os Santos.

Há mais ou menos cem anos o Brasil viveu um de seus períodos mais prósperos, representados pelos pequenos ciclos ocorridos denominados “Ciclos da Borracha”. Mas passados esses períodos a economia gerada pela borracha estancou e somente de alguns anos para cá se revigorou.

A partir desse momento decidimos que trabalharíamos com a concepção pedagógica libertadora sob influência do educador brasileiro Paulo Freire, que prega a imperiosidade da igualdade, contrapondo-se a toda e qualquer forma de relação de opressão hierárquica.

   Um momento de análise e reflexão, sobre o ensino que norteamos, o tempo e o trabalho em dupla foi muito gratificante para o crescimento do conhecimento e da pesquisa realizada durante todo o estágio. Percebemos durante a avaliação dos planos de aula executados, que almejamos o objetivo. Que era a participação de todas as crianças, sem que houvesse, qualquer rejeição quanto aos conteúdos abordados. Conseguimos prender a atenção das crianças no momento certo e no tempo adequado para cada atividade. 

Neste trabalho falaremos mais a respeito dessa atividade, dos beneficio e malefícios, além do provimento de emprego e renda à população da pequena cidade Pontes e Lacerda.

DESENVOLVIMENTO

Nesta parte é apresentada uma breve revisão da literatura sobre a educação ambiental e a educação alimentar escolar, assuntos que embasam este estudo. A trajetória da presença da educação ambiental na legislação brasileira apresenta uma tendência em comum, que é a necessidade de universalização dessa prática educativa por toda a sociedade. Já aparecia em 1973, com o Decreto n°73.030, que criou a Secretaria Especial do Meio Ambiente explicitando, entre suas atribuições, a promoção do esclarecimento e educação do povo brasileiro para o uso adequado dos recursos naturais, tendo em vista a conservação do meio ambiente (LIPAI, 2010)

Pontes e Lacerda sempre foi uma cidade voltada à agricultura e pecuária, e foi esse um dos motivos que trouxe a empresa Guaporé Pecuária S/A ao município. Mas com o passar dos anos, a Heveicultura passou a se revigorar no Brasil, sendo mais um atrativo para a empresa que já possuía um plantio em São Paulo.

A seringueira apesar de hoje em dia possuir um valor mais baixo que antigamente ainda é uns dos principais produtos de exportação e importação. São Paulo é o principal estado em produção, que apesar de ser grande ainda possui um déficit imenso e faz o Brasil importar mais do que exportar.

Instalados na Fazenda Triângulo, a empresa possui atualmente um contingente de mais de um milhão de seringueiras em plena produção e mais de 16 mil hectares intercalados com seringueiras, cacau e café.

(...) garante por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica educação infantil, ensino médio e educação de jovens e adultos matriculados em escolas publicam e filantrópicas. Tendo como objetivo atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis (CECANE PARANÁ, 2010).    

Dentro da Fazenda foram criadas pequenas vilas onde moram famílias que fornecem a mão de obra para a empresa, a maioria dos seringueiros são homens e vieram da região para fazer o trabalho manual da colheita do látex.

Além disso, a empresa é a segunda maior produtora da borracha do Brasil, e o cultivo da seringueira é totalmente natural e ajuda no reflorestamento já que a arvore é uma contribuinte para a fixação através da substituição de matéria fóssil (borracha sintética) e ao final de sua "vida" como produtora de látex no aproveitamento para a indústria moveleira.

Uma boa alimentação ainda evita doenças causadas pela deficiência ou carência de vitaminas das frutas, verduras e legumes em geral, como exemplo as hortaliças. Estas tendo, portanto, tratamento complementar através de uma alimentação aumentando a imunidade com a ingestão de alho, cebola, rico em zinco, legumes de raízes, ácidos graxos Omega-3 legumes de folhas verde-escuras (SELEÇÕES, 2002).

Talvez se acredite que essa atividade na da horta foi um meio de diminuição dos impactos causados principalmente pela pecuária na região. Já que está mais que comprovado que a produção das seringueiras ajuda no melhoramento do solo e na qualidade do ar. Mas temos que levar em consideração que isso não se atribui às fabricas de pneumáticos.

A horta implantada não tem retornos financeiros, uma vez que sua produção é toda destinada à merenda das crianças, porém o que se conseguiu conquistar através deste projeto a promoção da valorização do meio ambiente visando sustentabilidade e economia, e a possibilidade do aprendizado sem valor comercial.

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

A horta inserida no ambiente escolar torna-ser um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar, unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensinoaprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre os agentes sociais envolvidos.      

    Durante todo esse processo de descobertas e aprendizagem, foi de suma importância para minha formação acadêmica, construção não só profissional, como também pessoal, pois  possibilitou refletir sobre a importância do papel do professor no processo de mediação do conhecimento e ainda mais, fez-nos reconhecer que o aluno é o sujeito ativo no processo da aprendizagem. A realização do estágio me ajudou a ter a experiência de como atuar, como também ver como é o dia a dia em sala de aula, dando a certeza que este é o meu objetivo, pois ser educador não é apenas falar e sim se entregar, se doar e despertar a esperança de um novo mundo, com resultados positivos.

Os ciclos da borracha foram os principais motivos de captação de riqueza na Amazônia e o motivo do avanço da tecnologia pneumática de hoje. Viveu momentos de auge mais também teve declínios e atualmente está se revigorando em vários estados brasileiros.

Pontes e Lacerda, em Mato Grosso, está participando avidamente desse processo, com a Empresa Guaporé Pecuária S/A localizada na Fazenda Triangulo que trabalha com o clone, plantio e manejo da seringueira e que se tornou a segunda maior produtora no Brasil.

Desse modo conclui-se que a seringueira é uma ótima opção de diminuição dos impactos, pois além de melhorar a qualidade do solo também reduz a quantidade de carbono.

REFERENCIAIS BIBLIOGRAFICOS

FILHO, Amado de Oliveira. Uma Fabrica de Arvores. Disponível em: [email protected]

FRANÇA, Aderino M. A importância da Heveicultura para a humanidade. Disponível em: http://www.ilheusamado.com.br/antigo/?q=node/7324

SITE Guaporé Pecuária S/A. Divisão de Borracha Natural. Disponível em: http://www.guaporepecuaria.com.br/borracha/index.html

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação do temas transversais ética. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, MEC/SEF, 1997.v. 8

GUERRA, Miriam Darlete Seade. Reflexões sobre um processo vivido em estágio supervisionado: Dos limites às possibilidades, 1995.Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/20570/a-importancia-do-estagio-na-formacao-profissional#ixzz3I7qD5Q9F