Norma Ap. Silveira de Moraes. Psicóloga e Escritora.

Projetamos nosso estado de espírito na vida cotidiana.

Nós somos o que pensamos e o que projetamos no modo de viver a cada dia, até mesmo por conta do que introjetamos. Se estivermos felizes projetamos alegria e contentamento, se ao contrário estamos aborrecidos espalhamos sentimentos de tristeza. Projeção astral é diferente de projeção na psicologia, sendo que a astral faz parte de ritual na espiritualidade e na psicologia é o que colocamos na vivência ou seja, projetamos no outro.

Infelizmente muitas pessoas protejam até sua raiva e desilusão na pessoa mais próxima possível. Por exemplo: se alguém a aborrece, fala mal, critica negativamente, talvez até mesmo projetando o que se passou com ela. Se seus sentimentos e pensamentos estão negativos, levantou com alguma frustação, já descarrega no outro, muitas vezes até inconscientemente. Se está infeliz com alguma coisa ou modo de vida, personalidade negativa, algo que não dá certo, algum defeito da própria personalidade, a projeção ainda é maior. Em alguns casos a revolta contra o mundo até mesmo o egoísmo exacerbado, a personalidade de mau caráter, são descarregados no outro, nisto vemos os crimes e perversidade..

Por outro lado quando se tem muitas qualidades na personalidade tais como: amor, bondade, pensamentos e sentimentos positivos, humanitarismo, senso de respeito, lealdade, ética, bom caráter, dignidade, alegria, naturalidade, é também projetado ao ambiente fazendo deste mais harmonioso possível; fazendo das diferenças um degrau para o aprendizado, para a evolução pessoal e, até mesmo para soluções de problemas onde são geradas boas ideias, visando mais qualidade de vida, pois são ainda agregados também valores intrínsecos e éticos.

Quando se critica alguém, também ai manifesta projeções, o outro pode ter as qualidades que se deseja, entretanto, esta pessoa não tem, ou até mesmo uma formação ideal de personalidade. O ser humano sempre procura imitar o outro em algum aspecto que se almeja. Por esta razão as carreiras de formações são muitas vezes iguais. Cada um sente a vontade de se espelhar em alguém, deseja o mesmo que o outro. Quando o desejo é bom, muito de nós são beneficiados, pois, favorece a coletividade.

O sentimento de inveja, por exemplo, que ninguém gosta de assumir, pode ser uma inveja boa. Nem sempre a inveja é malévola. Se o indivíduo deseja ser uma pessoa de sucesso e se projeta na carreira do outro a escolhendo para si, não quer dizer que a inveja é ruim. Ela se identifica com a mesma. Um bom exemplo é a psicologia, quantas pessoas não gostam de passar autoajuda sem a formação do psicólogo, dar a notícia sem ser jornalista, medicar sem ser médico, etc.

O importante é não projetar o mau humor e frustações fazendo do dia da pessoa mais próxima ou, até mesmo coletividade, e cheio de dúvidas e incertezas. Pensamentos e desejos bons atraem mais harmonia para qualquer ambiente. É fundamental guardar para si as desilusões e ter atitude para mudanças mais construtivas. Cada dia é um novo recomeço e tudo pode mudar para melhor. Basta mudar o pensamento e o desejo. Lutar com serenidade e confiança, paciência e fé.

Muitas vezes erramos, caímos, mas é assim que aprende, sem errar não há aprendizado. Uma criança cai muitas vezes antes de caminhar com firmeza. O importante é focar no objetivo, superar conflitos e crescer com cada desafio que a vida oferece. Por vezes a luta poderá ser árdua, mas há muitas possibilidades e oportunidades sendo oferecidas pela dinâmica da vida. O equilíbrio depende também de muita reflexão e mudanças de comportamento, o reconhecimento dos erros é fundamental para a conquista do sucesso, eles são a alavanca para o aperfeiçoamento e o uso da imaginação criativa. É assim que se cria e recria o mundo circundante, as projeções negativas podem ser analisadas e mudadas para projeções mais harmoniosas.

Paz profunda, amor, saúde, luz e vitória a todos os leitores.