Projeto de Prática
“Limites e possibilidades para o ensino do atletismo na escola.”

 

Autor: Dr. Elionai Dias Soares

Professor de OMF / Anatomia Humana – Cesmac / AL

Aluno de Educação Física – Claretiano / SP

[email protected]

@soaresbikefit

 

Introdução

Este projeto tem como pressuposto a existência de fatores limitadores e potencializadores para o desenvolvimento do conteúdo atletismo no contexto escolar, e que, por isto mesmo, tal situação requer uma análise da realidade de seu ensino na escola. Será a partir desta reflexão proposta que poderemos pensar em alternativas para o trato deste conteúdo da cultura corporal.

 

Objetivo

Estimular a proposição de alternativas metodológicas para o ensino do atletismo nas aulas de Educação Física Escolar.

 

Metodologia
- 1a Etapa: Solicitação de autorização prévia, à direção escolar, por meio de Carta Convite (ANEXO 1); Termo de consentimento livre e esclarecido assinado pelo professor (ANEXO 2); Questionário respondido pelo professor (ANEXO 3).

- 2a Etapa: Leitura do quarto capítulo do livro Educação Física Escolar: saberes, práticas pedagógicas e formação, por Silvia Cristina Madrid Finck.

- 3a Etapa: Relatório identificando os aspectos limitadores e potencializadores no trabalho com o atletismo nas aulas de Educação Física, conforme questionário realizado.

 

Resultados e Discussão

O texto estudado pondera o atletismo como esporte individual, onde o trabalho pedagógico, em ambiente escolar, tem o propósito de desenvolver comportamentos diferenciados e avançados nos educandos. Dessa forma, outros aspectos, além dos benefícios físicos / fisiológicos, serão também desenvolvidos, quando intermediados pelo docente, nas habilidades e competências em busca do desenvolvimento do indivíduo, como aprimoramento da personalidade, da autoconfiança, da autonomia e da liderança.

O professor entrevistado considera a importância do atletismo no currículo escolar. Segundo suas respostas, o professor tem posse de informações obre o conteúdo em livros e internet, sendo atualmente, sua base de busca principal essa segunda opção. O professor também salienta que o atletismo é a base para o desenvolvimento escolar de outros esportes, servindo também como meio de formação corporal para os educandos. No entanto, ainda que reconheça a importância do ensino do atletismo na escola, tem desenvolvido o conteúdo de forma muito precária, por conta das suas dificuldades com a infraestrutura local. Segundo o professor, em suas aulas são desenvolvidas noções básicas de saltos e corridas, porém, tudo sem auxílio de equipamentos.

Ao considerar as reflexões do texto estudado, pode-se constatar que as potencialidades para se trabalhar o atletismo na escola se pauta em alguns fatores, tais como: regras simples adaptáveis à carência de infraestrutura, sendo também acessíveis aos iniciantes (MATHIESSEN, 2005 e 2007) e o pressuposto de ser uma atividade que requer habilidades naturais do homem, como correr, saltar e arremessar (SWDOKO, 2012). Dessa forma, observamos coerência entre os dados coletados na entrevista, quando o professor alega ser o atletismo a “base para outros esportes”.

Por outro lado, diversos autores têm destacado o Brasil como o “país do futebol”, o que dificultaria o trabalho em direção àqueles conteúdos que não fossem relacionados com a especificidade prática do futebol como esporte (BONFIM, 2011; JUSTINO e RODRIGUES, 2012). Assim, constata-se na entrevista realizada, tendência oposta ao que já foi chamado de professor “rola-bola”, pois a resposta demonstra o cuidado do professor em desenvolver o conteúdo atletismo, apesar das dificuldades estruturais encontradas. Da mesma forma, o entrevistado alega, como potencialidade, a aceitação por parte dos educandos, no desenvolvimento curricular do atletismo.

Portanto, se por um lado o desenvolvimento do atletismo busca o melhoramento da capacidade física geral (força, resistência, velocidade, flexibilidade e agilidade), por outro, também há de se considerar sobre a oportunidade de se trabalhar a formação do educando em contexto mais amplo, na sua conjuntura social maior, como os aspectos de relação histórica, filosófica, política e antropológica. Nesse interim, o professor entrevistado alega trabalhar sim com o atletismo, muito embora encontre dificuldades de infraestrutura. Desta forma, a inserção do atletismo como conteúdo pedagógico em Educação Física escolar, demonstra conformidade do professor pesquisado com os trabalhos de Gomes (2008).

 

Conclusões

Finalmente, vale destacar que, ainda segundo o texto estudado, as dimensões pedagógicas a serem consideradas no ensino do atletismo em ambiente escolar são as conceituais (o que se deve saber); as procedimentais (o que se deve saber fazer); e as atitudinais (como se deve ser). Dessa forma, há sugestões para que se desenvolva o conteúdo, naquelas dimensões, em forma de vivências, debates, discussões, convivências e reflexões, buscando a integração do educando, além daqueles benefícios físicos e fisiológicos já constatados.

 

Referências

FINCK, S. C. M. A Educação Física Escolar: saberes, práticas pedagógicas e formação. Disponível na Biblioteca Digital Pearson (acesso via Sala de Aula Virtual).

GEMENTE, F. R. F.; SOUZA, N. P. Atletismo. Batatais: Claretiano, 2013.

GOMES, C. L. J. O atletismo como conteúdo pedagógico e formativo. Londrina: Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, 2008.

MATHIESSEN, S. Q. Atletismo se aprende na escola. Jundiaí: Fontoura, 2005.

