PROJETO CORDELTECA E BIBLIOTECA DOS ESCRITORES SOBRALENSES

 

Por: José Wilamy Carneiro Vasconcelos

 

RESUMO              

 

Este projeto visa o trazer a memória de nossos cordelistas e escritores da terrinha e de nossa região. Sobral é uma terra de grandes nomes na Literatura.

Na prosa e versos do compositor Pedro Lavandeira, do repente e cantoria popular que encontramos hoje em dia nas rádios locais com audiência nas tardes do dia-a-dia no “Programa Varandão da Fazenda” com Atibones Ximenes, tocando o repente, a música sertaneja - o Xote, o Baião. Assim sendo os versos com rimas e versos em sextilha, septilha, decassílabos e alexandrinos. Num mote, na glosa, e cantoria do artista repentista Antônio Pontes na Radio Educadora do Nordeste.

Nos livros de cordéis do poeta, escritor e cordelista sobralense Wilamy Carneiro apresentado na Primeira Feira de Livros Domingos Olímpio (07 a de novembro de 2017), com os cordéis “O Barão de Sobral”, o cordel “Os Estados Unidos de Sobral em Livro. A Carnaubeira - Árvore símbolo do Ceará. do Livro  Luzia Homem – em Cordel e Prosa, do autor. No livro de cordel de José Dias Ibiapina com o título – “As Histórias e as Invencionices do Professor Ibiapina”.

Nos encontros de sábado no Becco do Cotovelo no versejar dos poetas, com o encontro da poesia, de Inocêncio Melo, de Valdir F. Lima, de Dênis Melo, da escritora e poetisa Rebeca, de Wilamy Carneiro, do imortal poeta Siridó. Do escritor e sonestista J. Udine. Na poesia do poeta do beco – Cesar Barreto, nas ruas em poemas do poeta do Silêncio Valmirtes Freire, da poetisa Célia Oliveira, do professor Auriberto Vidal dentre outros poetas. Na música do acordeom de Rosinha do Acordeom. No violão dos seresteiros cantando Alucinação, Apenas um Rapaz Latino Americano e Palo Seco do filho da terra o compositor Belchior e Vicente Lopes.  

Destarte, encontramos um espaço público que chamamos de nossa “Rua do Ouvidor”, ora citada pelo poeta e cordelista Wilamy Carneiro em uma de suas crônicas publicada e homenageando nosso Becco do Cotovelo – numa alusão a Rua do Ouvidor da Cidade Maravilhosa onde era ponto de encontro dos ilustres poetas cariocas. No famoso cafezinho Jaibaras do Luís que aqui em Sobral também existe.           

 

 

OBJETIVOS GERAIS

 

- Resgatar a Literatura de cordel em nosso município.

- Montar uma CORDELTECA em lugar apropriado com visitação.

- Transformar no local um espaço para uma BIBLIOTECA DOS ESCRITORES SOBRALENSES.

- Montar no local o “Auditório e Sala Domingos Olímpio”

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

- Instigar a população em geral nossa Cultura Popular

- Resgatar a memória de nosso povo.

- Fazer parceria com oficinas de Cordéis com alunos das Escolas Públicas.

- Atrair turista para nossa cidade.

- Fomentar estudos bibliográficos em Escolas Municipais, Escolas particulares, Universidades e Centro de Ensinos.  

- Levantar fundos de investimentos ao turismo da cidade, socioeconômico e cultural.

Ter parcerias com Instituições não Governamentais e Instituições Filantrópicas como SESC, SENAI, APAE,

 

 

Local destinado para a Cordelteca:

 

 

O local já foi estudado. Propriamente uma residência do autor deste projeto em locação, do poeta e cordelista Sobralense professor Wilamy Carneiro que está localizada na Rua Maestro Acácio Alcântara, Nº 2638 - Bairro do Junco nas proximidades da APAE - Sobral – Ceará.

A iniciativa é propriamente do cordelista e autor desse projeto. Visa este estimular A Literatura Popular de nossa gente.  

O segundo passo é resgatar a prósperos poetas cordelistas e alunos  que possui o veio poético.

 O terceiro passo, levantar literatura popular já escritos em folhetins, livros e por outros em rede social, por aplicativos, e ou outro meios transformando em livretos para venda aos visitantes nas estantes no local da Codelteca.

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

Na Primeira Feira do Livro de Sobral, realizada nos dias 07 a 09 de novembro de 2017, A Secretaria de Educação do Munícipio com o objetivo de incentivar a leitura em nosso Município, realizou a Feira.

