1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa apresentar três produtos de design e multimédia. Os mesmos que assentam em propostas, primeiro, de um design e geómetra de biciclet a apropriada as condições da cidade de Quelimane. A segunda proposta encerra a o rganização, design e acoplagem de um receptor de rádio de marca Malanha Mult Ser vice (MMS), a bicicleta que faz a venda de lanhos e difunde mensagens que aborde m temáticas sobre o coqueiro e seus derivados tais como lanho, coco, sura, nhoca, tr onco, raiz e outro. A terceira proposta incide sobre o design e montagem de um Help -Desk que ofereça serviços de apoio ao cliente e o público em geral em matéria de TI C’ s e nele re sida o centro emissor e est údio da Rádio-Malanha.

O projecto também tem por objectivo criar uma cadeia de distribuição de géner os alimentícios e fármacos para as várias locais da cidade como restaurantes, lojas e estradas. 2. DESCRIÇÃO 2.1 Design, regeometrização e contingências tecnologias no uso da bicicleta e m Tete A bicicleta é um meio de transporte terrestre. A bicicleta (do francês bicyclette que deriva de bicycle união de bi, dois, com a palavra grega kyklos, roda) é um veícu lo de duas rodas presas a um quadro, movido pelo esforço do próprio usuário (ciclista ) através de pedais, sendo assim um velocípede de duas rodas. Actualmente, é considerada o meio de transporte mais utilizado e na província da Zambézia em particular na cidade de Quelimane há predomínio no uso da biciclet a para o comércio e transporte de carga e é muito utilizada para fazer táxi. Apesar de alguns autores defenderem que Leonardo da Vinci, ou um seu discípulo, concebeu u m projecto muito semelhante à bicicleta tal como a conhecemos, a legitimidade histór ica do desenho do Codex Atlanticus é muito contestada e mesmo considerada como fraude. Na China a invenção da bicicleta é atribuído ao antigo inventor chinês Lu Ban, que nasceu há mais de 2.500 anos atrás. O principal objectivo do projecto é estudar, fazer o design e a geometria duma bicicleta que seja adequado ao contexto da Cidade de Quelimane onde o transporte público e de serviços é escasso. A ideia do presente projecto é produzir um protótipo para a produção seriada d e bicicletas a baixo custo que sejam alugadas por docentes, estudantes e demais cli entes, que acoplem nelas serviços de publicidade e rádio-educação.

2.2 Arte, design e técnicas da rádio Malanha em Quelimane

Rádio é um dos principais meios de comunicação no Amazonas. Ainda hoje, e le desempenha um papel importante na construção da cidadania por meio da transmi ssão de conteúdos de entretenimento e informação, além de tirar o homem amazônid a do isolamento geográfico. O rádio surge no Amazonas em 1927, época de intenso desenvolvimento econ ómico, que tinha como base a produção do látex - matéria-p rima da borracha. Desta f eita a rádio Malanha vem neste projecto com o objectivo e promulgar sobre o coqueir o e seus derivados que serão produzidos pela Malanha Mult Sevicie.