BLOG DE HISTÓRIA DO PROFESSOR CIRO TOALDO

Professor  Me. Ciro José Toaldo

Ao longo do exercício do magistério, compreendi que como professor preciso buscar alternativas para inovar a metodologia de meu trabalho. As pesquisas mais recentes demonstram que as escolas não estão interessadas em se apropriar de recursos tecnológicos para conseguir manter os jovens em sala. E, os alunos, sobretudo os adolescentes estão conectados com as novas tecnologias, exigindo, cada vez mais a inovação de seus professores.

Os livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), através de seus autores, estimulam o uso das tecnologias em suas metodologias e apresentam inúmeras possibilidades para o professor buscar formas criativas e atraentes de estimular o aluno a estudar.

Partindo destas necessidades, nos livros de História que foram adotados pela EMEIEF José Martins Flores, que apresentam como uma das propostas, a criação de um blog interativo para cada turma. Desta forma, os alunos dos sextos anos das turmas B, C e D e das turmas dos sétimos A e B foram estimulados a participar do Blog do Professor Ciro José Toaldo (História) a inserir seus comentários e fazer atividades referentes aos conteúdos de seus respectivos anos escolares.

Como ninguém consegue fazer um trabalho escolar sozinho, contaremos com a colaboração, além dos alunos, também da responsável pelos recursos tecnológicos da escola, bem como da coordenação pedagógica e direção da escola.

Enfim, nosso desejo é estimular o aluno expressar sua opinião e a aguçar sua curiosidade, pois como afirmar Paulo Freire:

O professor que desrespeita a curiosidade do educando, o seu gosto estético, a sua inquietude, a sua linguagem, mais precisamente, a sua sintaxe e a sua prosódia; o professor que ironiza o aluno, que o minimiza, que manda que “ele se ponha em seu lugar” ao mais tênue sinal de sua rebeldia legítima, tanto quanto o professor que se exime do cumprimento de seu dever de propor limites à liberdade do aluno, que se furta ao dever de ensinar, de estar respeitosamente presente à experiência formadora do educando, transgride os princípios fundamentalmente éticos de nossa existência (2011, p.58).

OBJETIVO GERAL

Estimular a aprendizagem do aluno numa fonte da internet, acessando o blog do professor Ciro Toaldo, onde terá informação e ampliação de seu conhecimento, além da sala de aula, inserindo-o na tecnologia da rede social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Incentivar o uso da internet para a ampliação do conhecimento por meio da rede social, através do blog do Professor Ciro Toaldo;
  • Propiciar aos alunos um aprendizado tecnológico, além dos fornecidos em sala de aula, indo além dos conteúdos do livro didático;
  • Trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar e lúdica;
  •  Ampliar os conhecimento e aprendizagem pelo uso do recurso tecnológico.
  • Fomentar junto ao aluno o exercício de escrever sua opinião própria;
  • Incrementar a participação dos alunos em outra forma de interação com o professor, isto de forma virtual.

METODOLOGIA

Para desenvolver esta atividade ligada ao blog do Professor Ciro Toaldo (História), buscou-se uma aprendizagem que seja significava para o aluno e o envolva na tecnologia que está acostumado. Contudo, eles não têm o principio pedagógico e, ao usar esta ferramenta tecnológica, irá ampliar as possibilidades de seu aprendizado dos conteúdos de História dos anos que estão frequentando, ou seja, nos sextos B, C e D e nos sétimos A e B da EMEIEF José Martins Flores, no período vespertino.

Não se pode esquecer que:

Devemos considerar, no entanto que computadores fazem parte do ambiente escolar há quase duas décadas lousas digitais estão presentes em instituições públicas e privadas há anos e muito antes já tínhamos televisores, projetores, rádios. Todos esses aparelhos são tecnologia, assim como a caneta o papel o giz e a lousa "analógica" também o foram, cada qual no seu tempo. (Revista Língua, pg.29. Editora Segmento, 2013. A tecnologia na aula.)

Portanto, a metodologia usada neste projeto será justamente dar enfoque nesta relação de ferramentas tecnológicas, que podem ser usadas além da sala de aula, com uso das redes sociais que influenciam o cotidiano escolar dos alunos, tornando-as parceiras no ensino dos conteúdos da História dos sextos e sétimos anos.

A cada semana, ou conforme for combinado em sala, serão publicados, no blog do Professor Ciro Toaldo, textos e atividades relacionadas com os conteúdos trabalhados em sala de aula. O aluno deverá postar seu comentário, colocando o seu nome, ano escolar e ter o cuidado com os erros de português. Após a sua publicação o Professor Ciro Toaldo irá responder o comentário de cada aluno, fazendo observações, as quais os alunos devem acatar como forma de seu crescimento pessoal e intelectual. Os alunos poderão interagir em cada comentário e poderá haver discussão sobre o referido texto com a participação de cada ano escolar inserido neste projeto.

Como esboçado nos objetivos específicos, um dos grandes propósitos do referido blog, será a participação do aluno no sentido deste esboçar sua própria opinião, uma vez que o estudante tem a potencialidade de ser um formador de opinião, algo muito cobrado nas avaliações externas do ambiente escolar, como Prova Brasil, ENEM entre outros.

A participação dos alunos, com a publicação de seus comentários e efetuação de tarefas no blog, será convertida em nota de participação no final de cada bimestre, mediante as postagens e tarefas publicadas.

PARCEIROS

  • Os alunos do sextos B, C e D;
  • Os alunos do sétimo A e B;
  • A responsável pelos recursos tecnológicos da escola, Professora Edileusa;
  • As coordenadoras Pedagógicas: Vera e Vilma;
  • A diretora da Escola: Sandara Siqueira.

BIBLIOGRAFIA

BRASIL(1998). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa - 5° à 8° série. Brasília: MEC/SEF.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

REVISTA LÍNGUA PORTUGUESA, Ano 8, n° 88, dezembro de 2013. A tecnologia na Aula.