PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTENOR NAVARRO

Equipe técnico-pedagógica

Corpo docente

Participação :Gildásio Rodrigues Teixeira

Projeto Educação Patrimonial: reflexões e práticas

Conhecendo minha comunidade

João Pessoa/Pb

Maio/2016

Equipe técnico-pedagógica

Corpo docente

Projeto Educação Patrimonial: reflexões e práticas

Conhecendo minha comunidade

Projeto didático-pedagógico que se apresenta à Secretaria de Educação do Município de João Pessoa e à Gestão da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antenor Navarro como parte integrante das atividades do Projeto Educativo da escola para o ano de 2016

João Pessoa/Pb

Maio/2016

"É através dos sonhos que procuramos despertar o indivíduo como ser humano, capaz de transformar a si mesmo e o mundo que o cerca"

(Mestre Doci)

  1. JUSTIFICATIVA

O pensamento que abre o presente projeto didático-pedagógico é da contadora de histórias Maria dos Anjos Mendes Gomes, moradora do Vale do Gramame, e é um entre tantos depoimentos, pensamentos e memórias que compõe o livro "Vale do Grama-me: memórias e vivências". Ele é significativo porque diz muito dos propósitos deste projeto que é o de despertar nos alunos a curiosidade e o desejo de melhor conhecer seu lugar, Vale Gramame, sua gente, seu modo de vida e trabalho, na perspectiva de desenvolver neles o sentimento de pertencimento a uma cultura e nela se inserir como um construtor, transformando a si na medida que transforma o seu lugar.

O foco deste projeto é o de aprofundar o trabalho de Educação Patrimonial que já se realiza na escola, pois na aprendizagem dos conteúdos mais diretamente ligados com os aspectos históricos, sociais e culturais da comunidade, em particular, e da cidade, em geral, dimensões da valorização e preservação do patrimônio cultural já fazem parte do nosso projeto pedagógico.

O aprofundamento desta temática se deve a uma orientação da Secretaria de Educação para que nesse ano de 2016 houvesse nas escolas da rede municipal uma prioridade ao tema "Educação Patrimonial com ênfase no contexto histórico-cultural da cidade de João Pessoa", como um requisito para a avaliação do trabalho pedagógico das escolas, no âmbito do Programa Escola Nota Dez. 

Nesse sentido, o presente projeto visa trabalhar o tema "Patrimônio Cultural" com as turmas do Ensino Fundamental I, Fundamental II e EJA visando fortalecer a relação dos alunos com as heranças culturais do lugar em que vivem e partir deste fortalecimento adquiram uma consciência de pertencimento a uma cultura, um local, uma comunidade, um povo. 

Esse projeto nasce da importância da apropriação e valorização dos símbolos histórico-culturais da cidade de João Pessoa e do Vale do Gramame pelos alunos para que se sintam motivados a colaborarem na sua preservação, renovação e construção. Para além desta importância, existe a aprendizagem mais fundamental que é da compreensão de si e do mundo em que vivem a partir das expressões culturais criadas pela sua gente num processo sócio-histórico e, assim, participarem ativamente desse processo enquanto sujeito e cidadão/ã.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

O trabalho pedagógico com o patrimônio cultural de uma comunidade, cidade, região, país, permite que o alunado aprenda a resguardar a memória de um lugar e de um povo, sentindo-se parte do coletivo.

Para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), patrimônio cultural são todas as expressões criadas por um povo que, com o tempo, são agregadas às das gerações anteriores (CASTRO, 2010). Essas expressões revelam o modo de ser e de vida de um povo, desenvolvidas ao longo de um processo histórico e que diz muito do seu passado, presente e futuro.

A educação patrimonial, como parte do projeto pedagógico da escola, é compreendida como um processo permanente e sistemático de valorização da cultura do lugar em que os alunos se inserem, na perspectiva de que colaborem no conhecimento de si e do outro. A partir da apropriação das histórias, lendas, saberes, conhecimentos, intervenções humanas nas paisagens e do contato direto com que as produz, a educação patrimonial busca conduzir as crianças, adolescentes e adultos a um processo ativo de desenvolvimento da consciência de melhor usufruir dos bens culturais, inserindo-os num processo contínuo de criação cultural (HORTA; GRUMBER; MONTEIRO, 1999).

O objetivo pedagógico com a educação patrimonial é o de possibilitar a interpretação e o reconhecimento dos bens culturais de uma determinada comunidade para despertar nos alunado a responsabilidade na busca, na valorização e na preservação destes bens.

O pressuposto para esse aprendizado é o de provocar nos alunos a necessidade de pensar e vivenciar questões sobre a cultura local, na sua relação com a global, despertando o interesse em resolver questões significativa para sua vida pessoal e coletiva. É, ainda, o de provocar a compreensão do passado para que possam compreender melhor o presente e colaborarem na construção de futuro.

