PROJETO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

INTRODUÇÃO: Aprendizagem significativa é aquela em que as ideias expressem simbolicamente interagem de maneira objetivo e não arbitrária com o que o aprendiz já sabe a aprendizagem significativa a criança descobrir o abstrato e o concreto e a criança descobre seu mundo imaginário das suas emoções e seus desejos em aprender através dos seus pequenos rabiscos podemos identificar a criança ao seu universo com grandes significados para a criança dentro do que foi vivido.

O conhecimento da criança propõe que os conhecimentos precisa interagir com seus conceitos relevantes existes na criança a aprendizagem significativa faz a criança descobrir seus conhecimentos prévios vai além do seu espaço da linguagem simbólica da criança toda criança antes de descobrir seu grafismo passar por rabiscos desenhos formas de escrita até chega no seu processo coordenação motora , lateralidade cruzada , psicomotricidade , motricidade fina , grafo motricidade é preciso esperar a criança sai do casulo para as fases absoluta da das grandes descobertas dentro do seu néctar passando pelo processo chamando concreto formal na teoria de Jean Piaget estímulos respostas dentro do construtivismo a criança constrói seu conhecimento no interacionismo segundo Vygotsky a criança precisa de ajudar ou seja da mediação da professora . Segundo Paulo Freire não existe educação sem amor por isso existe a dicotomia entre o conhecimento e o saber sem educação as flores não podem florescer sem o conhecimento adquirido não pode jamais ter o prazer em aprender e as razões em ensinar segundo Jean Jaques Russo abdome dados e méritos e tudo mais será bom.

Desenvolvimento: Segundo a psicologia toda criança tem suas fases são elas período da latência fase fálica essas fases desenvolver a criança para as descobertas psicologia de Lacan essa pedagogia é uma abordagem pedagógica baseada na filosofia da educação do filósofo austríaco Rudolf Steiner, fundador da antroposofia. Dentro desse contexto estão os aspectos da aprendizagem significativa.   A Pedagogia Waldorf procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual, dos alunos artístico o objetivo é desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis as escolas Waldorf as professoras possuem grande autonomia para determinar o currículo, metodologia e governança dentro dessa pedagogia podemos observar a pedagogia livre para forma seus círculos dentro das figuras geométricas das equações matemáticas das formulas de baskara usando o delta menos quarto A \ c . A Aprendizagem significativa é aquela que abrir a janelinhas da mente da criança segundo o pensador inglês John Locke a mente da criança é uma tela em branco que aos poucos o professor vai preenchendo com informações e vivências, ou seja, a mente da criança é uma grande tábua rasa.  A criança geralmente é uma esponja ou escova ela vai absorvendo tudo ao seu redor a criança cria observar imagina realizar e construir sua aprendizagem significativa procure conhecer o universo  do seu filho conversando dialogando com a criança nas atividades escolares .

Conclusão: O Método Maria Montessori ideal para trabalhar o raciocínio lógico da criança através de cada bloquinho a criança absorve o seu conhecimento desenvolver a matemática ajudando trabalhar a contagem de cada bloquinho esse método é conhecido com material dourando está dentro do contexto aprendizagem significativa esse método pode estimular a criança adquirir altas habilidades a partir de diferentes atividades com graus de dificuldades gradativas.  Os jogos de encaixe também desenvolver a aprendizagem significativa os jogos pareamentos dos botões caixa lúdica de areia onde colocamos a areia e as figuras a caixa de areia tem como objetivo introduzir a criança na pré-escrita de uma forma sensorial, através da coordenação olho mão, mediante a representação criativa de figuras. Dessa forma, a aprendizagem se realiza pouco a pouco e progressivamente, a partir de um jogo caixa de areia Montessori aprender a escrever a aprendizagem significativa se faz presente. O jogo pareamento das cores desenvolvimento da memória através das cores estimulação cognitiva encontrar as diferenças o jogo tangran  desenvolvendo o raciocínio da matemática atividades usando os jogos lego fichas das palavras árvore da tabuada créditos dos números matemática usado a quantidades enigma matemático dentro dessas perspectivas chegamos ao caminho da consciência fonológica e no conteúdo está associando a aprendizagem significativa segundo Vygotsky a importância da linguagem na vida da criança pois é nos primeiros meses que tanto o bebê com a criança manifesta os primeiros desejos da fala usando sua linguagem formal do jeito que o bebê e a criança demostrar através da sua comunicação .

