Projeto e Carreira Merecem Atenção

Os profissionais que, como eu, se dedicam a orientar as pessoas sobre como gerenciar suas carreiras têm insistido na tecla de que é fundamental ter um projeto que contemple pelo menos os seus próximos cinco anos de carreira. Ter um projeto é exercitar possibilidades de trajetórias e preparar-se para contingências da vida. Permite prestar atenção, no presente, em coisas que poderão afetar o seu futuro. Por exemplo: você hoje trabalha em marketing numa empresa de bens de consumo, mas no seu projeto pretende mudar para o setor varejista. De repente, aparece à chance de atuar no trade marketing (área que cuida da relação direta com a rede varejista). Uma oportunidade que aparece hoje, mas que é compatível com o futuro que você planejou.

È evidente que se você não tivesse um projeto não teria tanta certeza de que a mudança é coerente e tem a ver com o seu futuro. A mesma coisa pode acontecer em relação ás outras variáveis. Fazer um curso específico sobre varejo e que tem a ver com o futuro que você planejou. Participar de uma reunião de especialistas, na qual você possa aumentar sua rede de relações. O projeto de carreira deve ser revisto a cada ano e deve ser feito por escrito. Dica: Vai lá em meus documentos e crie uma pasta Meu Projeto e escreva o projeto de carreira para os próximos cinco anos. O índice é simples:

1 – Minha meta para cinco anos, área de atuação e setor econômico no qual desejo trabalhar.

2 – O que eu preciso melhorar em meus conhecimentos, em minhas competências e na minha rede de relações.

3 – Onde eu quero trabalhar? Características das empresas e informações que você encontrou sobre elas.

4 – Ações que eu devo tomar e cronograma.

Cada vez que aparecer uma oportunidade, registre-a. E liste as pessoas relevantes que você conheceu.

A carreira é um dos seus maiores patrimônios. Se você não tiver o projeto feito, não identificará as oportunidades. È bom lembrar o ditado caipira: “cavalo só passa encilhado uma vez”. È bom não esperar para montar. 

Nádia Januário

Bacharel Administração com Habilitação em Marketing

Especialista em Gestão de pessoas