PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL: “PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA, AVALIATIVO, PEDAGÓGICO E INSTITUCIONAL.”

 JUSTIFICATIVA

O projeto “Produção Textual Acadêmica, Avaliativo, Pedagógico e Institucional.” justifica-se pela necessidade de reconhecer o crescimento que o acadêmico obtém durante a vida acadêmica. Sabe-se que quando o aluno transita de uma fase para outra (Ensino Médio – Ensino Superior), é perceptível uma certa defasagem na leitura, interpretação e produção de textos escritos.

O Curso de Licenciatura Plena em Letras promovido pela a Instituição Faculdade de Itaituba, trabalha com diversos tipos de textos técnicos, teóricos e até mesmo críticos. É neste curso que o aluno adquire conhecimento e aperfeiçoamento quanto à postura, comportamento, a oralidade, planejamentos escolares e tudo o que envolve o processo de ensino-aprendizagem na educação.

Todos que aderem a essa formação profissional, se dispõem a pôr em prática todas as atividades solicitadas pelos docentes, na perspectiva de atingir a média máxima de avaliação em todos os semestres, totalizando o período de quatro anos, onde no final tudo é concretizado com a defesa esperada (Trabalho de Conclusão de Curso) e entrega do diploma.

Propõe-se que haja um reconhecimento da qualificação do aluno por etapas em cada semestre, dentro dos planejamentos que o professor determina para cada disciplina, as quais futuramente serão executadas durante suas aulas.  Cabendo assim, a entrega de certificados (unitário por semestre) que comprove o rendimento pessoal do aluno dentro da Academia.

Isso contará com apoio da Instituição e Coordenação Pedagógica do curso que abrirá espaço para que alunos do curso de Letras acompanhem professores que estarão associados à este projeto ocupando funções como monitoria, e que consequentemente, serão responsáveis pela a elaboração e entrega do dentro dos princípios organizacionais da Instituição FAI.

OBJETIVOS

 OBJETIVO GERAL

Desenvolvimento de estratégias direcionadas a leitura e produção de textos, visando à constituição de sujeitos leitores/produtores de textos da esfera acadêmico-científica nas disciplinas correspondente a grade curricular na área de Licenciatura Plena em Letras da Faculdade de Itaituba – FAI. Visando também, habilitar o aluno a ler e a produzir textos específicos dentro das orientações das normas ABNT, capacitando-o a reconhecer a estrutura e as fases de elaboração desses gêneros.

Propõe-se, portanto, o aperfeiçoamento da formação acadêmico-científica do aluno, visando ao conhecimento das noções teóricas, dos aspectos formais da linguagem, das etapas de planejamento, das normas de elaboração textual, e principalmente a prática de todo o conhecimento adquirido em cada semestre através de atividades complementares, eventos sociais e oficinas.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Reconhecer a importância da escrita acadêmica;

  • Elaborar planos de escrita, projetos de leitura ou pedagógicos educacionais observando as condições de produção textual;
  • Comparar, distinguir e executar as características formais dos textos acadêmicos;

FAÇA DOWNLOAD DO MATERIAL COMPLETO!