PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais

Curso de Ciências Econômicas

7º Período Noite

Elaboração e Análise de Projetos

 

Albert Rizi Paizante

Ana Célia Monteiro

 

VIABILIDADE PROJETO VIVER BEM COMIDA SAUDAVEL

 

PRIMEIRA PARTE – A EMPRESA OU OS EMPREENDEDORES:

 

I – Denominação ou razão social; forma jurídica.

 

Viver Bem - Comida Saudável Ltda.

 

II – Principais acionistas ou sócios, controle acionário ou societário, relação com outras empresas ou grupos financeiros.

 

Os sócios são Albert Rizi Paizante e Ana Célia Monteiro, com participação societária igualitária.     

 

III – Dirigentes e administradores principais.

 

Albert Rizi Paizante e Ana Célia Monteiro.

 

IV – Capital Social

 

 

 

V – Histórico das atividades da empresa

 

Os empreendedores são estudantes de economia, com a viabilidade de que a sociedade está cada vez mais preocupada com a saúde, baseando-se em uma alimentação saudável.  Encontraram uma grande oportunidade em abrir o negócio.

Com opções inusitadas de produtos, e trazendo diversas opções de lanches do dia-a-dia orgânicos, sem lactose, sem glúten, orientais entre outros.  Os ingredientes são de qualidade e de baixa caloria. O cardápio tem informações sobre os principais nutrientes de cada prato, mostrados por meio de ícones que indicam quais são as vitaminas e minerais, como cálcio, potássio e ferro.

Em equipamentos e instalações foram gastos R$250.000 com estoque, caixa eletrônico e impressora de cupom fiscal, software de controle de vendas e estoque, cortador de frios e de legumes, esterilizador de louça, micro-ondas, freezer, geladeira, cafeteira e forno.

Funcionários:  15 (os donos e 13 empregados para três turnos)

Os estudos dos empreendedores foram através de pesquisas feitas na capital de Minas Gerais indicando que 60% das pessoas com mais de 30 anos buscam alimentação saudável. Entretanto, há um aumento e procura pelos jovens, para ter um corpo perfeito e entrar no mundo fitness.

A abertura da unidade tem uma estimativa de uma receita bruta de 2,5 milhões por ano. Os Empreendedores apostam que a alimentação saudável é o futuro fastfood, com ingredientes de qualidade, limpeza e o uso de produtos orgânicos fazem a diferença na hora de vender o conceito.

SEGUNDA PARTE – O PROJETO:

I –SUMÁRIO EXECUTIVO:

Descrição sumária dos objetivos e características principais do projeto:

O Viver Bem é uma lanchonete/restaurante de pequeno porte localizado naregião da Savassi uma das áreas mais nobre da cidade de Belo Horizonte, que busca estabelecer novos padrões de sucesso para aqueles que se preocupam com alimentação de qualidade e saudável. Oferecemos aos nossos clientes o melhor da cozinha saudável e um ambiente acolhedor com ótimo serviço além da praticidade para os praticantes de atividades físicas.

Ofereceremos aos nossos clientes bem estar para sua saúde com pratos e lanches mais saudáveis em busca de uma alimentação saborosa, é assim contendo uma apresentação final do prato para uma alimentação equilibrada. Atendendo a necessidade de uma alimentação saudável ao cliente.

Síntese do programa de produção/operação:

O restaurante Viver Bem irá fornecer a seus clientes refeições de excelente qualidade, visando a satisfação plena de sua clientela, estando o produto de acordo com as normas de vigilância sanitária vigentes no país, supervisionado por nutricionista, fornecendo alimentação saudável e nutritiva.

Investimentos necessários:

 

Os investimentos iniciais são os fixos e em capital de giro que serão necessários para a implantação do projeto, os mesmos somam R$50.110,00. Entre os investimentos fixos estão máquinas, equipamentos, aluguel do ambiente comercial, obras para adaptação, móveis e utensílios e outras despesas. Os investimentos em capital de giro serão necessários para suprir um caixa mínimo, pagamento de fornecedores e recebimentos de clientes que todos envolvem um prazo para pagamento, o qual deve ser cumprido.

 

Esquema de financiamento:

 

O financiamento para abertura e início da produção do restaurante são todos de capital próprio dos sócios, sem necessidade de recursos de terceiros, excluindo assim o custo com juros ou dividendos.

 

Resultados esperados:

 

Consolidação no ramo alimentício como uma das melhores empresas de Belo Horizonte.

Aumento da lucratividade operacional positiva de no mínimo 30% até a maturação do produto.

Retorno financeiro de curto prazo.

II – ESTUDO DE MERCADO:

Características dos produtos, estimativas do mercado atual e futuro, dimensionamento da oferta e demanda atual e futura, estrutura de comercialização, condições de competição e análise dos fatores que justificam a existência do mercado para o projeto. Neste capítulo, pode se orientar pelo roteiro a seguir:

1-Dados do(s) Produto(s)/Serviço(s)

A característica do negócio é a comercialização de diversos alimentos de baixa caloria, com o intuito de seguir a tendência mundial de mudança no comportamento alimentar e Freshfood será agregar a grande procura no mercado de opções mais saudáveis. O instaladona Savassi, Belo Horizonte – MG próximo a diversas academias e locais de práticas de esportes ou atividades físicas. O objetivo será posicionar a lanchonete em um local propício ao seu público alvo.

O investimento em treinamento e desenvolvimento dos funcionários será realizado, para melhor desempenho, visando oferecer capacidade de destaque e superar as expectativas não apenas do consumidor final, mas       também dos colaboradores. Aprimorando o conhecimento para proporcionar um atendimento qualitativo com o principal objetivo: a fidelização dos clientes, esse diferencial possibilitará melhores condições no ambiente organizacional, um serviço de qualidade e preços atrativos.