Esse pressuposto advém da compreensão de que o patrimônio cultural de povo é resultado de um processo histórico, social, político e econômico e que suas expressões e manifestações são parte da invenção humana, criadas para atender as diversas necessidades materiais e espirituais. Além disso, esse processo criativo é contínuo, pois é inerente a natureza humana a produção da cultura, sendo esse a segunda natureza. Cabe ao processo educacional socializar esse patrimônio para que todos tenham acesso e com ele construa sua identidade histórica e social.

Para o trabalho com a educação patrimonial privilegia-se, por uma questão didática, abordá-lo a partir de cinco tipos de patrimônio: histórico, artístico, arquitetônico, imaterial e natural. No histórico fazem parte aqueles bens tombados por órgãos oficiais ou não; no artístico são incluídos os bens artísticos e mobiliários, como, por exemplo, escultura, telas, móveis em peças únicas ou acervos, que tenham, obviamente, relevância para a comunidade; incluem-se no arquitetônico as edificações que, preservadas ou em ruínas, guardam a memória histórica e representam a inovações ocorridas na comunidade ao longo de um tempo; compõe o imaterial o conjunto de práticas e saberes, portanto, são os bens simbólicos, que diferenciam um povo, como danças,, músicas, lendas, festas típicas, conhecimentos e técnicas, bem como instrumentos e artefatos; por fim, o último tipo, o natural que inclui os locais de cuja beleza ou não tenham um significado simbólico para os que ali moram (CASTRO, 2010)

A partir desta tipificação se identificou no Vale do Gramame, lugar de onde esse projeto se desenvolverá, uma diversidade de bens culturais que mediarão a aprendizagem de habilidades e valores relacionados ao corpo teórico-metodológico da Educação Patrimonial.

O Vale do Gramame é uma região rica em recursos naturais e bens simbólicos, que abrange comunidade rurais, urbanas e quilombolas, com uma população aproximada de 20 mil habitantes, situada numa área periférica da cidade de João Pessoa. A escola Municipal Antenor Navarro situa-se na área urbana, mais precisamente na comunidade Colinas do Sul e seu alunado origina-se de toda essa região do Vale. A área urbana, que é o bairro Gramame, fica na zona Sul da cidade de João Pessoa, Paraíba. Durante muito tempo foi praticamente um bairro conhecido como zona rural da cidade, porém passou por um processo de urbanização intenso nos últimos anos, obtendo alto crescimento populacional, passando de 6.288 habitantes em 2000 para 24.829 (IBGE, 2010). Em extensão territorial é o maior bairro da capital, onde estão localizados vários conjuntos habitacionais e loteamento, sendo os principais: Colina do Sul I e II, loteamento Parque do Sul II, residencial irmã Dulce, Residencial Jardim das Colinas, loteamento Novo Milênio e Parque do Sol.

Na caracterização desta região, um importante lugar de produção cultural e artística é a zona rural, situada às margens do Rio Gramame e formada pelas comunidades do Engenho Velho, Gramame e Ponta de Gramame, em João Pessoa, e Mituaçú, comunidade quilombola e indígena, no município do Conde.

Dentre as expressões culturais existentes destaca-se o coco de roda, a ciranda, a capoeira, a poesia popular, a lapinha, a quadrilha junina, a pesca, o forró pé-de-serra, o artesanato, as brincadeiras de roda, o cultivo e o manuseio de ervas, além de diversas narrativas lendárias. No que se relaciona aos seus bens naturais tem-se o Rio Gramame, o rio Jococa, as cacimbas, a estrada Velha para Recife e toda sua área de Mata Atlântica. Existe também como edificações a Ponte dos Arcos, que une os municípios de João Pessoa e Conde (IPHAN-PB,2013).

O conteúdo da apropriação, valorização e preservação das expressões culturais da nossa gente, embora previsto pelas Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental e EJA para ser trabalhado na disciplina de História, entende-se que o mesmo possui um caráter transversal e que portanto interessa ás demais disciplinas enquanto constitutivas para o desenvolvimento de habilidades e valores gerais (FIGUEIREDO, 2002).

Esse desenvolvimento, no que se relaciona à aprendizagem dos conteúdos próprio da educação patrimonial, depende também de um outro caráter, o da interdisciplinaridade. Com a integração dos conteúdos, que é facilitada quando se trabalha a partir de eixos temáticos, favorece ao alunado a perspectiva de uma aprendizagem mais complexa e abrangente.

 Um trabalho mais sistemático com os conteúdos da educação patrimonial, partir da transversalidade e interdisciplinaridade, visa antes de tudo oportunizar ao alunado uma compreensão complexificada do modo de vida de uma época como forma de pensar os dias de hoje.

Essa intencionalidadeguiará o presente projeto se norteará.

  1. OBJETIVOS

3.1- OBJETIVO GERAL:

Oportunizar aos alunos do Ensino Fundamental I, II e EJA um processo ativo de reconhecimento crítico acerca das heranças culturais da comunidade de Gramame e seus arredores, tendo em vista despertar neles a responsabilidade pela valorização e preservação dos bens culturais historicamente produzidos, bem como sensibilizá-los para uma participação na produção cultural do seu entorno, no sentido de que se reconheça como sujeito do processo.

