PROJETO CORREDOR CULTURAL NA PRINCESA DO NORTE – A CIDADE DE SOBRAL NO CEARÁ – “LARGO DOS POETAS”

 ¹José Wilamy Carneiro Vasconcelos

PROJETO:

CORREDOR CULTURAL EM SOBRAL (LARGO DOS POETAS)- 2019

- Projeto Cultural, Educativo e atrativo para o turismo do Município de Sobral.  

Local Desejado: Intermediações da Avenida Dom José, com Boulevard do Arco

JUSTIFICATIVA.

No ano de 2016 estive na cidade de Recife, minha segunda morada. O motivo maior de minha visita à “Cidade Maurícia” na aprovação no ENEM de um de meus filhos para fazer o Curso de Medicina da UNICAP- Universidade Católica de Pernambuco.

Desbravando a História de Recife e filmando os prédios históricos da cidade de Joaquim Nabuco, confesso que fiquei deslumbrado com o reconhecimento de seus filhos na qual fazem e fizeram sua história. Então decidi postar de lá para cá, documentários em meu canal da web (youtube).

- Quem é turista se depara com a história do povo pernambucano e em outras cidades.

Primeiramente, com a História do Conde Maurício de Nassau - Fundador de Recife e depois a “História de Recife Antiga.” Onde tudo começou no Bairro Santo Antônio segundo a “História de Recife nas Paredes” – com o apoio do IFHAN e a prefeitura da cidade dando sua contribuição. Na Rua Bom Jesus e nas mediações do Paço do Frevo e as escavações antigas;  a vinda do povo judeus, sentimos a presença de estátuas com histórias e biografias dos poetas e escritores chamado de “Corredor dos Poetas”. Dentre eles está Ariano Suassuna, João Cabral de Melo Neto, Mário Sette, Antônio Maria, Manuel Bandeiras, Joaquim Nabuco, Clarice Lispector e outros.

Para resumir, o que estou falando, observei em outras cidades menores que Sobral existem estátuas de filhos reconhecidos por seus feitos. Há dez anos, estive em Viçosa do Ceará e lá registrei a Estátua do jurista Clóvis Beviláqua. Em Passaré – "Patativa do Assaré". Assim segue; Capistrano de Abreu, Raquel de Queiroz em Quixadá, Luiz Gonzaga em Exú e Recife. Barão de Aracati em Icó e Fortaleza. Em outras cidades cearenses com seus filhos ilustres. Recentemente a estátua de Antônio Conselheiro sendo homenageada.

Aqui, a Estátua de Luzia-Homem há muito tempo em estado crítico que retrata o romance regionalista do poeta sobralense “Domingos Olímpio”. Já fomentaram em fazer reparos e desde o ano de 2016 comentamos em redes sociais, blogs sobre o maior escritor sobralense regionalista Domingos Olímpio e sua obra citada por inúmeros filhos da terra. Está tudo registrado e faço novamente esse apelo aqui. Mas, parece que o outro lado não vê as intempéries do monumento histórico.

Em encontros regionais com escritores cearenses e sobralenses já discuti sobre um Projeto com “A Ideia de desenvolver em Sobral um Projeto o "Largo dos Poetas Sobralenses” na Avenida Dom José ou na Avenida Dr. Guarany. Mesmo que seja em outra rua. No Lardo das Dores ou em outro bairro ou avenida. Por outro lado, vejo que os responsáveis pela Cultura de Sobral não têm essa ideia tão simples. Verba Federal há para fomentar à Cultura e Turismo dos municípios. Mais de um século e nosso maior escritor regionalista Domingos Olímpio está esquecido.    

No Becco do Cotovelo, local mais frequentado levei minha ideia aos amigos do Becco. E vejo que o sonho está longe para quem ama o seu torrão querido chamado Sobral. Vou marcar os amigos do Becco e os amigos da radiofonia sobralense para ver se a coisa toma outro rumo.

 

- OBJETIVOS GERAIS

- Fomentar a cultura de nosso povo

- Conscientizar a população em geral a valorização e reconhecimento o que é nosso.

- Articular aos responsáveis e coordenadores da Cultura sobralense à implantação de placas, história de nosso passado e dos filhos poetas, artistas, cantores, cientistas, e filhos ilustres de nosso torrão. Pois, as placas que têm são antigas e os vândalos levaram.

- Levar o conhecimento aos menos favorecidos, populares, turistas que visitam a região e o público em geral, (pais, filhos, netos) dos que um dia partiram e fizeram algo para nossa história.

 

 

 

 

 

 

OBJETIVO ESPECÍFICO

- Estimular a população em geral nossa cultura; os poetas, escritores, artistas de rua, cantadores, teatrólogos, filhos ilustres.

- Desencadear parcerias com Instituições Educacionais. Faculdades nas visitas com seus alunos para fonte de  estudo, de pesquisa, artigos, tese, mestrado.  