 

ANEXO 1

CARTA CONVITE

O senhor professor de Educação Física, está sendo convidado a participar, como colaborador, de um trabalho acadêmico da disciplina Práticas Pedagógicas dos Esportes do curso de Licenciatura em Educação Física do Claretiano – Centro Universitário. Caso você concorde em participar, favor assinar o Consentimento de Participação. Sua participação não é obrigatória e, a qualquer momento, você poderá desistir de participar e retirar seu consentimento. A recusa não trará nenhum prejuízo em sua relação com o aluno ou a instituição. O objetivo deste trabalho é identificar os aspectos limitadores ou potencializadores do desenvolvimento do conteúdo atletismo nas aulas de Educação Física, a fim de estimular a proposição de alternativas metodológicas para o seu ensino na escola. Com isso, questões referentes a práxis educacional farão parte deste contato, auxiliando, assim, a formação da identidade docente do futuro professor de Educação Física.

Procedimentos: este trabalho, de cunho qualitativo, está planejado para ser executado em três etapas, a saber:

1) 1a etapa: entrar em contato com a direção de uma instituição escolar e solicitar autorização prévia para realizar a entrevista (ou aplicar o questionário) com o professor de Educação Física. Convidar o professor para ser entrevistado (ou responder o questionário); coleta da assinatura do professor entrevistado.

2) 2a etapa: leitura de texto indicado para subsidiar a produção de um relatório.

3) 3a etapa: produção de um relatório analítico sobre o processo de ensino do atletismo no contexto

escolar, discutindo aspectos contidos no texto e no conteúdo da entrevista realizada.

Cabe salientar que o professor poderá ser entrevistado, ou ainda, caso prefira, terá a possibilidade de responder as questões na escola ou em casa e entregar, posteriormente, ao aluno.

Riscos/desconfortos e Confidencialidade da pesquisa

Sua participação não acarretará risco, desconforto ou exposição e, todas as informações da entrevista são sigilosas, assegurando a privacidade dos sujeitos/participantes quanto aos dados envolvidos neste trabalho. O conteúdo da entrevista será utilizado para auxiliar o(a) estudante em seu processo formativo.

 

 

 

ANEXO 2 CONSENTIMENTO DE PARTICIPAÇÃO

Eu, FULANO DE TAL, RG 9999999 - XXX, declaro que li todas as informações contidas nesse documento e na Carta Convite, fui devidamente informado por ELIONAI DIAS SOARES dos procedimentos que serão utilizados, riscos, desconfortos e confidencialidade do trabalho acadêmico, o que me leva a estar de acordo em participar da entrevista (resposta ao questionário). Foi-me garantido que posso retirar o consentimento a qualquer momento, sem que isso acarrete eventuais penalidades.

Cidade/UF, 17/ 10/ 2018.

________________________________________

Assinatura do Professor de Educação Física

 

 

 

ANEXO 3
ROTEIRO DE ENTREVISTA OU QUESTIONÁRIO

 

1) Há quanto tempo se formou em Educação Física?

- Me Formei em 1992. 26 Anos de formado.

2) Cursou a Licenciatura ou o Bacharelado em Educação Física?

Curso pleno, Bacharel e Licenciado.

3) Cursou em faculdade particular ou pública?

- Pública – Universidade Federal.

4) Há quanto tempo atua profissionalmente na Educação Física escolar?

- Desde 1988, 30 anos.

5) Após a conclusão de seu curso de graduação, participou de algum programa de capacitação profissional na área? Qual(is)? Há quanto tempo?

- Em 2004, Pós Graduação em Treinamento Desportivo; Gestão Esportiva, 2008 e outros.

6) Atualmente, possui outra(s) ocupação(ões) profissional(is) ligada(s) à Educação Física? Qual(is)?

- Professor Descola Pública, fundamental 1; Professor de Natação; Professor em Academia de Treinamento Funcional.

7) Quais são as suas fontes de informação relativas ao atletismo?

- Livros e Internet. Atualmente mais pela internet.

8) Qual a importância do atletismo como conteúdo das aulas de Educação Física?

- É um esporte de base, assim é fundamental, não só como base para outros esportes, mas também como formação corporal para os educandos.

9) Você desenvolve o conteúdo atletismo em suas aulas? (Se a resposta for afirmativa para esta questão, responda somente as questões 10, 11, 12 e 13. Caso a resposta seja negativa, siga diretamente para as questões 14 e 15).

- Sim, mas de forma muito precária.

10) Como você desenvolve este conteúdo em suas aulas? Descreva brevemente.

- São desenvolvidas noções básicas de saltos e corridas, tudo sem auxílio de equipamentos.

11) Quais as maiores facilidades encontradas no desenvolvimento do atletismo em suas aulas?

- Aceitação dos alunos.

12) Quais as maiores dificuldades encontradas no desenvolvimento do atletismo em suas aulas?

- Falta de infraestrutura.

13) Quais os critérios e instrumentos avaliativos utilizados em suas aulas para acompanhar o desenvolvimento dos(as) educandos(as) em suas aulas com o conteúdo atletismo?

- Visto que trabalho com anos iniciais do ensino fundamental, a avaliação é feita somente na observação.

14) Quais as principais dificuldades enfrentadas para que o conteúdo atletismo não seja desenvolvido em suas aulas?

- Infraestrutura.

15) Quais alternativas você reconhece como adequadas para superação deste quadro de não desenvolvimento do atletismo em suas aulas?

- Melhora da infraestrutura e materiais adequados.