PROJETO DE ESPORTES DA ESCOLA EZILDA ARAGÃO BRASIL: “Esporte é Vida e Saúde”

Santa Maria do Uruará - Pará

2010

 

 

PROJETO DE INTERVENÇÃO SOCIAL

I – IDENTIFICAÇÃO

 

TEMA: Torneio Desportivo: “Esporte é Vida e Saúde”

 

LOCAL: Escola Municipal de Ensino Fundamental Ezilda Aragão Brasil

 

PLÚBLICO ALVO: Crianças e Adolescentes de 9 a 17 anos.

 

PROPONENTE: Sydney Pinto dos Santos

 

PERÍODO: 11 a 12 de dezembro de 2010.

 

II – JUSTIFICATIVA:

Querendo aproximar e olhando o afastamento dos jovens adolescentes de nossa comunidade, os acadêmicos do Curso de Pedagogia, viram no esporte a necessidade de manifestar essa inter-relação entre esses indivíduos, afastando-os dos aspectos negativos que a sociedade local oferece, assim como fortalecer os vínculos afetivos entre os adolescentes que muitas vezes observam essa aproximação nos períodos das aulas sistemáticas. Pois, é evidente que, não é só a participação de crianças e adolescentes de nossa comunidade, mas também de outras que perfazem a Região do Uruará. Inclusive aquelas em que os acadêmicos do Curso de Pedagogia estão atuando como docentes.

 

III – OBJETIVOS:

* GERAL: Inter-relacionar todos os alunos das diversas comunidades que  os acadêmicos do Curso de Pedagogia estão atuando, inclusive aqueles na faixa etária de 9 a 17 anos.

 

ESPECÍFICOS:

* Incentivar nossos alunos á esportividade em nossa região.

* Descobrir as potencialidades esportivas de nossos jovens e adolescentes;

* Dar suporte e oportunidade a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva;

* Favorecer a autonomia dos alunos para monitorar as próprias atividades, regulando o esforço;

* Favorecer oportunidades para que meninos e meninas convivam, observam-se, descubram-se e possam aprender a serem tolerantes entre si;

* Desenvolver o respeito mútuo, buscando participar de forma leal e não violenta.

 

IV – METODOLOGIA: Nesse evento, utilizou-se dos seguintes procedimentos metodológicos que foram direcionados na realização do projeto:

* Realização de encontros entre os acadêmicos para viabilizar a data em que seria realizado ou colocado em prática o projeto, assim como incentivar, através de convites a participação de professores de outras escolas da região, com seus alunos dentro da faixa etária estabelecida.

* Convocar os setores da sociedade uruaraense a participarem do evento, principalmente aqueles envolvidos na educação.

* Mobilizar professores da comunidade e do Ensino Fundamental ou das séries que possuem alunos dentro da faixa etária exposta pelo projeto.

* Utilização de Recursos: Humanos e Físicos.

HUMANOS: Professores, acadêmicos, pais, alunos, comunitários em geral e pessoas de outras comunidades.

 

FÍSICOS: Campo de futebol, quadra de voleibol, bola de futebol, bola de voleibol, apito, redes de traves, redes de voleibol, caneta, papel, entre outros.

 

V – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

Segundo WAGNER (1992): “A pedagogia do movimento do século XXI provavelmente privilegiará a cooperação na competição, o prazer da atividade realizada com consciência, o lúdico perdido ao longo do tempo pela exacerbação do alto do rendimento e o movimento corporal imitativo.”

Já Orlick (1978), “os jogos e os esportes são reflexos da sociedade em que vivemos, mas também servem para criar o que é refletido. Muitos valores, modos de comportamentos são apreendidos por meios de brincadeiras e jogos esportivos.”

Completando com Brotto (1990), Os jogos cooperativos surgiram da preocupação com excessiva valorização dada ao individualismo e a competição exacerbada, na sociedade moderna, mais especificamente na cultura ocidental. Considerada como um valor cultural e normal da sociedade humana, a competição tem sido adotada como uma regra em praticamente todos os setores da vida social. Temos competido com pessoas em momentos que não precisaríamos e muito menos, devíamos. Temos agido assim como se fosse a única opção.

Os PCN’s, assim explicita: “Nos jogos, ao interagirem com os adversários, os alunos podem desenvolver o respeito mútuo, buscando participar de forma leal e não violenta. Confrontar-se com o resultado de um jogo e com a presença ou um árbitro permitam a vivência e o desenvolvimento da capacidade de julgamento de justiça. Principalmente nos jogos , em que se trabalham em equipe, a solidariedade pode ser exercida e valorizada...”

 

VI – CRONOGRAMA:

 

 

ATIVIDADES

 

 

DEZEMBRO - 2010

 

HORÁRIO

 

DISCUSSÃO E ELABORAÇÃO DO PROJETO

 

 

DIA 11

 

07:00h às 12:00h

 

APRESENTAÇÃO E EXECUÇÃO

 

 

 

DIA 12

 

07:00h às 12:00h

 

 A discussão do Projeto teve como objetivo, observar quais as vantagens ou mesmo tem para inter-relação entre as crianças e adolescentes de diferentes faixa etárias, como também envolver os acadêmicos no trabalho conjunto de conhecer como se elabora um projeto de tal importância como de um TORNEIO ESPORTIVO: “ ESPORTE É VIDA E SAÚDE”. Já a execução, diz respeita a apresentação e verificação de como se comportam as equipes formadas e de diferentes características individuais, apresentadas por atletas de equipes diferentes.

 

REFERÊNCIAS

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BROTTO, Fábio. O Jogo e o Esporte como exercício de Convivência. 1990.

MOREIRA, Wagner Wey. Educação Física: Perspectivas para o século XXI

ORLICK. Terry. Vencendo a competição. 1978.

MUNDO JOVEM: Um Jornal de Idéias. Jogando... juntos. Abril/2005. pag. 09.