Projeto de pesquisa: Inclusão de alunos portadores de necessidades especiais nas aulas de educação física nas escolas da Rede Pública da cidade de João Dourado, BA.

 

Ailton Sergio Costa;

Jorge Lázaro Santana De Pinho;

Leandro Rabelo Souza Dutra;

Luiz Felipe Pereira Malaquias;

Paulo Tertuliano Dos Santos;

 

                         

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA: 

               A educação brasileira vem sofrendo influencias que dificultam o seu desenvolvimento, podemos citar o preconceito que muitos têm em relação às pessoas que tem limitações física ou mental, construindo conceitos que de forma equivocadas, definem essas pessoas como incapazes de estar inseridas no contexto social.

               Assim, para alguns profissionais da ária de educação física isso consiste num grande problema no município de João Dourado, porque apesar de existirem estratégias didático-pedagogicas que facilita nas possíveis dificuldades que os educadores encontram para incluírem os alunos portadores de necessidades especiais em suas aulas, a inclusão não acontece de modo espontâneo como deveria acontecer, pois há um despreparo do docente em relação ao trabalho com os alunos especiais

 

HIPÓTESE:

               Na pesquisa, procuramos identificar as possibilidades e limitações que os professores têm de incluir alunos especiais nas aulas de educação física e conseqüentemente o que eles fazem ou fariam em termo de procedimento didático-pedagogicos, para incluir esse alunos em suas aulas, pois a ele cabe fazer uso de estratégias adequadas, para que o objetivo de promover a inclusão desses alunos seja alcançado.

               Ao realizarmos esse trabalho, observamos que é necessário aos educadores na área de educação física, ter uma visão mais ampla em relação ao tema inclusão, bem como aperfeiçoar suas práticas pedagógicas, para quando se deparem com situações em que aconteça o problema da inclusão de alunos com necessidades especiais.

 

 

                                            

REFERENCIAL:

                      A inclusão é, pois, um assunto que causa um certo desconforto às  pessoas, principalmente no âmbito educacional, porque sabemos que ela só acontece realmente quando as escolas se modificam. A modificação não é somente nas instalações físicas, mas em toda a proposta pedagógica, metodológica, administrativa (MELLI, apud MANTOAN, 2001 p.17).

De acordo com Baumel (1998, p. 35), "a escola inclusiva permite, na prática, evidenciar o fundamento de que todas as crianças devem aprender juntas, com dificuldades ou diferenças que apresentam. Isso se reporta à elaboração de planos que reconheçam e respondam às necessidades dos alunos. Em outras palavras, visa acomodar estilos e ritmos de aprendizagem, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, lingüísticas ou outras".

Aranha, apud Cruz (1996, p.12), afirma que:

[...] alijando-se o aluno com deficiência da integração social, este perde em desenvolvimento, enquanto a sociedade perde por não ter a oportunidade e a possibilidade de aprender com uma significativa parcela de seus elementos constitutivos, representados pelos “diferentes” segregados. Com isso, todos perdemos consciência, em comportamento e, conseqüentemente, em possibilidade de transformação.

                                                             OBJETIVOS

Objetivo geral:

  • Compreender possibilidades de trato com o conhecimento sobre a importância de se praticar atividades físicas em crianças portadoras de necessidades especiais nas aulas de educação física no Município de João Dourado-ba.

 

   Objetivos específicos:

  Conhecer como é feita a inclusão, de aluno portador de necessidades especiais, utilizando as informação e comunicação  dentro e fora do ambiente escolar, em especial nas aulas de educação física.

               Identificar como se dá o processo de desenvolvimento físico e                cognitivo de crianças portadoras de necessidades especiais nas aulas de educação física em escola pública do município de João Dourado Bahia.

             Analisar as relações e integração entre portadores de necessidades especiais e  alunos conhecido como normais em especial nas               aulas de educação física do  ensino fundamental I.

           

JUSTIFICATIVA:

No contexto atual, o ensino de educação física tem ocupado um espaço significativo no processo educativo, pois através da aula de educação física podemos trabalhar o aprendiz na sua totalidade: desde a sua locomoção (movimentos), ate a sua inserção social e promoção de inclusão. Inseridas no espaço educativo, a educação física precisa favorecer o desenvolvimento do jovem, e é nesse sentido de estimular o crescimento e a auto estima que precisamos atender os alunos com necessidades especiais, promovendo dessa forma promover sua inclusão.

 “De acordo com os parâmetros curriculares nacionais, a disciplina de educação física deve da oportunidade a todos os alunos, para que, vivenciem e elaboram suas estruturas capacitativas, compreendendo significado do movimento humano.” (SALADINI et al, 2008)

Assim o presente projeto foi criado, visando atender aos portadores de necessidades especiais do 1º ao 5º ano do ensino Fundamental l.

METODOLOGIA:

- Levantamento de conhecimentos prévio;

- Análise dos movimentos através da observação pelo docente;

- Organização de brincadeiras e jogos visando trabalhar os movimentos;

- Dinâmicas que envolvam o aluno e trabalhe com a auto estima do mesmo;

- Leituras compartilhadas sobre a superação de dificuldades;

- Pedir aos alunos que façam relatos sobre brincadeiras e jogos de que já participam;

- Apresentar benefícios de jogos e brincadeiras;

- Pesquisas em jornais, revistas e internet.

CRONOGRAMA:

Trabalho de Conclusão I

Etapas do projeto:

2010/2011

outubro

novembro

dezembro

janeiro

fevereiro

Pesquisa e anteprojeto

X

Acompanhamento do aluno dentro da sala de aula

X

Acompanhamento do aluno na atividade física

X

Participação do aluno nas dinâmicas

X

Houve evolução dos alunos no seu desenvolvimento motor

Levantamento das dificuldades encontradas pelos professores

X

QUESTIONÁRIO

1º Quais foram as principais dificuldades para você incluir os alunos portadores de necessidades especiais?

2º Quais foram  os métodos utilizados?

3º Estes métodos surtiram efeitos imediatos?

4º Quais foram os avanços alcançados?

5º O que precisa ser feito para alcançar melhores resultados?

6º nas aulas foram encontrados resistências pelos colegas, por eles serem portadores de necessidades especiais?

7º Como foi à experiência de trabalhar com alunos portadores de necessidades especiais?

 

  

BIBLIOGRAFIA:

 AMIRALIAN, M. L. T. Psicologia do excepcional. São Paulo: EPU, 1986.

BAUMEL, Roseli C. R.C. et col. Integrar / Incluir: desafio para a escola atual. São Paulo: FE- USP, 1998.

 BUSCAGLIA, Leo. O deficiente e seus pais: um desafio ao aconselhamento. Rio de Janeiro: Record,1997.

 FERREIRA, Luiz Antonio Miguel. Educação, deficiência e cidadania. Disponível  em www.mp.sp.gpv.br. Acesso em: 26mar. 2004.
      

JANUZZI, Gilberto. A luta pela educação do deficiente mental no Brasil. 2. Ed. Campinas:Autores,Associados,1992.
 

MANTOAN, M.T.É. A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre so tema. São Paulo: Senac, 1997a. 235p.

SALADINI,Ana Claudia.FOGOÇA JUNIOR,Orlando Mendes;REIS,Pedro Ferreira. Saber sobre o conteúdo dominância lateral: Contribuição para a educação física.Foz do Iguaçu: New World,2008.

 VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 191p.