 

PÙBLICO ALVO

 

O projeto pretende alcançar a sociedade em geral, filhos que residem fora e construíram famílias em outros logradouros. Turistas que visitam nossa cidade. Nas escolas, alunos do ensino Fundamental, e Ensino Médio. Nas faculdades uma demanda maior de todos os alunos que queiram desenvolver artigos, tese sobre nossos filhos do passado e de nossa História. Aos pesquisadores, escritores de outros municípios para a publicação de periódicos, livros. Incentivo ao Poder Publico Municipal, ONGS e órgãos competentes.

 

1 – O que você vai desenvolver no projeto?

Desencadeamento dos poetas, artistas, cantores e filhos que contribuíram e contribuem para nossa cultura e História.

 

2- Porque você vai fazer esse projeto?

Primeiro, para fomentar a cultura de nosso povo. Segundo, para que nossa História não seja esquecida ao tempo vil. E, terceiro uma gratidão àqueles que lutam e lutaram por uma mundo melhor e solidário.

 

2.1 Porque é importante para a cultura. Porque esse teme me instiga?

O próprio projeto em si já desvenda o sabor cultural. Na propagação de seu povo e reconhecimento dos mesmos em relação aos filhos ilustres da terra. 

 

3 - De que maneira esse projeto será realizado. Pesquisa, como esse projeto se materializa?

Muito simples. Primeiro homenageamos os filhos que estão em evidência. Sua obra, seus feitos, seu natalício.

Exemplos:

- A memória do maior escritor regionalista e modernista, Domingos Olímpio (escritor e filho sobralense com sua obra Luzia-Homem);

- Albert Einstein – Grande físico alemão que desenvolveu a “Relatividade Restrita” na  comprovação de sua Teoria da relatividade em plena “Praça do Patrocínio” em Sobral.

- Júlio de Albuquerque Barros - O Barão de Sobral, grande incentivador na construção do Teatro São João, juntamente com Domingos Olímpio e mais dois amigos. Foi o primeiro que fincou os pregos na estrada de Ferro de Sobral/ Camocim, andando os primeiro 200 metros. Ele foi Governador e Ministro no Governo de Marechal Deodoro da Fonseca.

- José Cordeiro de Andrade - Conhecido popularmente por Cordeiro de Andrade, foi poeta, cronista, romancista. Trabalhou como tipógrafo e fundou o Jornal “O Rebate” em Sobral e no Rio de Janeiro fundou a Revista “Mundo na Mão”. Foi redator de “O Globo e comentarista da política internacional na “Vanguarda”. Publicou em 1933 “O Outro lado da Rua”; Cassacos (1937) e “Brejo (1937)”. Como romancista publicou “Tonio Borja” e “Anjo Negro.” Nasceu em Sobral no dia 26 de outubro de 1908 e faleceu no Rio de Janeiro em 7 de novembro de 1943           

- Visconde de Saboia (Médico sobralense que desenvolveu uma tese sobre os primeiros cuidados na fratura do ser humano. ganhou  simpatia pela Monarquia no período de Dom Pedro I escolhido a ser médio da Família Real.

- O cantor e compositor (Belchior). Nascido em Sobral no dia 26 de outubro na Rua Santo Antônio. E um dos maiores interprete segundo critica do cantor Ivan Lins.   Autor de Palo seco. Suas musica fora interpretada por Vanuza, Fagner e outros cantores renomados.

- Falb Rangel – Sobralense que foi um dos responsável para a construção do “Arco de  Nossa Senhora de Fátima, com sua vinda e visita de Frei Vidal da Penha em peregrinação as Santa.  

- O Historiador Padre Joao Mendes Lira. Grande incentivador de nossa História.

- Francisco Sadoc de Araújo (Padre Sadoc) - homem de mente brilhante que desencadeou inúmeras obras sobre nosso povo. Uma de suas obras foi a “Cronologia Sobralense” e maior incentivador para beatificação do Padre Ibiapina

- Assis Vasconcelos Arruda - Historiador e escritor que desenvolveu as genealogias Sobralenses, com um grande advento para o reconhecimento de um filho de origem portuguesa/ judeu. Deu ao cidadão uma dupla nacionalidade devido seus projetos  e  pesquisa com a Genealogia.

- José da Mata e Silva – Professor e educador que desenvolveu a cultura em nossa região.

- Maestro Acácio Alcântara- Músico. Foi um dos percussores na música de nossa região com sua banda.

- Jornalista Deolino Barreto Lima - Grande intelectual. Fundou o “Jornal a LUCTA”. Processado, procurado. Falecido num embate e emboscada na Câmara Municipal com vários tiros, caindo da escadaria.  Trabalhou em parceira com o jornalista Vicente Loiola, natural de Forquilha, antiga freguesia de Sobral. Com a publicação de um periódico “A Mão Negra” comprou briga na época com um padre da cidade que depois se tornou bispo de Sobral e com o Juiz José Saboia de Albuquerque na qual era seu inquilino, sendo forçado ao despejo da casa onde ele morava de aluguel. Tudo isso, por causa de uma bendita rifa para almejar fundos para construção da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.  Um mártir na liberdade de imprensa.

