ESCOLA ESTADUAL ARACILDA C.C. DA COSTA

FERNANDO HELDER CASSIMIRO DA SILVA

Projeto anual 2018

Ensino Médio Regular

Lista de Exercícios

PARANAÍBA / MS

2018

Projeto anual da disciplina de Matemática

Ensino Médio Regular

Metas

Educar pela pesquisa;

Professor mediador;

Aprender a aprender.

PARANAÍBA / MS

2018

SUMÁRIO

Justificativa 3

Conteúdos 4

Programação das Atividades 4

Objetivos 4

Atividades do Projeto 4

Metodologia 4

Avaliação 5

Recursos (Materiais) 5

Referências Bibliográficas 5

4

1. JUSTIFICATIVA

O conhecimento matemático deve ser construído e reconstruído pelo estudante por meio de situações que lhe de sentido, ou seja, ligados a contextos específicos. Dessa forma, busca dinamizar as atividades em sala de aula e do seu cotidiano para melhorar a construção da aprendizagem nos diferentes modos de raciocinar na Matemática.

Temos que mostrar, onde está a matemática, ela está no seu cotidiano e podemos utilizar como ferramenta, para melhorar a qualidade de vida e transformar a realidade. Temos que compreender que a matemática existe não para passar de um ano escolar para outro, mas que existe por um motivo maior. Nesse sentido, propondo a mediação, mostrando aos estudantes que poderão construir e reconstruir um conhecimento novo que subsequentemente, auxiliará no seu dia a dia para o enfrentamento aos desafios.

A Matemática tem como uma das finalidades, ampliar as habilidades de formular e resolver problemas, de comunicar, de analisar criticamente uma situação, considerando suas diversas possibilidades, favorecendo para a formação integral de estudantes aptos às intervenções na realidade.

Segundo Ferreira:

[...] resgatar o aprendizado “da própria vida” fora das instituições formais, trazendo-o para dentro da sala de aula e valorizando-o, na hora que tenta fazer a ligação com a Matemática formal, pode ingenuamente [ou não] desencantar um conhecimento. [...]. (FERREIRA, 2008, p. 6).

As práticas de algumas escolas, hoje, não consideram a importância do significado do conteúdo para o aluno, suas raízes. As instituições formadoras devem ter assiduidade ao tratar do meio em que o aluno está inserido, e também, cautela na contextualização para que o ensino tenha sentido e importância ao aluno. Segundo Gasparin:

A tarefa inicial do professor no primeiro encaminhamento prático, consiste em definir as estratégias de sua ação para a realização com os alunos da primeira fase do método. Ou seja, quais os procedimentos que o professor poderia utilizar para trabalhar com a prática social como leitura da realidade, em cada campo específico do conhecimento? (GASPARIN, 2003, p22).

O aluno percebendo os conhecimentos matemáticos na totalidade e sua realidade em conjunto irá entender o verdadeiro sentido, pois, não faz sentido aprender e não conseguir aplicar.

5

2. CONTEÚDOS

As relações com as atividades complementares contemplarão conteúdos do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental II e são requisitos para o prosseguimento nos estudos no Ensino Médio.

3. PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES

As atividades serão especificadas por meio do plano de aula mensal no sistema da SED – Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, seguindo este Projeto Anual.

4. OBJETIVOS

- Geral

Reconhecer e utilizar a pesquisa como ferramenta de ensino no Ensino Médio para promover aprendizagem de qualidade.

- Específicos

Proporcionar interação entre as áreas do conhecimento;

Reconhecer a resolução de problemas;

Utilizar os recursos tecnológicos para o acesso à conhecimentos científicos;

Reconhecer a importância de revisar os conteúdos.

5. ATIVIDADES DO PROJETO

Durante a semana o professor irá enviar aos estudantes uma relação de exercícios sobre os conteúdos do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental II, pelo aplicativo WhatsApp, para o devido conhecimento e resolução.

6. METODOLOGIA

Semanalmente, no aplicativo WhatsApp, o professor enviará a relação das atividades, e os estudantes terão sete dias para entregarem o gabarito. Serão observadas e corrigidas as questões com maior porcentagem de erros na lousa pelo professor.

6

Também, como forma de complementação de aprendizagem, o professor enviará vídeos do sítio web You Tube sobre os conteúdos cobrados na resolução das atividades. Todos os vídeos enviados serão previamente visto pelo professor com a devida conferência.

7. AVALIAÇÃO

Os estudantes serão avaliados mediante a entrega de todas as relações com as atividades propostas no bimestre computando valor de 5,0 pontos na nota livre.

8. RECURSOS (MATERIAIS)

Celular;

Internet;

Aplicativos WhatsApp e You Tube.

9. REFERÊNCIAS

ALVES, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática - Brasília: MEC / SEF, 1998.


FERREIRA, Eduardo Sebastiani. “Desencantamento do Mundo”: estaria a Etnomatemática contribuindo para ele? In: Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 3. Niterói. Anais... Niterói: UFF, 2008. CD-ROM.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 1. Ed. São Paulo: Autores Associados, 2003.

GAIO, R.; CARVALHO, R.B.; SIMÕES, R. Métodos e técnicas de pesquisa: a metodologia em questão. In: GAIO, R. (org.). Metodologia de pesquisa e produção de conhecimento. Petrópolis, Vozes, 2008.


Matriz curricular de ensino de Mato Grosso do Sul, 2017.

MOURA, M. O. de. A construção do signo numérico em situação de ensino. São Paulo: USP,1991.

Projeto Político Pedagógico da Escola estadual Aracilda C.C da Costa, aprovado 2017.

VERGANI, Teresa. A criatividade como Destino: transdisciplinaridade, cultura e educação. São Paulo, SP: Livraria da Física, 2009.

__________. Educação Etnomatemática: O que é? Natal: Flecha do Tempo, 2007.

__________. Matemática & Linguagem(s): olhares interactivos e transculturais. Lisboa: Pandora Edições, 2002.