3.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Contribuir na compreensão do alunado sobre o modo de vida e trabalho dos antigos moradores do Vale do Gramame e dos atuais, como forma de que possam participar ativamente do seu processo histórico;

- Despertar no alunado a sensibilidade para apreciar e preservar a beleza natural do lugar e as manifestações culturais desenvolvidas por sua gente;

- Favorecer o conhecimento das expressões culturais que simbolizam a formação histórica das comunidades que se desenvolveram em torno do Vale do Gramame;

- Fortalecer o sentimento de pertencimento ao local a partir da valorização das suas expressões culturais;

- Possibilitar a compreensão das diferenças entre patrimônio material e imaterial, entre conservação e preservação do patrimônio histórico.

 

4- METODOLOGIA

A metodologia problematizadora sustentada no tripé ação-reflexão-ação norteará o trabalho pedagógico com os conteúdos pertinentes à Educação Patrimonial. Para cada temática serão propostas questões e atividades desencadeadoras da reflexão e intervenção do alunado no objeto de estudo proposto, favorecendo, assim, o protagonismo dele no processo de formação.

Essa concepção metodológica norteará as atividades pedagógicas que serão desenvolvidas no interior de cada nível e modalidade de ensino, adequando-a a cada contexto, realidade da turma e às especificidades dos temas propostos.

4.1- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

As atividades que estão descritas abaixo serão desenvolvidas ao longo do segundo semestre de 2016 em todos os níveis de ensino, apenas adequando-as ao estágio de desenvolvimento de cada turma.

- Estabelecer uma parceria com a Organização Não-Governamental “Escola Viva Olho do Tempo” para se trabalhar, na perspectiva da história oral, a tradição e a cultura negra a partir dos griôtos (sábios africanos propagadores da cultura do seu povo); 

- Investigação de fatos antigos da localidade de Gramame e sua história para a produção de telas/quadros, que serão confeccionadas em material reaproveitável e expostas para apreciação e visualização da comunidade escolar;

- Organização de rodas de conversas com pessoas locais, conhecedoras da história da comunidade, chamadas de gritos, ou seja, pessoas que transmitem histórias e conhecimentos passados;

- Realização de pesquisas para de paródias que serão apresentadas nas outras turmas;

- Apresentação de dança folclórica;

- Produção de maquetes dos lugares mais representativos da comunidade de Gramame, que farão parte da exposição dos trabalhos;

- Encenação de diálogos, em língua estrangeira e portuguesa, de causos da região do Vale do Gramame;

- Rescrita de cartas a partir da leitura das lendas da região;

- Exposição de fotos antigas e atuais do bairro;

- Realização de concurso de redação sobre a história do Bairro;

- Levantamento, por meio de entrevistas com pessoas da própria família, de informações sobre as origens e processo de urbanização dos bairros de Gramame e Colinas do Sul;

- Organização de uma quadrilha junina no estilo pé-de-serra;

- Visitação do Rio Gramame;

- Roda de conversa com os artesãos que trabalham com titara e paleta de dendê para saber como é seu processo de criação e seus modos de vida;

5- CRONOGRAMA

Atividade

Dia

Local

Encaminhamentos

Responsáveis

Apresentação e discussão do projeto com o corpo docente

 

 

04/06/2016

 

Sala de reunião

Organizar um powerpoint;

 

 

 

Especialistas

Festival cultural (Quadrilha Junina/Gincana, ciranda)

18/06/2016 – EFI

21/06/2016 – EFII

 

Quadra da escola

Convidar o mestre Zominho, tocador de acordeon;

 

 

Especialistas

Roda de conversa com os griôs

21/07/2016

Na quadra

Convidar os griôs

 

Exposição de fotos quadros e maquetes sobre as belezas do local

Outubro/Culminância

Quadra,

Sala de aula e atividades extra-sala

- Nos meses de agosto e setembro construção da exposição

Professores

Roda de conversas com os artesãos e trabalhadores da fábrica de sabão.

25/08/2016

Quadra

Convidar os artesãos

Especialistas

Concurso de redação/  Produção e apresentação de Paródias/ Encenação a partir de diálogos de causos da região

 

29/09/2016

Sala de aula

Orientação aos professores no planejamento mensalão

Professores

 

6- REFERÊNCIAS

CASTRO, Janaína. É hora de valorizar o que é nosso. Revista Nova Escola, Ano XXV, N0 234, Agosto de 2010.

FIGUEIREDO, R. V. Políticas de inclusão: escola-gestão da aprendizagem na diversidade. In: ROSA, D. E. G; SOUZA, V. C (Orgs). Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico / Museu Imperial, 1999.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL DA PARAÍBA. Vale do Gramame: memórias e vivências. João Pessoa: Casa do Patrimônio, 2013.