INTRODUÇÃO

A faixa etária correspondente as crianças da educação infantil envolve a conquista de uma certa autonomia, desta forma consolidar os hábitos de higiene faz-se necessário também no âmbito escolar.

Assim, busca-se neste projeto trabalhar a higiene do nariz, como assoar e os passos necessário para isto.

JUSTIFICATIVA

O referido tema será abordado devido a necessidade de as crianças não saberem como assoar corretamente o nariz, pois observamos de que os mesmos ainda não o sabem como fazer corretamente. Os hábitos de higiene por parte da criança são adquiridos ao longo do seu processo de desenvolvimento, por isso são os pais e os professores que têm esse papel fundamental para que a criança consiga interiorizar a importância desses hábitos.

OBJETIVO GERAL

Promover e consolidar hábitos de higiene do nariz.

OBJETIVOS ESPECÍCICOS

Conceituar a relevância do cuidado com o nariz;

Assoar corretamente;

Seguir todos os passos em como assoar o nariz;

METODOLOGIA

O presente projeto se efetiva por meio de diálogos. Ou seja roda de conversa e cartaz dos passos em como assoar o nariz e de forma prática  que possibilitam a identificação dos hábitos de higiene pessoal bem como a consolidação destes conceitos. Todas as atividades são realizadas após a explicação das professoras e com o auxilio das mesmas.

Em sala de aula foi dado um lenço de papel para cada criança, depois junto com a professora foi feito todos os passos necessários para a limpeza correta do nariz. Num outro momento todas as crianças foram levadas ao banheiro para então colocar em prática.

  1. Dirigir-se a criança, chamando a atenção para o nariz, a fim de que percebesse que precisava ser limpo.
  2. Orientar para cortar o papel na quantidade suficiente e ensinar a forma adequada de dobrá-lo.
  3. Mostrar como assoar uma narina de cada vez.
  4. Ensinar a dobrar o papel com o lado sujo para dentro como forma de prepará-lo para jogar no lixo.
  5. Observar se limpou certinho, se precisa repetir a operação.
  6. E, para terminar, lembrar à criança de lavar as mãos e secá-las bem.

AVALIAÇÃO

Deve ser realizada de forma qualitativa e contínua, durante todo o ano, na qual se levará em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação  na prática do dia a dia.