LEONARDO MELO BITTENCOURT

OUTUBRO DE 2018 


INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo a elaboração de um projeto de iluminação interna de uma residência segundo as especificações da norma NBR ISO/CIE 8995-1:2013.

IDENTIFICAÇÃO DA OBRA:

Nome prop.: LILIA MARIA DE OLIVEIRA;

Obra: EDIFICAÇÃO RESIDENCIAL;

RUA SINVAL ALVES DE MELO;    

Bairro: NOVA CAPITÓLIO;

Cidade: CAPITÓLIO/MG;


INTRODUÇÃO

CONDIÇÕES GERAIS.

O projeto de iluminação foi executado atendendo às exigências da norma da NBR ISO/CIE 8995-1:2013.

DESCRIÇÃO DOS MATERIAIS

TUBOS E CONEXÕES.

Todos os tubos e conexões serão em PVC rígido soldável, de fabricação “TIGRE” ou similar.

INSTALAÇÕES DE ÁGUA FRIA:

O projeto define um sistema de distribuição indireta alimentado por gravidade para um reservatório inferior, que bombeia a água alimentada pela rede de distribuição da concessionária para um reservatório elevado, que realiza o abastecimento da residência, conforme projeto em anexo. A rede de distribuição de água fria partirá dos reservatórios elevados, seguindo até o barrilete daí caminharão pela laje até atingir a prumada e deverá ser executada com tubos e conexões de PVC rígido soldável, dimensionados conforme recomendações da NBR-5626/98.

ALIMENTAÇÃO

A alimentação dos reservatórios será feita a partir da rede de distribuição da concessionária local, conforme projeto, através de canalização de PVC rígido roscável.

RESERVATÓRIOS

O consumo de água foi calculado a partir do consumo/pessoa/dia, de acordo com as normas da ABNT (NBR 5626/98). Para este cálculo devem ser consideradas 2 pessoas por dormitório, porém, como na residência há um quarto maior e que a casa terá uso em temporadas, onde haverá mais pessoas, foram considerados 5 habitantes nesse cômodo.

Dessa forma, a população total da residência teve um valor de 11 pessoas. O consumo predial diário para a residência, de acordo com a norma, apresenta um valor de 250 L/dia per capita, considerando residência de luxo. O consumo diário total se dá pela fórmula:

Onde CD é o consumo diário total em L/dia, C é o consume médio predial em L/dia/hab e P é a população total do edifício em hab.

Dessa forma, o consumo diário total apresentou um valor de 2750 L/dia.

Por segurança, a capacidade de reservação será dimensionada para 2 dias. Essa medida busca evitar a falta de água na residência no caso de descontinuidade no abastecimento. Essa capacidade foi calculada da seguinte forma:

Onde CR2d é a capacidade total de reservação (reservatório inferior + superior) em litros e CD é o consumo diário total também em litros. Assim, o valor encontrado para o total a ser reservado foi de 5.500 litros, ou 5,5 m3.

Para este projeto, foi considerado que o reservatório superior (RS) armazenará 40% do volume total de armazenamento, enquanto os outros 60% serão alocados no reservatório inferior (RI). Dessa forma as capacidades dos reservatórios serão:

RS: 2,2 m3;

RI: 3,3 m3.

Com relação aos materiais desses reservatórios, foi definido que o reservatório inferior será retangular, feito de alvenaria, com as dimensões indicadas abaixo: [...]