Objetivo desse projeto: Desenvolver na criança a simbologia da sua própria consciência fonológica através do componente da sua essência  aprendizagem significativa raciocínio lógico ao mesmo tempo focamos no concreto formal descobrimos o universo da criança nos seus estágios segundo Jean Piaget estágio operatório concreto dos 7 aos 11 anos , pré –operacional dois a sete anos, operacional concreto sete aos 12 anos.  A criança nasce inserida no sua biografia de descobrir cada espaço seu trabalho pedagógico infantil é aonde a criança vai buscando seu território das emoções e cada sentido lembrando-se de um pequeno detalhe nada conseguir chega à razão sem antes passar primeiro pelos sentidos. O desenvolvimento afetivo está relacionado aos sentimentos e as emoções e se manifesta na criança desde a fase de bebê. A criança desenvolve três tipos de desenvolvimento: O afetivo, o Social, e o cognitivo.

DICA PARA OS PAIS: Dê atenção ao seu filho ajude seu filho nas atividades pedagógicas crie o hábito de leitura todas as noites antes da criança dormir pegue um livro conte historinhas bíblicas assim você está desenvolvendo a aprendizagem significativa procure manter o diálogo com seu filho o amor cura o diálogo é uma fonte de comunicação onde às falas se soltam as lágrimas escorrem pelo rosto de felicidades entre pai e filho seja esperança tenha uma voz suave mansa cheia de carinho com seu filho, pois para cada estrela nessa conversa ter sua lua você quer serem cometas ou estrelas na vida de seus filhos, pois ficam sabendo que os comentas passam , e as estrelas permanecem, não prendem ninguém e a ninguém se prendem, não iluminam , não aquecem , não marcam presença . Pois o mais importante é ser estrela estar junto ser luz ser calor se vida. Ser comenta é ser apenas companheirismo apenas por uns instantes é explorar sentimentos é aproveitar das pessoas e das situações, lembrando que a solidão é resultado de uma vida cometa. Olhando os comentas sentimos o quanto é bom ser estrela na vida de seus filhos com somos estrelas na vida dos filhos estamos construindo a historia pessoal tanto a nossa história com a deles. Quando somos estrelas estamos oferecendo luz e calor humano procure serem estrelas mesmo em um mundo cheio de pessoas cometas é um grande desafio ser estrelas e uma grande recompensa é nascer e ter vivido e não apenas existir então quer um conselho seja estrelas sempre na vida de seus filhos pense e reflita e procure tira suas conclusões e análises.

Palavras Chaves: Aprendizagem significativa, internacionalismo, construtivismo, conhecimento, raciocínio lógico, cognitivo, contagem, antroposofia, criança, simbologia, habilidades.

Referências Bibliográficas: Autora Adinelma Alexandre da Silva

Nascida na cidade de Estância Sergipe no dia 11 de Agosto do ano de 1980 Filha de Maria Viana da Silva Aristides Alexandre da Silva Formada em Pedagogia Licenciatura Plena Pós Graduada em Psicopedagogia Clínica Institucional Pós Graduada em AEE Atendimento Educacional Especializado Exame de Proficiência em língua Estrangeira Espanhol para Mestrado ano 2019 Pela Universidade Federal de Sergipe Publicadora de Trabalhos Científicos pela Revista Web artigos  Membra desde de 2010.  Número de inscrição no registro de ocupação CBO: 2394\25 Cordelista em Formação Literatura de Cordel.

Mensagem Reflexiva: Minha Pedagogia

Não ensine ao seu filho que as estrelas não são do tamanho que parecem ser:

Maiores que o universo!   São lâmpadas que os anjos acendem todos os dias assim que o sol começa a escurecer...  Nunca diga ao seu filho que as asas dos anjos só na imaginação, pois já vi um anjo no sonho e posso garantir que eles tem asas as asas dos anjos são claras que parecem ser feitas de luz também nunca diga ao seu filho que os sonhos não existe ou são bobagens ensine ao seu filho a ter esperança e acreditar nelas geralmente as crianças aprendem através de outro ser humano! É com pequenos grãos de feijão que construímos a ponte entre a professora e o aluno somos sim seres únicos no placo chamando sala de aula cada metodologia, cada disciplina ensinados sendo assim os conteúdos são os que ficam na vida de cada criança as letras os grafismo são representados por cada criança nos pequenos gestos de cada aula dada pela professora. Pense nisso com muita dedicação e carinho crianças são anjos em nossas vidas sempre trazem o seu melhor sorriso e sempre estão de bem com a vida eles brigam com os colegas em sala de aula nas na mesma hora fazem as pazes diferentes dos adultos que certamente criam mágoa, ódio, raiva, não conseguir perdoar ninguém são seres rancorosos.  Precisamos obter o dom do perdão com Jesus Cristo falou na Bíblia 70 vezes sete que é igual a 490. Sejamos com as crianças seres inocentes para entramos no reino de DEUS.