ANNA PAULA SILVA SANTOS

MILENE MÁRCIA SANTOS

YARA ALVES MARTINS LOPES


O PAPEL PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO TREINAMENTO FUNCIONAL PARA CRIANÇAS


Projeto de pesquisa interdisciplinar do Curso de bacharelado em Educação Física do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, com a finalidade de nota parcial em todas as disciplinas do semestre.


Orientador: Ivan Magno Nazar



Itumbiara

2017


 

  • INTRODUÇÃO

O treinamento funcional vem conquistando espaço dentro das academias tornando-se notável o aumento cada vez maior no numero de praticantes dessa modalidade, isso ocorre devido a sua forma de aplicação e também pelo fato de melhorar as funções cotidianas das pessoas. Segundo Dias (2011), o treinamento funcional iniciou-se na área da fisioterapia, onde os profissionais utilizavam exercícios ligados aos movimentos naturais e cotidianos dos indivíduos, proporcionando assim retorno rápido as atividades normais do dia-a-dia aos pacientes vítimas de cirurgias ou lesões.

Prandi (2011), afirma que devido ao sucesso alcançado nas reabilitações o treinamento funcional começou a ser utilizado em programas de condicionamento físico com a intenção de diminuir casos de lesões em praticantes de esportes. O treinamento funcional explora músculos e movimentos naturais do corpo, tornando-os mais eficientes.

Segundo Ribeiro (2006 apud SILVA, 2011), o treinamento funcional tem como objetivo promover o resgate da capacidade individual de cada indivíduo utiliza-se o planejamento individual e personalizado, independente do grau de condição física e atividades que o individuo desenvolva, são utilizados exercícios que incluem atividades especificas de cada um e que melhoram seus ganhos de maneira eficaz para o dia-a-dia. O trabalho realizado com o treinamento funcional utiliza as capacidades físicas de cada indivíduo aprimorando-as, o treinamento ocorre de forma integrada pois vê o corpo humano de maneira complexa.

De acordo com Dias (2011), o treinamento funcional individual favorece resultados maiores no ganho de massa muscular e força, pois devido á forma de treinamento ocorre fadiga muscular. No entanto a metodologia do treinamento funcional é ligada diretamente aos movimentos realizados de maneira habitual abrangendo a conexão entre os movimentos.

O treinamento funcional vem ganhado espaço na área voltada á saúde da criança, a procura por esse treinamento se torna maior a cada dia. Segundo Costa (2013), o treinamento funcional para crianças tem como proposta juntar diversão e atividade física, fazendo com que a criança crie prazer pela pratica de exercícios, as aulas são lúdicas e contem diversas variações de exercícios e desafios constantes, que prendem a atenção e interesse das crianças. O treinamento para crianças é eficaz na diminuição de lesões além de favorecer a maturação completa da criança durante sua infância, e a permanência da pratica esportiva na vida adulta. É comprovado que quanto mais cedo passar a ter hábitos saudáveis, mais fácil é mante-lós ao decorrer da vida.

De acordo com Greco (2010), o treinamento de força mais adequado á criança é o que utilizara o seu próprio peso corporal, pois é durante a infância que se desenvolve o sistema locomotor a partir de sua movimentação natural.

Segundo Teixeira (2015), para a prática do treinamento funcional com crianças utilizam-se brincadeiras que envolvem diversos movimentos como: correr, saltar, rastejar, pular e rolar. E visam melhorar as habilidades do individuo aprimorando sua coordenação motora, equilíbrio, agilidade, resistência e gasto de energia. A variedade de exercícios no treinamento torna a aula mais interessante prendendo assim a atenção do aluno. Teixeira (2015), diz que são utilizados materiais como: bolas, cordas, barreiras. Todos os exercícios são trabalhados de maneira lúdica, afastando a monotonia e aumentando o interesse do aluno.

Segundo Kucera (2015), crianças a partir dos cinco anos de idade já podem praticar atividades relacionadas ao treinamento funcional, desde que todo o processo seja feito de forma lúdica, transformando as atividades em brincadeiras, que serão feita com menor intensidade e sendo adapta a maturidade da criança.

Em Relação à Importância do Profissional de Educação Física no Treinamento Funcional para crianças, levantamos para este estudo o seguinte problema:

Qual a importância do Profissional de Educação Física no desenvolvimento do treinamento funcional para crianças?

Este projeto tem como objetivo geral conhecer a importância do Profissional de Educação Física no treinamento funcional de crianças; em específicos averiguar os métodos utilizados para o ensino do treinamento funcional, identificar os benefícios do treinamento funcional para crianças, apontar quais equipamentos utilizados no treinamento funcional. E se justifica pela busca de conhecimento sobre a real importância do Profissional de Educação Física capacitado para fornecer o treinamento funcional de maneira adequada as crianças, auxiliando as em seu desenvolvimento; em âmbito social poderá contribuir com a melhoria de hábitos diários das crianças apresentando lhes uma forma de vida ativa saudável com a prática de exercícios, em âmbito cientifico ira auxiliar em futuras pesquisas realizadas por acadêmicos e Profissionais da Educação Física.