Domingos Olímpio Braga Cavalcante - Diplomata, jornalista, escritor, e romancista brasileiro. Escreveu o Romance regionalista, naturalista Luzia - Homem. Publicou o romance o Uirapuru e o Almirante no periódico os Annaes no Rio de Janeiro quando atuou cm jornalista.  Ocupou a Cadeira de Nº 8 da Academia Cearense de Letras. Nasceu em Sobral no dia 18 de Setembro de 1851. Faleceu no Rio de Janeiro em 7 de outubro de 1906. 

- Doutor Aristides Andrade - O médico dos pobres. Grande alma que ajudou os enfermos mais necessitados. Conhecido como Médico Milagroso.

- Jonh  Roshore. Sanford - Americano, natural de Boston que desenvolveu um grande projeto na cidade de Sobral e se casou com uma sobralense, Dona Minerva de Almeida Sanford, indo morar no Sitio na Meruoca, onde lá desenvolveu projetos com armadura de ferro em nossa região.

- José de Xerez Furna Uchoa - Introdutor do café no Ceará com sua primeira plantação de muda em seu sítio na Meruoca – Sítio Santa Úrsula.  Tornou-se cristão-novo pela perseguição da inquisição. Hoje em sua homenagem tem a casa do Capitão-Mor.

- Renato Aragão - compositor, ator, dramaturgo, humorista, teatrólogo, cineasta, escritor sobralense. Nascido na Avenida Dom José em Sobral no dia 13, nas proximidades do Boulevard do Arco. 

- Paulo Aragão - Escritor sobralense. Nasceu na Fazenda Amazonas, nas proximidades da cidade de Forquilha, antiga freguesia de Sobral.  Aos 13 anos, publicou seu primeiro poema em uma casca de árvore com seu irmão. Pai do cineasta e comediante Renato Aragão (O Didi- Mocó - O Trapalhão). Tem uma rua em sua homenagem em Sobral.

- Maria Tomásia – Primeira Mulher abolicionista do Ceará.  Lutou com seus amigos para liberar os escravos mesmo antes da Lei Áurea. O Ceará é palco das Revoluções Abolicionista na época que em 1884, nas cidades de redenção, Ipu, icó, Fortaleza, Aracati, e outras, (quatro anos antes da Abolição dos escravos feito pela Princesa Isabel). Juntamente com José do Patrocínio, Capistrano de Abreu, Padre  Mororó, 

- Pedro Lavandeira – Um das maiores mentes em cantoria da cidade de Sobral. Considerado na região e toda Zona Norte um dos maiores poetas populares. Exímio cantor de improviso. Suas músicas foram ovacionadas pelos filhos políticos da região e gravadas na época em fita K 7 e posteriormente em CD. Suas músicas ainda lembram os comícios de nossa querida e heráldica Sobral. Seu irmão Zé Lavandeira o homenageou com uma música.  Amigo fiel de um dos maiores políticos de Sobral o Zé dos Pobres - José Parente Prado (antigo prefeito de Sobral).

- Thomaz Corrêa Aragão (Dr. Thomaz). Descobriu a Leishmaniose Visceral (CALAZAR). Nasceu no dia 16 de agosto de 1910 na cidade de Ipú no Ceará. Seus primeiros estudos foram na sua cidade de origem. Escolheu a cidade de Sobral como sua “Cidade do Coração”.  Ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (Praia Vermelha), cm sua conclusão em 1935. Foi membro fundador da ASEL- Academia Sobralense de Estudos e Letras de Sobral ocupou a Cadeira nº 39.  DR. Thomaz Aragão é ícone da Medicina Sobralense e brasileira, sobre o Calazar, doença transmitida para o homem pelo cachorro vetor) e com muita aparições na Serra da Meruoca e adjacências.

 

CONCLUSÃO

 

 Onde o projeto vai acontecer. Apresentado. Adquirido.

O Largo dos Poetas será implantado no corredor e cinturão da cidade de Sobral. Teatro São João. Na Avenida Dom José, Avenida Dr. Guarany. Situado aproximadamente na Boulevard do Arco, ponto turístico de Sobral parra que os visitantes possam apreciar melhor nossos filhos e nossa História.

___________________

Wilamy Carneiro é escritor, poeta, cronista. Autor do livro "EINSTEIN e Sobral - A Cidade Luz".  Membro da ALMECE - Academia de Letras dos Municípios do Ceará, ocupande da cadeira nº 97 em Forquilha. Bacharel em Direito pela flf- Faculdade Luciano Feijão em Sobral no Ceará. Especialista em Meio Ambriente pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.