Na ocasião muitos poetas e escritores foram escritos no evento. Ademais, foi mostrada num espaço do evento Literatura Popular do autor desse projeto, o poeta sobralense Wilamy Carneiro. Uns de seus cordéis foram apresentados na Feira de Livros, a Literatura Popular – “ O menino que se Transformou em – DIDI MOCÒ o TRAPALHÃO e outros cordéis ora citado acima.  

Tomo a liberdade de citá-los, pois, na época NÃO FOI APRESENTADO ALGO PARECIDO.

 

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

 

Destarte, a cultura e história de nossa gente já apresentaram grandes poetas do passado. Muitos deles disputavam repentes e poemas em cordéis em praças públicas dentre elas por que não dizer a mais importante Praça do São João com os filhos da terra. Outra é o Becco do Cotovelo, no coração de Sobral com encontro de poetas e atualmente nos finais de semana com a “Poesia é um Saco” e outro evento cultural no Ecoa e na Casa de Cultura de Sobral localizada  na Avenida Dom José, defronte o Museu Dom José.

Já é tempo de nos proporcionar um espaço físico para cordelista da região como ponto de encontro e acervo de livretos em cordéis.

Igualmente, pensemos na atualidade que muito precisa ser feito. O resgate de nossa cultura e Patrimônio Histórico anda em passos lentos.

No ano de 2016, começamos os primeiros passos nessa nova empreitada. Montar algo que se lembrasse do nosso maior escritor regionalista e autor do romance Luzia-Homem. Fomos à rádio, blogs, redes sociais, para fomentar nosso objetivo.  No Becco do Cotovelo, corredor cultural da cidade com os poetas em reunião “A Poesia é um Saco” que comumente se reúnem no bar e lanchonete do Luciano naquele logradouro.

Em outrora, época de meus avós, nos programas radiofônicos a cultura sertaneja dominava as emissoras da cidade e região. Ainda perdura nos tempo atuais com o radialista Atibones Ximenes, Antônio Ponte, o jornalista e radialista Artemísio da Costa dentre outros.

 

 

CONCLUSÃO

 

 

O intuito da CORDELTECA, aglutinada a uma Biblioteca dos Sobralenses é um resgate à cultura cearense. Será um passo histórico em nosso município, uma vez que não existe um espaço literário como este do projeto, momento triunfal na história cultural de nossa gente.

Destarte, todo esforço vêm de um simples sonhador e amante pela poesia – “A Poesia de Cordel”. E os recursos propriamente são próprios e com muito zelo, apesar de que futuramente poderão surgir novos recursos, como a venda de folhetos, oficinas e encontros de poetas cordelistas.

 

 

NOTA: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR DO PROJETO.

 

Esta obra intelectual e literária é resguardada ao autor pelos “Direitos Autorais” conforme Lei em vigor Lei 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998. Toda e qualquer REPRODUÇÃO, ALTERAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, pertence ao seu criador. E só podem ser utilizados conforme sua autorização.

 

 

Sobral, Ceará 25 de Janeiro de 2021.

__________________________________________________

JOSÉ WILAMY CARNEIRO VASCONCELOS

 

Sobre o autor do Projeto:

 

  • Wilamy Carneiro é professor palestrante, historiador, biógrafo, memorialista poeta, escritor. Membro da ALMECE – Academia de Letras do Município do Ceará. Patrono da Cadeira de nº 97 do Município de Forquilha no Ceará. Em 2018 publicou o livro de crônica “Um Passo a Mais”. Autor do Livro “Os Estados Unidos de Sobral.” e livro poético – “Tempo de Sol” – tudo se pode Sonhar. Nas horas de interação e em casa, sua paixão por Literatura de Cordel – uma delas sobre o filho sobralense Domingos Olimpio. “Além dessa possui cordel de Renato Aragão, José Júlio de Albuquerque Barros – O Barão de Sobral.” José Gentil de Carvalho, Padre Sadoc de Araújo – “Um Homem de Mente Brilhante, e outros.
  •  Em 2019 – Ano do Centenário da Relatividade (1919-2019). Dia 29 de Maio publicou o Livro “EINSTEINS - e Sobral a Cidade Luz.”
  • Em 2020, publicou o Livro em Literatura Popular - Seu Lunga veio pagar uma Promessa a Virgem Santa em Sobral.
  • Dia 29 de Julho do mesmo ano publicou o Livro em Literatura Popular – LUZIA – HOMEM – Apresentado em versão de prosa e cordel.
  •  Em seguida, mais uma de suas obras em Literatura de Cordel é lançada no ano de 2020.  “NOVO CPC – Cordel para Cordelista.”