CIRO JOSÉ TOALDO

RESGATE DA HISTÓRIA DA EMEIEF JOSÉ MARTINS FLORES COM OS ALUNOS DOS SEXTOS ANOS D.

Projeto apresentado à Coordenação Pedagógica da EMEIEF José Martins Flores – que será desenvolvido com os alunos dos sextos anos D, do período matutino sob a orientação do Professor Me. Ciro José Toaldo durante os meses de março e abril do ano de 2018.

NAVIRAÍ, MS

2018

  1. JUSTIFICATIVA

A História local é importante para o aluno perceber a importância do trabalho do historiador. As pesquisas mais recentes demonstram que nas escolas do Ensino Fundamental, a disciplina de História não tem demonstrado interesse por parte dos alunos. Partindo deste pressuposto, aproveitando parte do capitulo um, no conteúdo que trata a respeito da importância da História e o trabalho do historiador, pretende-se instigar os alunos dos sextos anos D, período matutino da EMEIEF José Martins Flores, situada no Bairro Sol Nascente, no município de Naviraí a fazer o resgate da história da referida escola, tendo por base as fontes históricas, especialmente as escritas, visuais e orais.

Os livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), através de seus autores, sobretudo de História, estimulam as oficinas, para os alunos compreenderem a dimensão da importância da História, seja com uso de tecnologias, bem como no lado prático, onde os estudantes podem interagir e compreender o trabalho do historiador, estas metodologias possibilitam o professor criar maneiras atraentes de estimular o aluno a interagir no estudo da História.

O livro adotado pela EMEIEF José Martins Flores, na disciplina de História, apresenta propostas inovadoras como entrevistar pessoas antigas e distinguir outras fontes históricas utilizadas para se escrever a História, ou seja, o aluno percebe como a História é escrita. Motivado por estas atividades, lançou-se o desafio aos alunos dos sextos anos das turmas D para fazer o resgate da história de nossa escola, a partir do enfoque do uso de três fontes históricas: escrita (onde serão pesquisadas as leis e toda a legislação que deu a legalidade à escola); a oral (através de entrevistas com a diretora e a família de José Martins Flores) e a visual (onde serão pesquisadas as fotografias da escola, com elas os alunos irão fazer uma linha de tempo, desde sua criação até o momento atual). Todo o processo será registrado no Blog do Professor Ciro José Toaldo (História), bem como será montado um documento que ficará em poder da direção, pois irá fazer parte dos anais da escola.

Como ninguém consegue fazer um trabalho escolar sozinho, contaremos com a colaboração, além dos alunos, também da responsável pelos recursos tecnológicos da escola, bem como da coordenação pedagógica, da secretaria e da direção da escola.

Enfim, nosso desejo é estimular o aluno, não só estudar a História e sua importância, mas também ter uma visão prática de como se pode contar a História, rompendo com o estudo tradicional, onde muitas vezes se leva em consideração apenas os heróis ou os grandes homens. Também, lembramos Paulo Freire (2011) que nos estimula a sermos curiosos, o aluno deve ser instigado a ter curiosidade e entender a História.

Um dos grandes oradores da época dos romanos, chamado de Cícero (106 a.C. - 43 a.C.) entendia a História como “mestra da vida” (em latim: historia magistra vitae), pois ele tinha consciência que o passado e tudo que as gerações anteriores deixaram, podem permitir  lições para a orientação do presente, principalmente por meio da reflexão.

Não esquecendo que estamos vivendo numa época que não se valoriza o passado, como os antigos o faziam e, desse modo, este projeto do resgata da história de nossa escola, poderá contribuir para valorizar o que já foi feito para se dar continuidade ao processo histórico.

  1. OBJETIVO GERAL

Estimular nos alunos do sexto D a aprendizagem da importância da História por meio de busca das fontes históricas para fazer o resgate da História da EMEIEF José Martins, onde terão informação e ampliação de seu conhecimento, além da sala de aula e serão inseridos como parte integrante de uma construção coletiva da História deste educandário.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Incentivar o uso dos diferentes tipos de fontes históricas para ampliar seus conhecimentos;
  • Propiciar aos alunos um aprendizado prática, além dos fornecidos em sala de aula, indo além dos conteúdos do livro didático;
  • Trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar e lúdica;
  •  Ampliar os conhecimento e aprendizagem pelo uso das diferentes metodologias de ensino.
  • Fomentar junto ao aluno o exercício da escrita, do planejamento, resolução de problemas e trabalho em equipe;
  • Incrementar a participação dos alunos em outra forma de interação com o professor, direção, secretaria, sala de recursos e a comunidade.

4. METODOLOGIA

Para desenvolver esta atividade ligada ao resgate histórico da nossa escola, buscou-se uma aprendizagem que seja significava para o aluno e o envolva na dimensão de como a História é escrita. Os alunos precisam de acompanhamento e auxilio em todas as etapas da execução deste projeto e, o professor Ciro Toaldo irá dar todo o suporte necessário.

