PROJETO DE PRÁTICA: PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ESCOLA SABIÁ

 

Autor: Dr. Elionai Dias Soares

Professor de OMF / Anatomia Humana – Cesmac / AL

Aluno de Educação Física – Claretiano / SP

 

Introdução

Este plano de aula tem por propósito atender às exigências acadêmicas no curso de Licenciatura em Educação Física da Claretiano / SP – Pólo Maceió / AL.

 

Desenvolvimento

1) Título da aula: O coração, os pulmões e os movimentos do corpo - aparelho cardiorrespiratório.

2) Tempo necessário para execução: 1 aula.

3) Etapa de ensino: Ensino fundamental (anos finais).

4) Ano / série: 9º Ano.

5) Objetivos da aula: Constatar as alterações ocorridas com o aparelho cardiorrespiratório mediante movimentos corporais, trabalhando os conceitos de frequência cardíaca e ventilação pulmonar; compreender a relação de causa e efeito nas respostas cardíacas e pulmonares, decorrente de atividades motoras voluntárias; interrelacionar o funcionamento de demais órgãos, em conjunto com os sistemas circulatório e respiratório.

6) Conteúdo: O aparelho cardiorrespiratório; fisiologia do exercício.

7) Estratégias de ensino / procedimentos didáticos: Dinâmica com debate final sobre os resultados obtidos.

 

1ª etapa: Medição da frequência cardíaca inicial

Na sala de aula, devidamente sentados e em repouso, os alunos medirão seus batimentos cardíacos em condição de relaxamento corporal. Para isso, o professor irá incentivar um momento inicial com ausência total de movimentos. Sendo possível, deve-se adequar a intensidade de luz ambiente, com inserção de exercícios respiratórios. Para tal, indica-se a execução de uma música relaxante, com baixo volume. Após 5 minutos de relaxamento, cada aluno irá anotar a sua frequência cardíaca encontrada. Para a mensuração, utilizar os dedos indicador e médio da mão esquerda na região do pulso direito (artéria radial) ou no pescoço (artéria carótida). Conte as pulsações durante 15 segundos e multiplique por quatro. Na ocorrência de resultados discrepantes do normalmente esperado, o professor deverá intervir para auxílio da correta mensuração.

 

2ª etapa: Realização de movimentos corporais de moderada a alta intensidade

Em pátio escolar ou quadra, os alunos serão orientados a realizar um mini-circuito, composto por 3 simples estações: a) corrida estacionária; b) abdominais; c) polichinelo. Cada estação terá seus exercícios realizados em 1 minuto, com percepção de esforço entre moderada / máxima. O circuito deverá ocorrer com 3 ciclos completos, sem intervalos, totalizando 9 minutos de atividade.

 

3ª etapa: Mensuração da frequência cardíaca após exercícios

Imediatamente após a realização do circuito, cada aluno deverá medir novamente a sua frequência cardíaca, anotando-a devidamente.

 

4ª etapa: Descanso, respiração e relaxamento

Os alunos deverão descansar, ao som da mesma música relaxante do período inicial, durante o período de 5 minutos. Cada aluno irá marcar a sua frequência, após esse momento de descanso, com o devido registro.

 

8) Recursos / materiais: Cronômetro (relógio); colchonete; caneta; papel em branco e apito

9) Referências

BARROS, Jussara de. Plano de aula. Portal Brasil Escola, 2017. Disponível em: Acesso em: 23 de abril de 2018.

BERTANHA, P. Didática Geral. Unidades 4 e 5. Conteúdos de ensino e avaliação do rendimento escolar. Batatais: Claretiano, 2005.

 

10) Sugestão de trabalho interdisciplinar: Trabalho de campo com entrevista com profissionais da área da saúde. Os alunos deverão formular perguntas sobre as doenças cardiorrespiratórias mais frequentemente observadas e suas formas de prevenção.

11) Avaliação: A avaliação ocorrerá durante todo o processo, sendo do tipo formativa, com acompanhamento dos resultados obtidos e debate final entre alunos e professor. Em formato do instrumento “roda de conversa”, o professor irá constatar, junto com os alunos, o que foi possível apreender:

- Comparação das mensurações antes x depois, com orientação dos diálogos.

- O que você sentiu depois das atividades físicas?

– Como podemos definir frequência cardíaca e ventilação pulmonar?

– Como se dá a frequência cardíaca mediante os exercícios físicos?

– Como podemos medir a frequência cardíaca?

– O que acontece com o corpo humano, coração e pulmões quando praticamos exercícios físicos?