Projeto: Desenvolvimento Psicológico na Prática no atendimento clínico 

 Introdução: No desenvolvimento psicológico da criança na hora do atendimento deixe a criança escolher e direcionar o que fazer durante as sessões mesmo que ela peça para você escolher colabore com a autonomia dela e peça ajudar na construção de algo que seja sugerido por você. Dentro do atendimento psicológico da criança no decorrer das sessões ensinei a ela ter sua identidade autonomia e assim a criança vai descobrindo seus sentimentos suas emoções e dentro dessa práxis a criança descobrir os sentidos das ações no ato de começar a cria sua própria construção e assim vai se tornando uma criança confiante e logo em seguida um adolescente com escolhas conscientes e um adulto maduro para enfrentar suas decisões da vida. 

Desenvolvimento: Coloque alguns recursos não estruturados sucatas bonecos por exemplos dentro de uma sacola de papel peça para a criança ter uma ideia e criar algo a partir do momento que você está atendendo, mas precisa ser algo que a criança dê um nome. Não limite a criança nos atendimentos e nas sessões deixe ela solta e livre, assim, nós pedagogas e psicopedagogas vamos poder descrever passo a passo da criança no consultório ou na sala de aula. Durante uma sessão quando utilizar algum recurso onde à criança tenha que responder ou falar algo participe também, uma vez de cada e na sua vez você pode responder a partir das demandas da criança. Por exemplo, Usando uma caixinha de perguntas eu respondi sobre minhas brincadeiras preferidas que a não tenha acesso e falei de uma forma que despertava na criança curiosidade e interesse em brincar e ao mesmo tempo fosse descobrindo seu próprio universo dentro do cenário lúdico chamado consultório para que também a criança possa descobrir no jogo o aprendizado e as formas acessíveis nas brincadeiras e no momento do atendimento clinico ou em sala de aula a criança se desenvolva seu espaço de construção do emocional, psicológico, físico, cognitivo. Na hora do atendimento clínico o ideal é colocar uma música para o relaxamento da criança e fazer uma oração para a criança se sentir acolhida por DEUS e pelo calor humano e pedir em oração a proteção do Espírito Santo de DEUS na vida dela e no atendimento clínico orientar a criança sobre a importância de falar com Deus. 

Conclusão: Isso na hora do atendimento clínico amplia as habilidades e possibilidades da criança e compreender que o mundo vai muito além das telas de um celular ou computador que muitas vezes os pais deixam a criança exportar as telas do celular isso tira da criança sua infância o desejo de brincar com seus brinquedos e a criança abandona do seu cognitivo o amor em aprender a ler e escrever por está nas telas de um celular ou de um tablet. Por isso a importância de os pais prestarem mais atenção nos seus filhos e de saberem delimitar os horários na vida dos seus filhos não permita jamais que as telas de um celular ou de um tablet tire o direito e a inocência de uma criança pura.  Diante de uma criança resistente e monossilábica na sessão convide ela para fazer algo construir uma casa com os brinquedos ou lego, desenhar ou fazem uma colagem, pesquisar convide a criança no atendimento a vive o lúdico e suas formas de descobertas e assim vai fazer a criança abrir seus sentimentos mais ocultos e só assim ela vai se sentir a vontade de conversar e falar sobre ela e sobre seus pais e como é o seu convívio familiar. No atendimento clínico procure ser amiga da criança isso vai ajudar ela ter total confiança em você para falar de seus sonhos dos seus sentimentos e emoções que muitas vezes elas têm medo de falar ficam guardados dentro delas vá conversando e sempre brinque com a criança fala para ela me comete onde está sua caixa de segredos e vai deixando a criança mais a vontade de se expressar. Seja uma pedagoga e uma psicopedagoga interessante para a criança que está diante de você tanto em sala de aula com no consultório. O porquê isso vale mais que mil recursos ou espaço bonito e bem equipado. Respeite as limitações de cada criança na práxis das suas habilidades e superdotação de suas aprendizagens jamais queria rotular uma criança dentro do seu ciclo de desenvolvimento tanto no seu ambiente de sala de aula ou no consultório clínico.  

Fundamentação teórica: Para fora de si mesmo ou o ser em si segundo Jean Piaget ‘’ por meio do jogo simbólico, a criança do período operatório assimila o real ao eu e consegue com estes períodos de desenvolvimentos da criança nos seus aspectos cognitivos, social, afetivos.  No atendimento clínico vão analisando a criança em cada sessão e em cada atendimento vamos descrendo tudo que é feito e realizado no horário dos atendimentos clínicos psicológicos de cada criança para montamos uns relatórios clínicos laudos clínicos acompanhamentos clínicos informes. Montar um relatório clínico de uma criança é como montar um quebra cabeça ai vamos juntar peças por peça para então chegamos uma conclusão. Assim através do relatório clínico xequeamos a patologia de cada criança com seus cid. Cada grau ou patologia clínica tem seus cid. 

Exemplos: Se a criança for autista seu cid. será 11 transtornos do espectro do autismo com deficiência intelectual 6A 02.3 DI e com linguagem funcional prejudicada; seis A02Transtorno do Espectro Autismo com deficiência intelectual DI e com ausência de linguagem funcional; 6 A 02.  Se a criança for Dislexia e outras disfunções simbólicas seu Cid 10 R 48. Se a criança apresenta disgrafia seu CID SÉRA CID -9 315, 2, 784.61, 784.69. Cada doença obter sua patologia clínica com seu CID correspondente.  Justificativa: A caixa de areia ou caixa lúdica identifica qual o problema da criança os transtornos de aprendizagem a caixa de areia têm seu cenário com seus bonecos é usada para avaliação e intervenção no processo do desenvolvimento da criança e nas buscar de suas habilidades no momento do atendimento clínico ajudar na descoberta do grau da aprendizagem da criança. 

 Autora do projeto: Professora Especialista Psicopedagoga Clínica Institucional Pós-graduada em AEE atendimento especializado em sala de recursos publicadora de trabalhos científicos exame de proficiência para o mestrado em psicologia literatura de cordel escritora de pequenos poemas: Adinelma Alexandre da Silva. 

Mensagem Reflexiva: ‘‘ Cada criança tem seu universo de sentimentos e emoções, Nós as pedagogas e psicopedagogas conheceram a criança pelo olhar clínico cure a sua criança e o seu adulto estará curado, tenha um olhar atento para cada criança, faça ela se sentir importante, amada com sua identidade ativada! Esse é o melhor presente que podemos dar as nossas crianças, lembrando para você que o olhar e a palavra muitas vezes é um verdadeiro abraço na vida do outro.  A palavra “cura é com um bálsamo o adulto é uma ponte na vida da criança”. Professora especialista: Adinelma Alexandre da Silva.