Adilson Mota  (2011), ressalta:

É preciso valorização da pesquisa no espaço escolar, assim como subsídio com recursos públicos na escola, o que, consequentemente irá despontar em qualidade da educação e suas descobertas. (...) Há, no entanto, a necessidade de transformar a escola num espaço de construção de conhecimento, não apenas reproduzir o que outros escrevem e pensam, mas interagir  tornando-se coautor e criador. (...)  Os alunos, em sua maioria, não buscam respostas para suas dúvidas e questionamentos acerca de diversos assuntos, quando estão resolvendo exercícios que necessitam de uma pesquisa dentro do texto ficam desanimados e muitas vezes desistem não indo além do que lhes é proposto.

Portanto, a pesquisa precisa estar inserida na escola e este projeto dará justamente o enfoque ao aluno para ir além do conteúdo de sala de aula, pois verá na prática a importância da História e o magnifico papel do historiador. Espera-se que com isto o cotidiano escolar dos alunos, torne-se atrativo e que o ensino dos conteúdos da História dos sextos anos D fiquem lúdicos, interessantes e incentivem cada vez mais o aluno a ser crítico e reflexivo em suas opiniões.

     Os Parâmetros Curriculares de História (1998), também trazem um novo enfoque que deve ser dado ao estudo da História, que leve o aluno a ser mais reflexivo e não tenha essa disciplina como matéria decorativa.

Nesse diálogo tem permanecido principalmente, o papel da História em difundir e consolidar identidades no tempo seja étnicas, culturais, religiosas, de classes e grupos, de Estado ou Nação. Nele, fundamentalmente, têm sido recriadas as relações professor, aluno, conhecimento histórico e realidade social, em benefício do fortalecimento do papel da História na formação social e intelectual de indivíduos para que, de modo consciente e reflexivo, desenvolvam a compreensão de si mesmos, dos outros, da sua inserção em uma sociedade histórica e da responsabilidade de todos atuarem na construção de sociedades mais igualitárias e democráticas. (Pag. 29).

A História, como afirma o PCN, tem um papel primordial, vai muito além dos conteúdos e do saber da sala de aula, o presente projeto que busca resgatar a História de nossa escola, proporcionará essa inserção do aluno em uma sociedade histórica e com responsabilidade, uma vez que eles serão protagonistas de um importante registro, isto ficará para os anais deste educandário.

O trabalho foi dividido em equipes, após a explanação do projeto pelo Professor Ciro Toaldo. Foram criados quatro grupos de trabalho no sexto ano D, estes grupos terão as seguintes tarefas: entrevistar a diretora da escola, com um roteiro que será planejado pelos próprios alunos, eles irão gravar a entrevista e depois transcrever a fala da diretora; outro grupo irá entrevistar um dos familiares de José Martins Flores (in memorian) e também deverá fazer a transcrição, ou seja, estes dois grupos irão trabalhar com a fonte histórica oral. Outro grupo irá até a secretaria da escola e irá solicitar à documentação que deu a legalidade para a escola, bem como solicitar da coordenação e direção as pastas onde estão os registros de todas as atividades, desde sua fundação. Este grupo irá trabalhar com a fonte escrita. O grupo que trabalhará com a fonte visual, irá conversar com a responsável pela sala de recursos e encontrar as fotografias que irão contar a história da escola desde sua fundação. Este grupo também irá construir uma linha de tempo que demonstrem os passos de cada momento vivenciados por todos os integrantes da escola.

 Após toda a pesquisa elaborada e construída, terá a orientação do professor Me. Ciro José Toaldo. Após a montagem de toda a pesquisa, ela se transformará em documento, será entregue para a direção e também publicado no blog do Professor Ciro Toaldo (História). O encerramento do projeto culminará com a apresentação dos alunos, no pátio da escola, no dia 11 de abril, quando se comemora o aniversário da escola, com a participação de todos os alunos, professores, funcionários, coordenadores, secretaria e direção da escola.

Como esboçado nos objetivos específicos, um dos grandes propósitos do referido projeto, será a participação do aluno no sentido interagir junto a pesquisa e ao trabalho ao qual se predispôs, sempre no intuito de que possa esboçar sua própria opinião para se tornar um agente de transformação e compreenda a História dentro da dimensão social, pontos estes que estão sendo cobrados nas avaliações externas do ambiente escolar, como Prova Brasil, ENEM entre outros.

A participação dos alunos, com seu interesse, dedicação e seriedade, obviamente serão convertidos em nota de participação para o primeiro bimestre do ano letivo de 2018.

5. PARCEIROS

  • Os alunos do sexto D;
  • A responsável pelos recursos tecnológicos da escola, Professora Edileusa;
  • As coordenadoras Pedagógicas: Vera e Vilma;
  • Secretária – Elaine;
  • A diretora da Escola: Sandra Siqueira.
  • Família do Senhor José Martins Flores.

6. BIBLIOGRAFIA

BRASIL (1998). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. HISTÓRIA - 5° à 8° série. Brasília: MEC/SEF.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. São Paulo: Paz e Terra, 2011.